Instituto vai servir ‘feijoada de Zumbi’
Coluna Tempo Presente desta sexta-feira, 14

Uma das organizações sociais mais bem divulgadas da atualidade na Bahia, o Instituto Reparação avança na missão de lutar por equidade racial ao anunciar a participação no feriado nacional de Zumbi, dia 20.
Uma boa maneira de dar mais sabor ao ativismo preto é a quarta edição da Feijoada Reparação, sabendo-se do tempero político de resistência desta preciosidade da arte culinária desenvolvida pelos escravizados.
Depois da reverência ao “imortal” líder do quilombo dos Palmares, a ser realizada em torno de seu monumento, localizado na Praça da Sé, o apetite pede o início dos “trabalhos” gastronômicos, na sede do Reparação sediada ali pertinho.
Não poderão faltar carne do sertão; mocotó; linguiça; músculo; toucinho; entre outros retalhos bovinos, tal como faziam os antepassados, inventando a feijoada nas senzalas com os restos desperdiçados pelos senhores nas casagrandes.
– A programação reflete o compromisso do Reparação com a promoção da justiça racial, o fortalecimento das identidades negras e a valorização da ancestralidade – explica a presidenta do instituto, Rita Lôbo.
O Novembro Negro segue dia 24, com atividades literárias programadas para a Academia de Letras da Bahia, unindo a pretitude aos “imortais” na homenagem a mulheres de referência para a “Bahia Livre”.
Para quem lida bem com os meandros da internet, é fácil rastrear o quanto já se mobilizou desde o dia primeiro deste mês, bastando uma visita ao “insta” no perfil @institutoreparacao.
Entre os destaques, estão um seminário sobre sustentabilidade, encontros de multiculturas, educação, empreendedorismo e valorização da identidade negra.
Dia do Hip-Hop em Paripe
O Dia Mundial do Hip-Hop, transcorrido no dia 12, será comemorado amanhã, em Salvador, na quadra de tubarão em Paripe, com atividades do gênero musical contestador. A iniciativa é do Instituto Social Eumelanina de Arte, Cultura e Educação, ao promover o encontro “Vamos celebrar o Hip-Hop”, visando arrecadar recursos para a campanha “Dikebrada a gente avança”. O evento tem a dupla missão de consolidar o hip-hop na península de Itapagipe e mobilizar a comunidade para manter os projetos da Eumelanina. O “auê” começa às 9h, com “Cypher dance”, “mic aberto” e “live paint”, reunindo artistas e adeptos do movimento.
POUCAS & BOAS
A cerimônia de premiação do concurso Lentes Livres movimenta hoje o auditório da Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, a partir das 9h. Promovida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) a iniciativa busca ideias inovadoras para o desenvolvimento sustentável da região. Com a mobilização de moradores de 45 municípios da Zona Turística da Chapada Diamantina e 134 propostas inscritas, 10 projetos foram selecionados e serão apresentados hoje. Os principais temas abordados são nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente.
Em Itaberaba acontece hoje o lançamento do livro ‘O Vagalume – 20 anos de entrevistas e memórias do menino que virou jornalista’, a partir das 16h, no espaço Discultura. O autor da obra, Fredson Navarro, é jornalista e escritor, natural do município chapadeiro, onde vislumbrou sua vocação e já aos 12 anos criou o jornal O Vagalume. Para cursar Jornalismo, em 2001 mudou-se para Aracaju (SE), cidade que permanece e desenvolve sua atuação profissional, colecionando 40 prêmios estaduais e nacionais.
Em Senhor do Bonfim, a 3ª edição dos Jogos Escolares da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) tem hoje a primeira fase da competição para os alunos da sede. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o evento conta com 20 escolas da rede municipal, envolvendo dezenas de estudantes em competições nas modalidades futsal, dama e dominó. O evento é realizado no Núcleo de Esportes João Correia, com as semifinais e finais dia 22 de novembro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
