Indústria resiste à extinção de benefício | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Indústria resiste à extinção de benefício

Publicado domingo, 09 de janeiro de 2022 às 06:00 h | Autor: Miriam Hermes e Redação

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) divulgou nota técnica alertando para o impacto negativo na indústria petroquímica devido à edição da Medida Provisória número 1095, no dia 31 de dezembro, revogando o Regime Especial da Indústria Química (Reiq).

Como já vem sendo noticiado, merecendo também espaço de editorial, posicionando A TARDE contrária à medida, a projeção é de queda brusca de incentivos importantes para a competitividade do setor, resultando em insegurança para os investidores e provável corte de postos de trabalho, caso os deputados e senadores aprovem a entrada em vigor da MP, no final de abril.

O cálculo, de acordo com as lideranças da indústria baiana, é de uma redução de 20% na capacidade do pólo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, com a perda de 35 mil empregos, provocando prejuízo social de grandes proporções.

A extinção do Reiq surpreendeu o setor, tanto pelas circunstâncias, no último dia do ano, quanto pelas consequências. Em julho do ano passado, o Congresso Nacional já havia discutido a questão e votado pela redução gradual dos benefícios, escalonada até 2025, mas a presidência da República entendeu diferente.

O fechamento de plantas industriais vai gerar um processo em cadeia, com efeitos prejudiciais para toda a economia, considerando a petroquímica o segundo maior segmento industrial da Bahia, superado apenas pelo refino de petróleo.

O Reiq foi criado em 2013 para fortalecer a indústria diante da concorrência internacional, única beneficiada com a sua extinção. O regime especial desonerava a indústria de alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a aquisição de insumos e matérias-primas básicas de primeira e segunda geração.

“Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente. Rever uma fala ou um ato errado não diminuirá o senhor em nada. Muito pelo contrário”

Antonio Barra Torres,diretor-presidente da Anvisa, em nota de resposta a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que questionou o interesse da agência pela aprovação da imunização infantil contra a Covid-19. Torres pediu que, caso não tenha como comprovar o que disse, Bolsonaro se retrate da acusação contra a agência.

Ódio aos animais

Moradores da rua Eusébio de Queirós, na Liberdade, prestaram queixa à polícia denunciando a morte de cães e gatos por envenenamento, além de agressões, em uma escalada de crimes de maus-tratos previstos na legislação. Entre as vítimas, o cachorro ao qual os protetores deram o nome de Caramelo, foi encontrado sem vida, provavelmente devido à ingestão de veneno misturado à ração, causando forte comoção, por ser muito querido não só pelos cuidadores, mas também pelas crianças. Casos foram registrados também em local próximo onde ficam as quadras esportivas do condomínio Amazônia, na Avenida Paralela, com a localização de cadáveres de gatos, além de alimentos supostamente misturados ao veneno conhecido por “chumbinho”.

Curso para cuidadores

O aumento da longevidade entre os brasileiros, mais a necessidade de os jovens buscarem trabalho, reduzindo o tempo disponível para o convívio com pais e avós, vem ampliando o mercado para cuidadores de idosos, com efeitos positivos na oferta de capacitação como é o exemplo do Monte Tabor, com 40 anos de atuação na Bahia. As bolsas de gratuidade 100% podem ser conquistadas por pessoas inscritas em programas de distribuição de renda do governo federal ou em condição de vulnerabilidade social, comprovadamente desempregados, mas com ensino fundamental completo e maiores de 18 anos. Com carga horária total de 80 horas e aulas três vezes por semana, a capacitação recebe inscrições para o processo seletivo por meio deste link.

POUCAS & BOAS

Com mais de 100 participantes o grupo de Reisado de Mulheres “Flores de Mucugê”, que foi resgatado recentemente, vai encerrar hoje a programação alusiva à Folia de Reis na cidade, onde a tradição é centenária. Abertos dia 6 de janeiro, os festejos atraem além dos filhos da terra que moram fora, turistas e visitantes de outros estados e países. 

A secretaria de Cultura, Comunicação e Esporte de Mata de São João abre amanhã o credenciamento para artistas e agentes de diversos setores culturais a serem contratados para eventos programados para o município em 2022. Podem se cadastrar profissionais de música, dança, teatro, pintura, grupos culturais, entre outros segmentos na Casa da Cultura, na sede, e na Secretaria de Turismo, na Praia do Forte.

Publicações relacionadas