Grupo Clic comemora 20 anos de pesquisa
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

Seabra, na Chapada Diamantina, vai sediar o Seminário de Estudos Afro-brasileiros, promovido para cantar parabéns de 20 anos do Grupo de Pesquisa “Crítica Literária e Identidade Cultural” (Clic).
Nascido e criado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Clic vai merecer a presença de equipes dedicadas à pesquisa literária e áreas afins, junto a estudantes, docentes e a cidadania.
Estarão presentes ao seminário, representantes dos grupos Pesquisa em Cultura, Resistência, Etnia, Linguagem e Leitura (Crell); Estudos Interdisciplinares sobre contemporaneidade, o “Eicon”, e o Grupo de Estudos Literários Contemporâneos.
Os temas a serem debatidos correspondem a dois eixos temáticos: “Baianidades: Literatura, identidade, memória, história (pesquisa e extensão)” e “Literatura baiana na sala de aula”.
Coordenado pelo professor Gildeci de Oliveira Leite, o Clic é certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tendo contribuído para a formação de centenas de estudantes.
– São 20 anos de dedicação coletiva ao ensino, à pesquisa e à extensão socialmente referenciada, através do Clic, o que nos traz muita alegria e satisfação! – exclama Gildeci de Oliveira Leite.
Além das realizações diuturnas, no processo contínuo e demasiado humano de formação de profissionais e pesquisadores, o Clic promoveu congressos e encontros estes 20 anos, tendo “muito mais a comemorar”, segundo o professor.
Articulista de A TARDE nas concorridas edições de domingo das páginas de Opinião, Gildeci cita como exemplos o Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afrobrasilidades e o Simpósio Internacional de Baianidades
Cármen Lúcia, ministra STF, na abertura do 10º Encontro do Fórum de Cortes Supremas do Mercosul
Concessão de aeroportos
O Programa AmpliAR, criado para incentivar investimentos nos aeroportos baianos, estreou com o leilão dos terminais de Lençóis e Paulo Afonso, ambos arrematados pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos; já o de Guanambi não teve proposta.
A empresa vencedora assinará contrato para manter e ampliar os aeródromos, conciliando lucro próprio e redução de custos para o Estado.
Com a presença do ministro Silvio Costa Filho e do secretário Saulo Pontes, o leilão ofertou 19 aeroportos, dos quais 13 receberam propostas.
POUCAS & BOAS
- Em Teixeira de Freitas, a IV Mostra de Ginástica Rítmica movimenta neste sábado o Ginásio Valter César com início às 9h e entrada gratuita. O evento faz parte do calendário esportivo do município do extremo sul e vai apresentar ao público o resultado do esforço das ginastas e professoras ao longo do ano em um espetáculo de graciosidade e ritmo. A organização da mostra e do curso voltado para crianças e adolescentes durante o último semestre é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
- A 2ª Marcha Quilombola do Sudoeste da Bahia acontece hoje em Vitória da Conquista, com concentração da Praça do Gil, às 8h30, de onde os participantes seguirão até o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), na praça Guadalajara. Em seguida tem apresentação cultural, mesa-redonda e palestra, encerrando a programação do 12º Encontro das Comunidades Quilombolas do Sudoeste da Bahia, aberto na última quinta-feira.
- Na Chapada Diamantina termina hoje o 1º Festival Literário de Rio de Contas (Flircontas), com uma série de eventos voltados para diferentes públicos. Dentre eles o 1º Encontro dos Jornalistas do Sudoeste, a partir das 10h, com realização do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e da Fenaj e participação, dentre outros, de Jean Wyllys. Com o tema central ‘Palavra ancestral: vozes e saberes dos povos tradicionais’, o festival tem neste sábado atrações musicais a partir das 20 h com a Lira dos Artistas, Afrosamba, Yaya Massemba, Del Feliz e Olodum.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
