Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 às 4:25 h | Autor:

Herdeiro do Jandaia deixa legado de ideias

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Filho de “doutor Martônio” e de “Rosinha de Glauber”, como carinhosamente denominava os pais, e neto de João Oliveira, fundador do Cine-Teatro Jandaia, Antônio Milton Almeida passou a integrar a seleção baiana dos inesquecíveis.

A morte do intelectual, ativista da lógica e do pensamento independente, deixou em comoção os ambientes acadêmicos nos quais circulava.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Aos 62 anos incompletos, deixa Antônio Milton Almeida seu legado para a Bahia dos poetas, filósofos, artistas e “loucos foucaultianos”, referência a seu autor predileto, Michel Foucault, e a “fome de absoluto”, um de seus bordões.

Filósofo graduado pela Ucsal e mestre em Comunicação pela Ufba, viveu intensamente o “professor” Antônio Milton, como se estivesse, e quase sempre estava, em espaço público a disparar seus raios furiosos em forma de versos.

– Anunciou o finado a despedida na última postagem, ao ser acolhido no Centro de Atenção Psicossocial do Garcia: um pedido de socorro, infelizmente, ecoando sem chance de voltar às rotinas comezinhas entre os mortais – afirmou o colaborador titular do Caderno 2 de A TARDE, Raul Moreira, um dos inconformados a chorar a lacuna deixada por Antônio Milton.

Segundo Raul Moreira, até o derradeiro suspiro, Milton foi performático quando, com a voz pastosa, reflexo do efeito dos medicamentos, deu vivas às revoluções da ex-União Soviética e da China de Mao Tsé-Tung.

Além do livro Jandaia e outros poemas (2014), uma coletânea de sua vasta produção poética, deixou milhares de vídeos postados nas redes sociais, os quais oferecem pistas de uma personalidade complexa, narcísica e intensa.

ABRE ASPAS

“O uso da força jamais pavimentará o caminho para superar as mazelas que afligem nosso hemisfério (...) Investidas neocoloniais por recursos estratégicos constituem gestos anacrônicos e retrocessos históricos”

Lula, presidente, em pedido para que países do hemisfério sul se unam contra ataques estrangeiros

Tradicional festa de Yemanjá

Jornalistas, artistas, docentes, habitantes do Rio Vermelho e seus convidados especiais pescadores, sambadeiras e gente de candomblé vão antecipar para o domingo, à noite, o início dos festejos de Yemanjá deste ano, mantidos os ritos habituais para o dia 2. O cortejo sai da quadra de futebol da Praia da Paciência, por volta das 19h, percorrendo algumas das principais ruas do bairro a aglomeração. Uma boa razão para colar na corda de cores azul e branco é a presença da própria divindade, representada na pessoa de uma das moradoras mais animadas, Aninha Ramos, já a perder a conta de quantos anos sai vestida de Yemanjá.

POUCAS & BOAS

  • Na região oeste da Bahia o Comitê Técnico Regional – CTR da Soja deliberou esta semana sobre o calendário da Safra 2026/27 do grão no estado. O período do Vazio Sanitário será entre 26 de junho e 7 de outubro, com semeadura convencional entre 8 de outubro a 31 de dezembro deste ano. Já a semeadura antecipada da soja ainda deve ser regulamentada por portaria específica e pode acontecer entre 25 de setembro a 7 de outubro. O comitê delibera acerca de informações técnicas e é formado por instituições públicas e privadas.
  • Em Feira da Santana o Museu Antares de Ciência e Tecnologia começa hoje a programação do projeto Férias Divertidas 2026, voltada para crianças de 3 a 13 anos, acompanhadas de um ou mais responsáveis. Com inscrições gratuitas esgotadas, ao reunir ciência, curiosidade e diversão, a equipe envolvida incrementa as férias escolares deste público até amanhã. Ligado ao Observatório Astronômico Antares/Uefs, o museu proporcionará visitas guiadas às Exposições Permanentes do local.
  • O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) encerra hoje as inscrições para seleção de novos alunos de mestrado. Com a disponibilidade de 14 vagas, o curso é destinado aos portadores de diploma/certificado de conclusão de Curso Superior nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins. O processo seletivo acontece no período de 9 a 12 de fevereiro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco