Jornalistas "comunas" em livro de Emiliano
A obra, que será lançada no MAB, busca resgatar o legado desses jornalistas

Não há cálculo preciso das supostas “criancinhas” que teriam devorado nem de excomunhões por ateísmo, mas um relatório de um agente da ditadura infiltrado em redações baianas cita 18 “comunistas”.
As trajetórias desses jornalistas investigados compõem o 21º livro de Emiliano José, Os comunistas estão chegando, que será lançado dia 26, às 17h30, no Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória.
Nem todos tiveram de fato conexão com a luta de resistência ao infame regime, portanto, o incompetente “xis-9” deu o serviço errado aos torturadores, conforme interpretação de Emiliano, ao ler relatórios confidenciais da repressão.
A seleção "vermelha" vai de:
- Jadson Oliveira;
- Alex Ferraz;
- Zé de Jesus Barreto;
- Zé Sérgio “Cavalão”;
- Gabrielli e Quintino de Carvalho;
- José Carlos Menezes e Césio Oliveira;
- Gustavo Falcón;
- Aécio Pamponet;
- Marcos Palácios;
- Oldack Miranda.
O plantel, segundo apurou o incógnito (ainda) delator, acrescenta Hamilton Almeida Filho, Luis Manfredini, Sóstrates Gentil, Othon Jambeiro, Fred Matos, Joca Teixeira Gomes e a única “convocada”, Mirtes Nogueira; Antônio Matos, codinome “Nininho”, é "banco".
- Os relatos revelam como eram incompetentes estes agentes infiltrados - afirma Emiliano José, preso político e “imortal” número 1 da Academia de Letras da Bahia.
Para Emiliano, o livro sobre o agente trapalhão e seus relatos dos supostos “terroristas” pode ajudar as novas gerações de jornalistas a perceberem o legado a ser defendido pela causa da democracia e das liberdades.
O trabalho já está disponível em e-book, com edição de Mônica Bichara, prefácio de Ernesto Marques e capa de Gabriel Galo, a partir de uma foto de Manoel Porto.
Eu apelo fortemente a todas as delegações para mostrar vontade e flexibilidade para transmitir resultados que protejam as pessoas e mantenham 1,5°C [de aquecimento global] controlados
Juventudes Negras no Pelô
A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, ligada à Igreja Católica, promove no dia 29, às 10h, o Festival Juventudes Negras, na Praça Tereza Batista, Pelourinho. O evento gratuito reflete a diversidade cultural de jovens das periferias e integra o Novembro Negro. A programação conta com a Orquestra Neojibá (núcleo Acopamec), o Sarau da Onça de Sussuarana, samba de roda das Umburanas e a quadrilha Aconchegos. Haverá ainda o Catequese Musical e capoeira em homenagem aos mestres Pastinha e Bimba, além de poesia, dança afro e teatro, buscando uma sociedade fraterna e sem preconceitos.
POUCAS & BOAS
Lençóis vive até amanhã o pré-lançamento do Festival Gastronômico com mistura de sabores e tradições, em paralelo ao tradicional Festival de Forró. Os restaurantes da cidade estão participando com pratos exclusivos inspirados na culinária regional, valorizando produtos da agricultura local e resgatando saberes tradicionais com um toque de criatividade. Organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Lençóis (Acel) o evento começou ontem, movimenta a economia local e celebra o potencial da gastronomia da Chapada como atrativo turístico.
A 25ª edição da Exposição Capoeiragem apresenta obras do artista plástico Gabriel Ferreira, inspiradas em suas observações e vivências, bem como traz pesquisas do mestre, historiador e professor Bel Pires, do Malungo Centro de Capoeira Angola, que também atua como curador da exposição. Com classificação livre e entrada gratuita, a mostra fica no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em Feira de Santana, até 06 de dezembro. A iniciativa busca a valorização da prática da capoeira no Território Portal do Sertão.
Em Alagoinhas foi confirmada a edição 2026 da feira Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), mediante trabalho de parceria entre a prefeitura local e o Sindicato Rural de Inhambupe. O evento vai movimentar o Parque de Exposições Miguel Fontes, em Alagoinhas, de 19 a 22 de março com expectativa de atrair mais de 50 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 80 milhões em negócios durante a feira e mais de R$ 100 milhões após seu encerramento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
