Jorge Amado reluz na Fonte Nova
Coluna Tempo Presente desta sexta-feira, 10

O professor do campus de Seabra, Chapada Diamantina, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e articulista da editoria de Opinião de A TARDE, Gildeci de Oliveira Leite, está entre os pesquisadores anunciados para o Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), realizado na Fonte Nova, até domingo.
O tema deste ano é “o legado de Jorge Amado”, em seus múltiplos exemplos de trazer a literatura para os ambientes populares, retirando-lhe parte da pieguice dos romancistas beletristas, contribuindo para o processo de extinção das manias elitistas sufocadas pelo próprio anacronismo.
Reconhecido pelos seus estudos amadianos, com proporcional divulgação na mídia convencional e “redes sociais”, Gildeci é o “Alegria do Fogo”, seu epíteto de candomblé, tendo a companhia luxuosa da neta de Jorge Amado, Maria João, para debater aspectos da obra do escritor.
Para acrescentar aos diálogos com alguém tão presente em cada fala de um verdureiro ou profissional de entretenimento, e toda gente do povo, os trabalhos seguem o eixo “Letras e ritmos: a sinfonia do artesanato na Bahia”.
– É o diálogo entre o fazer artesanato, literatura e a identidade baiana – afirma o “insta” da bio “@fenaba”, em um esforço de hipotética “entrevista” com o aplicativo.
De acordo com o texto, distribuído com autorização do coordenador geral Weslen Moreira, “mais que um festival, o Fenaba celebra o poder transformador das culturas”.
Transitando entre os conceitos difíceis de definir, “criação” e “pertencimento”, os personagens de Jorge ganham vida nas narrativas, servindo de incentivo para novos olhares.
De Barreiras para a ONU
Aos 17 anos, o pesquisador barreirense Wallace Batista chegou às Nações Unidas, em Nova Iorque, após desenvolver jogos didáticos baseados em Inteligência Artificial.
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ele ganhou reconhecimento internacional ao aprovar na Unicef um projeto sobre saúde mental e bem-estar de jovens.
Orientado pela doutora em Matemática Vanessa Alves, conduziu uma pesquisa com adolescentes a partir da pergunta “Como você se sente?”, cujos resultados serão divulgados em breve em uma próxima Tempo Presente.
POUCAS & BOAS
Em Barreiras termina hoje a 4ª temporada do espetáculo ‘Nina e Cadu em: o mistério do Cerrado encantado’ que desde o final de setembro movimenta o Centro Cultural Rivelino Carvalho, no Centro Histórico. A peça mistura arte, educação e sustentabilidade em uma narrativa que leva o público por uma jornada pelo Cerrado. Encenada pela Companhia de Experimentação e Pesquisa em Arte e Cultura (Cepac), a iniciativa faz parte do projeto Algodão que Aquece, conduzido pelo Núcleo Mulheres do Agro do Oeste da Bahia.
Para facilitar a escolha da carreira profissional dos estudantes do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas de Jequié e região, acontece hoje (10) a Feira das Profissões em frente da Biblioteca do campus local da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Com início às 9h, o evento terá exposições, oficinas, rodas de conversa e atividades de orientação sobre ingresso no ensino superior, através do Vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com cerca de 50 cursos, a Uesb tem sede em Vitória da Conquista e outro campus em Itapetinga.
Com o tema ‘Educação e Trabalho – portas abertas para um futuro melhor’, a Aula Inaugural da EJA Profissionalizante 2025 deu início ao projeto que une a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à qualificação profissional em Teixeira de Freitas, abrindo novas oportunidades para quem deseja retomar os estudos e ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação. A inciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Teixeira de Freitas e o Senai.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.