Herdeiro do Jandaia deixa legado de ideias
Confira a coluna Tempo Presente
Filho de “doutor Martônio” e de “Rosinha de Glauber”, como carinhosamente denominava os pais, e neto de João Oliveira, fundador do Cine-Teatro Jandaia, Antônio Milton Almeida passou a integrar a seleção baiana dos inesquecíveis.
A morte do intelectual, ativista da lógica e do pensamento independente, deixou em comoção os ambientes acadêmicos nos quais circulava.
Aos 62 anos incompletos, deixa Antônio Milton Almeida seu legado para a Bahia dos poetas, filósofos, artistas e “loucos foucaultianos”, referência a seu autor predileto, Michel Foucault, e a “fome de absoluto”, um de seus bordões.
Filósofo graduado pela Ucsal e mestre em Comunicação pela Ufba, viveu intensamente o “professor” Antônio Milton, como se estivesse, e quase sempre estava, em espaço público a disparar seus raios furiosos em forma de versos.
– Anunciou o finado a despedida na última postagem, ao ser acolhido no Centro de Atenção Psicossocial do Garcia: um pedido de socorro, infelizmente, ecoando sem chance de voltar às rotinas comezinhas entre os mortais – afirmou o colaborador titular do Caderno 2 de A TARDE, Raul Moreira, um dos inconformados a chorar a lacuna deixada por Antônio Milton.
Segundo Raul Moreira, até o derradeiro suspiro, Milton foi performático quando, com a voz pastosa, reflexo do efeito dos medicamentos, deu vivas às revoluções da ex-União Soviética e da China de Mao Tsé-Tung.
Além do livro Jandaia e outros poemas (2014), uma coletânea de sua vasta produção poética, deixou milhares de vídeos postados nas redes sociais, os quais oferecem pistas de uma personalidade complexa, narcísica e intensa.
ABRE ASPAS
“O uso da força jamais pavimentará o caminho para superar as mazelas que afligem nosso hemisfério (...) Investidas neocoloniais por recursos estratégicos constituem gestos anacrônicos e retrocessos históricos”
Lula, presidente, em pedido para que países do hemisfério sul se unam contra ataques estrangeiros
Tradicional festa de Yemanjá
Jornalistas, artistas, docentes, habitantes do Rio Vermelho e seus convidados especiais pescadores, sambadeiras e gente de candomblé vão antecipar para o domingo, à noite, o início dos festejos de Yemanjá deste ano, mantidos os ritos habituais para o dia 2. O cortejo sai da quadra de futebol da Praia da Paciência, por volta das 19h, percorrendo algumas das principais ruas do bairro a aglomeração. Uma boa razão para colar na corda de cores azul e branco é a presença da própria divindade, representada na pessoa de uma das moradoras mais animadas, Aninha Ramos, já a perder a conta de quantos anos sai vestida de Yemanjá.
POUCAS & BOAS
- Na região oeste da Bahia o Comitê Técnico Regional – CTR da Soja deliberou esta semana sobre o calendário da Safra 2026/27 do grão no estado. O período do Vazio Sanitário será entre 26 de junho e 7 de outubro, com semeadura convencional entre 8 de outubro a 31 de dezembro deste ano. Já a semeadura antecipada da soja ainda deve ser regulamentada por portaria específica e pode acontecer entre 25 de setembro a 7 de outubro. O comitê delibera acerca de informações técnicas e é formado por instituições públicas e privadas.
- Em Feira da Santana o Museu Antares de Ciência e Tecnologia começa hoje a programação do projeto Férias Divertidas 2026, voltada para crianças de 3 a 13 anos, acompanhadas de um ou mais responsáveis. Com inscrições gratuitas esgotadas, ao reunir ciência, curiosidade e diversão, a equipe envolvida incrementa as férias escolares deste público até amanhã. Ligado ao Observatório Astronômico Antares/Uefs, o museu proporcionará visitas guiadas às Exposições Permanentes do local.
- O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) encerra hoje as inscrições para seleção de novos alunos de mestrado. Com a disponibilidade de 14 vagas, o curso é destinado aos portadores de diploma/certificado de conclusão de Curso Superior nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins. O processo seletivo acontece no período de 9 a 12 de fevereiro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
