Legado de Elsimar é lembrado em missa
Conhecimento produzido pelo cientista serve de base e direciona os diversos pesquisadores
Pesquisa recente promovida pela Universidade de Campinas (Unicamp) revelou um dado preocupante: os brasileiros realizaram a Revolução Sexual pela metade, aproveitando os prazeres sem o devido cuidado com reprodução.
Este cenário de mais gente nascendo em relação às possibilidade gerais de atender demandas por educação, saúde e alimentos aumenta a importância do legado do professor e cientista baiano Elsimar Coutinho, falecido há dois anos.
Vítima da Covid-19 aos 90 anos, Elsimar Coutinho dedicou-se aos estudos nas áreas de sexualidade, reprodução humana assistida e reposição hormonal, contribuindo para evitar um quadro ainda mais difícil para as políticas públicas.
– Assim Elsimar desenvolveu sua ciência, contribuindo para tantas pessoas evitarem famílias não planejadas. Ele foi capaz de lutar por isso. Prestou serviços não somente à Bahia, mas ao mundo – disse o pároco Luís Moreira Simões de Oliveira, ao rezar a missa na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, em memória ao emérito cientista.
Base para pesquisa – O conhecimento produzido pelo cientista nascido em Pojuca serve de base e direciona os diversos pesquisadores que atuam no Laboratório Elmeco e os médicos em todo o território nacional.
O grupo intitulado Vida Longa inclui as clínicas Elsimar Coutinho com unidades em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Aracaju, além de um Hospital-Dia.
O Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital (CEPARH) segue a missão de levar consciência sobre planejamento familiar e contribuir para reduzir as dificuldades das famílias, especialmente neste momento de carência alimentar.
Virada LGBTIAP+
A Orla II de Juazeiro será movimentada no sábado, a partir das 18 horas, pela 1ª Virada Sociocultural Desportiva LGBTQIAP+. Com apresentações das mais variadas linguagens artístico-culturais e competições esportivas, serão distribuídos R$ 25 mil em prêmios.
Espetáculo em Buerarema
Em Buerarema o espetáculo ‘O que cala a tua voz’, será encenado em três episódios a partir de amanhã na Casa de Cultura Jonas&Pilar, até domingo . Com início às 19h a peça teatral é dividida em três performances artísticas, abordando temas como homofobia, feminicídio e existencialismo.
Mulheres na Política
É urgente a igualdade de participação e ocupação de cargos de liderança na política pelas mulheres, que ainda encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa. Apesar de serem maioria da população e perfazerem 52% do eleitorado, representam apenas 15% de parlamentares e só ocuparam o cargo de chefe de Estado uma vez.
Para debater esta situação e apontar mudanças, acontece sábado, no Espaço Innova Coworking, a partir da 9 da manhã, a Roda de Conversa Mulheres na Política – Participação e Representatividade, com mediação de Mara Santana, jornalista e colunista de A TARDE.
O evento contará com convidadas atuantes na sociedade, na academia e na política nacional, como Vera Rocha, publicitária e empresária com ampla experiência em marketing político, Tânia Fischer, pós-doutora em Administração pela Universidad Autónoma de Madrid, Fabiana Peroni, líder do Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil e Karine dos Santos Oliveira, da Wakanda Educação. As inscrições são gratuitas, por meio da plataforma Sympla.
Estímulo à leitura na Flik
A escritora Emilia Nuñez, responsável pelo projeto Mãe que Lê, anunciou a realização da 5ª. Feira Literária Kurumi (Flik), entre os dias 2 e 3 de setembro, como forma de incentivar as crianças ao interesse pelas leituras no formato de papel. O psicólogo e escritor Alessandro Marimpietri, acompanhado da escritora Lília Gramacho, vão participar de um debate sobre o tema, valorizando a contação de histórias. Também confirmou presença o apresentador e escritor Ricardo Ishmael, ao contribuir com sua experiência diante do contexto de necessário estímulo para a nova geração gostar de ler.