Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 26 de setembro de 2024 às 0:00 h | Autor:

Jogo rasteiro de Jânio Natal

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Jogo rasteiro de Jânio Natal
-

Desesperado com os números das pesquisas que o colocam como o grande derrotado nas eleições de Porto Seguro, Jânio Natal (PL) estaria, segundo fontes fidedignas desta coluna, tentando em Brasília uma jogada rasteira para que o diretório nacional do PSDB intervenha no diretório estadual e casse a candidatura do empresário Luigi Rotunno. Caciques da sigla negam essa possibilidade e asseguram que a candidatura de Luigi Rotunno está 100% garantida. “Não adianta apelo ou atropelo de Jânio e sua trupe, nosso companheiro Luigi é candidatíssimo e será o próximo prefeito de Porto Seguro”, afirmou um tucano da maior envergadura.

Mirian Tavares pensa novas artes digitais

A professora catedrática da Universidade do Algarve, Portugal, Mirian Tavares, é um dos nomes confirmados para o IV Congresso Digitalia, programado para o Instituto Goethe, no Corredor da Vitória.

“Processos criativos na Arte Digital” será o tema da palestra ministrada por Mirian Tavares, cearense de origem e portuguesa por escolha, e uma das pesquisadoras mais requisitadas no relacionamento da estética com as novas tecnologias.

A professora foi uma das convocadas para o painel “Hiperinteligência e processo criativo nas artes digitais”, programado para amanhã às 10 horas.

Uma possível problemática é como definir “arte digital”, ou seja, a “arte contemporânea produzida por artistas digitais”, pois as novas tecnologias alteram os padrões conceituais.

– Ainda há quem prefira os métodos tradicionais, com tela e pincel, mas o uso de tecnologias digitais pode favorecer a criação artística, não há um antagonismo entre recursos oferecidos pelas máquinas e os convencionais, ao contrário, podem conviver muito bem – afirmou a professora Mirian Tavares.

Para a docente luso-brasileira, a adaptação aos novos tempos não se contrapõe aos conceitos consagrados por Walter Benjamin, ainda hoje tido como uma referência, ao se pensar a estética contemporânea, embora continue em aberto uma das últimas perguntas filosóficas: o que é o belo?

A presença de Mirian Tavares em Salvador é tida como uma oportunidade de atualização de quem trabalha com as artes digitais e também de quem usufrui da contemplação de seus efeitos, inevitáveis em um mundo cada vez mais supostamente “desenvolvido” ao formar crença nos recursos tecnológicos como fim.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco