Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 28 de June de 2024 às 0:00 h | Autor:

Glória Teixeira está na Seleção da Pesquisa

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Glória Teixeira
Glória Teixeira -

A professora-cientista Glória Teixeira e três colegas do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) entraram na Seleção do TOP 10 da AD Scientific Index 2024 (Índice Científico).

O sistema avalia a produtividade acadêmica, tendo como critério o número de publicações e citações desde 2018, classificando, além de Glória Teixeira, os docentes Maurício Barreto, Naomar de Almeida Filho e Estela Aquino.

O trabalho de Glória Teixeira tem sua importância reconhecida no Brasil e no exterior, pelo alcance internacional de suas pesquisas em epidemiologia, com destaque para o enfrentamento de diarreia e dengue. Entre os resultados de excelência, está a descoberta do agente causador – um tipo de alga – de uma epidemia no entorno do município de Paulo Afonso, no norte do Estado, ao interromper a doutora em saúde pública uma escalada de 80 óbitos.

- Fiz medicina por admirar um irmão, entre os dez, oito dos quais desenvolveram carreira docente, mas me encontrei mesmo foi na pesquisa em saúde pública, por envolver a questão social - afirmou a professora Glória Teixeira, ao puxar pela memória de décadas de prestação de serviço visando ao bem comum.

dengueÉ da lavra de Glória Teixeira uma descoberta relevante no enfrentamento da dengue: a fêmea do mosquito põe ovos em locais pequenos, nada adiantando limpar tanques, sem retirar água de tampas de refrigerante e folhas.

Filha de dona Floraci e do sapateiro Deraldo, Glória Teixeira nasceu na zona rural do município de Maracás, na Serra do Vitorino, de onde saiu para estudar em Jaguaquara, até passar no vestibular e depois fazer mestrado e doutorado.

Dow apoia comunidade

Empresa com 45 anos de presença em Matarandiba, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, a Dow vem apoiando iniciativas da associação sociocultural da localidade, a “Ascomat”. O efeito mais recente da boa prática de parceria levou a companhia a viabilizar uma exposição de peças artísticas, envolvendo linguagens diversas, com 30 itens, disponíveis para visitação até novembro. São fotografias, esculturas, bordados, livros, maquetes e figurinos selecionados como meios de referência para acesso ao legado da “Ascomat”. A coleção pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na sede da "Ascomat", na Vila de Matarandiba.

Assuntos relacionados

apoio comunitário Dengue educação superior epidemiologia pesquisa em saúde pública produtividade acadêmica

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco