Instituto Juristas Negras debate democracia em Salvador
Confira a coluna Tempo Presente

O Instituto Juristas Negras recebe no dia 12 de agosto, às 18h30, para um debate, o jornalista Jamil Chade, um dos mais atuantes como referência da prática profissional em defesa da verdade e princípios civilizatórios.
O encontro será no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, o Goethe Institute, sediado no início do Corredor da Vitória, para quem vem do Campo Grande para a Graça.
Jamil Chade e a plateia inscrita antecipadamente, por meio de link distribuído pelo instituto, terão como ponto de partida a pergunta filosófica: “Como agir diante da ascensão da extrema direita?”
Titular da equipe do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), Jamil Chade é reconhecidamente um dos jornalistas comprometidos com o aprimoramento da democracia, prevendo-se um 2026 bem animado por ser um ano eleitoral.
– Além da presidência, também vamos eleger representantes para o Senado, câmaras legislativas federal e estaduais, e governos estaduais e distrital – alerta a nota de divulgação do encontro, distribuído pela promotora de Justiça Lívia Sant’Anna.
Pressões dos EUA - Uma das variáveis a serem inicialmente abordadas consiste nos efeitos das recentes pressões dos Estados Unidos sobre o Poder Judiciário do Brasil e a economia nacional.
A outra, não menos importante, é a deficiência de formação política da cidadania, produzindo alguma fragilidade no enfrentamento da arrogância do império.
O diálogo é tido como “fundamental” para o convívio devido aos desafios e aprendizados tomando como projeção “o Brasil de 2026”, definidor do posicionamento de hegemonia e oposição pelos ideários em disputa do voto.
Teatro: memória da ditadura
O espetáculo Arquivo 64 – Porões da Ditadura será apresentado nos dias 9 e 10, às 19h, no Anfiteatro Orlando Senna (Espaço EcoViva), em Lençóis. A peça, encenada pelo Coato Coletivo, faz parte do projeto Território Expandido: Arte Local e Global e propõe, por meio do teatro, o resgate da memória e a reflexão sobre os horrores da última ditadura militar no Brasil, cujos efeitos ainda persistem. Em tempos de novas ameaças autoritárias e barbáries contemporâneas, como o genocídio do povo palestino, a iniciativa se torna ainda mais urgente e necessária.
POUCAS & BOAS
- Em Luís Eduardo Magalhães acontece hoje o encerramento do Aviva LEM 2025, evento gospel aberto na quinta-feira e que celebra a passagem do dia do evangélico no município. Cristina Mel é a principal atração de hoje à tarde, para o Aviva Kids, voltado para o público infantil. À noite será a vez do grupo Diante do Trono encerrar a programação. Ontem, o destaque foi a Marcha para Jesus com louvores pelas ruas da cidade e shows musicais.
- Na Chapada Diamantina termina hoje o 1º Festival de Graffiti Rio de Contas, que reúne desde sexta-feira 23 artistas de diferentes regiões do estado em oficinas de graffiti em escolas públicas e shows de rap. O objetivo do evento, conforme a organização, é fortalecer o movimento Hip-Hop no interior da Bahia, bem como democratizar o acesso à arte urbana, com a criação de murais coletivos na avenida principal da cidade. O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e conta com apoio do comércio local.
- ‘O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos’ é o projeto que comemora as três décadas do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e será aberto amanhã com o episódio ‘Équio Reis – um homem das artes’. O evento virtual terá participação das filhas do idealizador da companhia, Andréa e Isabel Reis, que compartilharão suas vivências com o dramaturgo e ator, com mediação de Romualdo Lisboa. A programação festiva prossegue até 25 de agosto, sempre às segundas-feiras e com início às 19h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do grupo.