Gabinete Português declama matemática
Confira a coluna Tempo Presente
O Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, promove hoje, às 15h, uma nova programação dentro do projeto “Historart”, dando sequência ao já habitual incentivo às manifestações culturais.
O objetivo é o de convidar para apreciação de “notas sobre a literatura contemporânea em língua portuguesa”, destacando, desta vez, o trabalho de Décio Torres, crítico, professor e escritor nascido no município baiano de Sátiro Dias.
Imortal da Academia de Letras da Bahia, cadeira número 19, doutor em Letras pela State University of New York, Décio Torres tem como melhor predicado, uma das mais ativas contribuições à biblioteca de bons livros em português.
Empatia – Não bastasse a coleção de lauréis, o docente satirodiense foi reconhecidamente um dos mais dedicados, no trabalho de orientação, antes de aposentar-se, pela capacidade empática de colocar-se no lugar do aluno e, assim, conduzi-lo às bancas acadêmicas.
– Espero vocês neste lindo pedaço de Portugal na Bahia para conhecer a bela obra da escritora portuguesa Teolinda Gersão e também saber um pouco sobre meu novo livro e qual é a relação da poesia com a matemática – convidou Décio Torres.
Quem tiver interesse no bate-papo com o campeão das letras, para apresentação do seu livro “A Poesia da Matemática”, precisa ser prudente para não perder o lugar, bastando pedir inscrição gratuita no 9 8866-1271.
Depois de merecer a capa do Caderno 2 de A TARDE, na ocasião de seu lançamento no Instituto Goethe, em 23 de maio, a redescoberta da poesia da matemática tem despertado a atenção de um número crescente de leitores.
“Como a energia pode ser mais barata para um cidadão de classe alta, que tem um telhado cheio de placas solares do que para um cidadão que mora em um barraco de 20 metros quadrados?”
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, considera injusto consumidor mais pobre pagar mais
Ba-Vi na internet
Dois dos jogadores mais queridos da torcida baiana, um pelo Bahia – José Carlos Conceição dos Anjos –, outro pelo Vitória – Hugo Aparecido –, voltaram aos campos, desta vez virtuais, ao lançarem um programa de rádio na internet. Já largamente conhecido pela expressão “podcast”, o formato permite a livre expressão dos craques do século XX, agora de volta graças às novas tecnologias, bastando ao internauta acessar “Podzé#1/Hugo Aparecido”. Os torcedores mais jovens terão a oportunidade de conhecer melhor a trajetória de quem elevou o Bahia à condição de bicampeão do Brasil, no caso de Zé Carlos, artilheiro tricolor em 1988.