Lideranças da fé têm frente ampla pela paz | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Lideranças da fé têm frente ampla pela paz

Publicado sexta-feira, 14 de janeiro de 2022 às 06:02 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

Lideranças do candomblé, presbiterianos, batistas, hare krishna, jarê (candomblé da Chapada Diamantina), espíritas, evangélicos e católicos confirmaram participação em uma super-videoconferência programada para o dia 20 de janeiro, próxima quinta-feira, às 10 horas, pelo youtube da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Denominado “Vozes pela diversidade religiosa”, o encontro digital marca a união de praticantes de cultos os mais diversos como forma de combater a intolerância promovida por setores de perfil belicoso, amparando-se no dogmatismo e na credulidade de seus seguidores para incentivar ataques físicos e simbólicos a terreiros, templos e igrejas, em afronta à legislação vigente e ao perfil pacífico da cidadania.

Seguindo o lema “Respeito às diferenças. Essa é a crença”, mães de santo, reverendas e reverendos, pastores, padres e espíritas vão debater o contexto atual de enfrentamento das adversidades para a liberdade de culto no Brasil, garantida desde a Constituinte de 1946, quando o deputado baiano e escritor Jorge Amado teve aprovada a sua proposta visando ao melhor convívio.

– Representamos o jarê, que é o candomblé típico da Chapada, com elementos nativos das tradições de nações indígenas, acrescentados ao conhecimento religioso dos escravizados, quando vieram para os garimpos –apresentou-se Sandoval Barman Amorim, filho de um dos babalorixás (pais de santo) mais atuantes da região, Pedro de Laura. Sandoval do Jarê, como também é conhecido, é presidente da Associação Palácio de Ogum e Caboclo Sete Serra, sediado a oito quilômetros da sede do município de Lençóis, na região do Rio das Capivaras.

Com mediação da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, o encontro se dará em ambiente digital. 

Agora ninguém mais fala em cloroquina, ivermectina. O tempo é capaz de separar o que é ruim, o que é lixo, o que não presta, do discurso baseado na ciência. A população não é idiota, ela entende Alberto Chebabo, infectologista,
 

Comportas abertas

 A abertura gradual de comportas na barragem da Usina Hidrelétrica Três Marias, em Minas Gerais a partir de hoje, passando de 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 2.850 m³/s de defluência, vai impactar em grande parte dos municípios ribeirinhos ao São Francisco na Bahia. Esse volume maior de água liberada deverá subir ainda mais o nível do rio que estava ontem, 8,42 m acima do nível normal, conforme medição da Agência Nacional de Águas (ANA), em Bom Jesus da Lapa, no médio São Francisco, já superando a cota da enchente dos últimos anos. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)  suspendeu o quanto pôde a operação que controla o nível do reservatório justamente para evitar a elevação do nível do rio São Francisco.

Consultoras têm apoio

Conscientes da importância de contribuir para o bem-estar de suas consultoras, no enfrentamento dos problemas resultantes dos temporais na Bahia, gestores de grupos empresariais da área de beleza vêm dando apoio em dinheiro para reduzir o sofrimento da rede de colaboradoras no estado. Grande parte das representantes amarga prejuízos no mobiliário das casas, entre outros problemas graves, tendo algumas delas de abandonar os lares, em razão do risco iminente de desabamento das construções.

A transferência de renda para as consultoras em situação de vulnerabilidade já alcançou R$ 225 mil, somados aos R$ 100 mil destinados para a Cruz Vermelha e a Defesa Civil do Estado, integrando o Centro Social Natura ao esforço da cidadania baiana em mobilizar recursos visando socorrer as vítimas das inundações. Cerca de 450 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, compartilhada pela marca Avon, ao oferecer apoio às representantes de cujo trabalho depende o andamento dos negócios.

 Milhares de mulheres se valem desta renda para complementar o orçamento, ou mesmo vivem apenas da comercialização dos produtos de beleza.

POUCAS & BOAS

Em Mata de São João cerca de 200 mototaxistas vão receber hoje kits com capacetes, coletes de segurança numerados, camisas de proteção solar e pochetes padronizados. A ação acontece a partir das 10h na Casa da Cultura e representa mais uma etapa do processo de regulamentação da categoria através de lei sancionada em maio do ano passado. O próximo passo será a construção de cerca de 40 abrigos nos pontos da sede e do litoral.

Publicações relacionadas