Indígenas ganham acervo virtual inédito
As pesquisas científicas baseadas em análise do discurso de cartas sobre os povos indígenas terão um significativo reforço com o projeto As novas cartas do Brasil, acessível no endereço https://cartasindigenasaobrasil.com.br.
Segundo a professora doutora Suzane Lima Costa, coordenadora do trabalho, o objetivo é suprir esta lacuna, pois é a primeira amostragem tomando o próprio indígena como autor do texto.
Entre biografias, testemunhos e documentos históricos, são mais de 800 correspondências endereçadas a autoridades, como presidentes do Brasil, magistrados de alta administração do Poder Judiciário, parceiros de ações políticas, organizações internacionais e cidadãos brasileiros.
Além das cartas, no site há sessões específicas para conhecimento dos perfis biográficos dos remetentes das correspondências e espaço com artigos, vídeos, ensaios sobre as principais questões teóricas e políticas relacionadas ao tema.
Metodologias – Também estarão ao alcance dos visitantes as metodologias discutidas pelo grupo e um espaço exclusivo para quem deseja escrever cartas-resposta para os indígenas.
As cartas dos povos indígenas ao Brasil é um projeto desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.
O primeiro site de cartas escritas pelos povos indígenas e encaminhadas ao Brasil e ao mundo é efeito de uma série de pesquisas desenvolvidas nos últimos três anos por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os tempos mudam, as pessoas mudam e a história mudou. Temos hoje um governo [de Jair Bolsonaro] cruel com o povo, que não pode continuar (...) A democracia hoje exige que estejamos juntos [eu e Lula]
Baiano lança livro no Chile
O escritor nascido em Ubatã, Rodrigo Dias, vai lançar seu terceiro livro, “Em tempos de e-mail, cartas para Irene”, no Salão de Bacharelado da Universidade de Santiago, no Chile. A coletânea foi selecionada a partir da correspondência do autor ubatense com amigos e familiares ao longo de um período de três anos. O projeto é uma promoção do Departamento de Linguística e Letras da Universidade de Santiago, ao incluir a tradução do português para o espanhol, em trabalho liderado pela professora Francisca Eugênia dos Santos.
– A motivação para escrever veio do convívio familiar. Meus avós, por exemplo, viviam distantes um do outro Além disso, a própria música brasileira já deu destaque às cartas enquanto poesia do cotidiano – explicou Rodrigo Dias.
POUCAS & BOAS
Ainda repercute entre a comunidade da Universidade estadual de Feira de Santana (Uefs) a seleção das alunas do Núcleo de Línguas do Idioma sem Fronteiras para ensinar Português na Espanha. Leillane Mendes e Michelle de Souza dos Santos foram escolhidas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entre as quatro vagas disponíveis para o Brasil. Elas vão receber bolsa da Embaixada da Espanha no Brasil para um período inicial de oito meses.
’Despertando Amor, Transbordando Inclusão’ é o tema do projeto de acolhimento e amparo para a população LGBTQI+ organizado por estudantes da Unifacs/Feira de Santana, através de projeto interdisciplinar de extensão. Com início às 14h na sede da unidade de ensino, bairro Santa Mônica, contará com debates e vários serviços voltados a este público, oferecidos gratuitamente.
Em Barreiras será aberta hoje a ‘Páscoa no Parque’, uma feira temática voltada para comercialização e produtos típicos da Semana Santa. Com espaços diferenciados, como a Feira do Peixe, a Vila dos Sabores, a Feirinha da Páscoa e Toca do Coelho, o Parque Geraldo Rocha foi preparado para receber as famílias até o próximo dia 16 de abril.
A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) realiza amanhã a abertura da segunda edição das Tertúlias Acadêmicas, tendo à frente o professor e escritor André Luiz Rosa. Com início às 19h, o encontro tem por tema a produção poética de Sosígenes Marinho da Costa, natural de Belmonte, e terá transmissão pelo Instagram da instituição.