Gabinete Português tem nova exposição
Dando sequência à programação cultural desta temporada, o Gabinete Português de Leitura recebe, desta terça-feira até o dia 20 de maio, a exposição (DES)Alma, do pintor português Carlos Mota.
Sob a curadoria de Abel Travassos, a mostra traz imagens capazes de produzir doações de sentido as mais diversas sobre o período mais agudo de distanciamento físico imposto pela Covid-19, embora ainda seja recomendável evitar aglomerações.
O Gabinete apoia a exposição de iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Salvador, em parceria com o Instituto Camões e a comunidade de origem lusitana.
- São as delicadezas humanas, muitas vezes imperceptíveis, que se conformam por meio de figuras esguias e desproporcionadas e se apresentam como possível espelho para elucubrações íntimas”, afirma Rogério Carvalho, curador da exposição realizada em Brasília, no ano passado.
Em todo o conjunto de 12 obras, o artista utiliza pigmentos naturais da região de Ouro Preto, em Minas Gerais, com matizes de azul, verde-água e tons de ocre e gris sobre tela, favorecendo a introspecção como efeito das pinturas.
Carlos Mota nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores. Estudou em Bruxelas, onde formou-se em Arquitetura de Interiores no Centro das Artes Decorativas e Pintura na Escola das Artes de Bruxelas. Desde 1993 realiza exposições individuais e coletivas, e já levou sua arte para vários países.
As obras integram coleções de diversos países, com destaque para a Embaixada de Portugal em Bruxelas e os consulados de Portugal em Boston, nos Estados Unidos, e em Toronto, no Canadá, além de integrar o acervo na Presidência da República, em Brasília. É o primeiro estrangeiro com uma obra exposta na área pública do Palácio do Planalto.
“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. [risos]. Vai trazer os caras do túmulo? (...) A mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente”
Academia e cidade unidas
O centro universitário Unijorge renovou o Convênio de Cooperação Técnico-científico com a Prefeitura Municipal de Salvador a fim de dar continuidade às atividades colaborativas na VIII Região Administrativa Cabula/Tancredo Neves e promover ações em Prefeituras-Bairro, alcançando novas áreas da cidade. A participação da academia, por meio da aplicação dos conhecimentos por parte de docentes e alunos, tem o objetivo de ampliar os projetos de extensão voltados para promoção dos valores da cidadania, ampliando a integração com a comunidade. Desde 2017, a instituição desenvolve trabalhos em bairros como o de Novo Horizonte, contribuindo para a prevenção dos efeitos de possíveis desastres naturais em localidades onde se verificam riscos para a Defesa Civil.
POUCAS & BOAS
O Workshop de lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023/2027 será hoje no anfiteatro do Módulo 2 da Universidade Estadual de Feira de Santana. Com a participação da pró-reitora de Planejamento da Universidade do Estado da Bahia, Lídia Boaventura, o evento tem início às 9h, é aberto a toda sociedade e tem organização da Assessoria Técnica de Desenvolvimento Organizacional da instituição.
‘Marketing Online’ é o tema da palestra que André Vilela ministra hoje na Casa do Empreendedor, de Barreiras, com início às 8h30 e 19h. Com acesso gratuito, a iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Trabalho local visa facilitar a comunicação entre os pequenos empreendedores e seu público alvo.
Ainda em Barreiras, com mediação da educadora e escritora Márcia Rasia, acontece hoje o evento ‘Saúde Mental, tecendo redes do ambiente escolar e familiar. Com início às 15h, no auditório do Ifba, o debate organizado pela SomosRede conta ainda com as psicólogas Emmila Carvalho e Saiara Teixeira, além de professores, pais de alunos e público externo.
O lançamento do projeto de educação patrimonial ‘Memória, Patrimônio e Identidade’ movimenta hoje a partir das 17h, o Centro Comunitário Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas. Com participação dos professores Gildásio Freitas e Emanuel Paranhos, o evento será marcado pelas homenagens ao Centenário do Pé de Oiti. Com coordenação da Secretaria de Educação municipal a iniciativa conta com debates e apresentações artísticas, e distriburá 100 mudas de oitizeiros para os presentes.