Guiga de Ogum tem sambas recuperados
“A História da Independência do Brasil” é reverenciada, hoje, com o lançamento do álbum “Sambas-Enredo da Cidade da Bahia”, pioneiro trabalho de documentação fonográfica de preciosidades do Carnaval baiano, com a participação de Edil Pacheco, Walmir Lima, Almir do Apache e diversos outros bambas.
O samba-enredo composto por Guiga de Ogum representa a vitória sobre os portugueses, e serviu de tema de desfile para a escola de samba Diplomatas de Amaralina, no Carnaval de 1968.
Guiga também é o autor de “Oxumaré”, a ser lançada sexta-feira, nas vozes de Lis Brasil e Michelle Andreazzi, em reverência ao orixá do arco-íris e à cobra, ao inspirar a mobilidade e rapidez, além da união entre princípios masculino e feminino.
Para fechar a trinca de músicas de sua autoria, a alvorada do dia de Iansã (Santa Bárbara), sábado próximo, terá como uma das novidades a recuperação de um Ijexá dedicado à orixá dos raios e do acarajé.
Trata-se de “Bárbara”, composto há mais de 20 anos, depois de uma festa de Iansã no terreiro Ilê Alabaxé, em Maragogipe, no Recôncavo, onde segundo o autor, a encantada teria aparecido com uma manifestação de fogo e muito calor humano e divinal.
Ao saber da proposta de reunir suas criações em um só álbum, Guiga de Ogum lembrou de toda uma luta de décadas para tornar-se visível à sociedade como compositor, embora quem o conheça já admire a criatividade com a qual produz suas músicas.
- É uma coisa muito emotiva. Depois de uma luta tão grande, de uma espera tão longa. Esperei mais de 50 anos para isso, sem ter esta oportunidade e agora ela finalmente chegou, celebra Guiga, conhecido como o poeta da Preguiça, em alusão à ladeira do mesmo nome onde fez fama de sambista e boêmio.
“Nós não vamos
manter essa política de
preços de aumento do
gás e da gasolina que a
Petrobras adotou por
ter nivelado os preços
pelo mercado
internacional. Quem
tem que lucrar com a
Petrobras é o povo”
Lula, ex-presidente da República, durante entrevista concedida à Rádio Gaúcha sobre o cenário político
Voto só com vacina
O deputado baiano Félix Mendonça Júnior (PDT) apresentou na Câmara dos Deputados projeto de lei exigindo que eleitores estejam devidamente imunizados para votar nas eleições de 2022.
A medida do deputado altera a lei 9.504, de setembro de 1997, e valerá enquanto perdurar a declaração de epidemia ou pandemia.
De acordo com o texto proposto pelo parlamentar, para os eleitores terem acesso à seção eleitoral vão ter que comprovar que estão com a vacinação completa contra a Covid-19.
- O objetivo é incentivar a vacinação [contra a Covid-19], pois o direito de um termina quando começa o do outro, explicou o pedetista.
POUCAS & BOAS
Um evento virtual debate hoje (1º) a produção literária de 2021 em Barreiras com participação das autoras Adilma Vilela e Márcia Rasia. A moderação será do também escritor Valney Rigonato, presidente da Academia Barreirense de Letras, entidade que promove o encontro e em cujo canal do Youtube será transmitido a partir das 20h.
A Objectiva Comunicação Convergente realiza hoje, a partir de 17h, o segundo episódio do “Quer Saber?”, programa que vai recebe o nadador Daniel Dias - atleta paralímpico brasileiro que é o maior medalhista do país - e o ex-ministro do Esporte Ricardo Leyser, para debater o incentivo ao esporte. O “Quer Saber?” é apresentado por Raoni Oliveira e transmitido, ao vivo, pelo canal no YouTube e redes sociais da Objectiva.
A abertura do ‘Natal Iluminado – Um novo tempo de esperança’ acontece hoje em Juazeiro a partir das 19h com solenidade na praça da Bandeira, extensivo a todos os pontos da decoração natalina nos locais de maior movimento na cidade. O evento terá Cantata com coral de alunos da rede municipal, apresentação de Orquestra e de Ternos de Reis. Seguindo a tradição local, um presépio está sendo montado em frente à Catedral Santuário.
Em Itabuna será lançado hoje o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (Gopa) da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculados à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), em evento a partir das 9h. A atuação do grupamento será focada no combate à poluição sonora, defesa e proteção ambiental e dos animais, combate ao descarte de entulhos, dentre outros.