Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 às 3:50 h | Autor:

Lira de Cachoeira busca parcerias

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Lira de Cachoeira busca parcerias
-

Legalmente registrada em cartório, após uma longa batalha judicial, a sede da Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, em Cachoeira, no Recôncavo, inicia agora, no Pós-Carnaval, o trabalho de recuperação de imóveis. Fundada pelo maestro abolicionista Manoel Tranquilino Bastos, em 1870, a lira terá novas luminárias no salão principal, além dos reparos de carpintaria e pintura.

Tida como uma das instituições mais atuantes em defesa dos direitos de cidadania e redução de desigualdades, a Lyra Ceciliana terá um 2026 de prosperidade, se executado o planejamento proposto pela nova diretoria. Segundo o presidente José Luiz, em breve serão iniciadas obras de estabilização de parte do telhado de um prédio pertencente à lira e situado ao lado da sede.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Agora que fomos reconhecidos em cartório, podemos propor convênios e firmar parcerias com outras instituições e órgãos públicos e até disputar editais", afirma.

Advogado de formação, e vereador por Cachoeira por três mandatos, José Luiz conseguiu driblar a burocracia e provar a existência da Lyra Ceciliana, apesar da ausência de documentação, como a ata de fundação e outros. Ato contínuo, o presidente saiu em busca de recursos e já iniciou contatos com os profissionais responsáveis pelas obras necessárias para reanimar a sociedade formadora de músicos entre a juventude cachoeirana.

A mobilização de recursos interrompe o processo de declínio da lira, capaz de unir os ideais da melhor baianidade aos valores herdados da Grécia antiga, transmitidos na história do poeta Orpheu e seu amor incondicional por Eurídice, a quem vai buscar, depois de morta, no Hades, o equivalente ao inferno do cristianismo.

Novo livro cartonero

O jornalista e escritor Marcus Gusmão anunciou para o dia 29 de março, quando completa 65 anos, o lançamento de seu próximo livro, no gênero cartonero. São memórias de sua experiência de 1983 a 1985 em Moscou, onde esteve a estudo, antes de concluir o curso de jornalismo na Ufba. Gusmão compartilhou a edição com 87 colegas jornalistas e afins com o objetivo de escolher as 10 melhores histórias.

"Uns achavam os textos bacanas pela economia de palavras, outros achavam incompletos pelo mesmo motivo", afirma o autor, que tem se dedicado ao ensino-aprendizagem da técnica cartonera de publicação de livros.

POUCAS & BOAS

  1. O Instituto da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (IAiba), já deu início ao processo de articulação para a participação das caravanas de agricultores e agricultoras familiares dos municípios baianos durante a Bahia Farm Show/2026, que acontece de 8 a 13 de junho em Luís Eduardo Magalhães. O planejamento foi apresentado para secretários e agentes de desenvolvimento dos territórios das bacias do Rio Grande, Rio Corrente e do Velho Chico, criando as bases para uma ação integrada entre gestores municipais, lideranças e instituições de apoio ao desenvolvimento regional.
  2. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) tem 153 vagas abertas recebendo inscrições de acadêmicos da instituição e estudantes secundaristas para concorrer a Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic EM) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Com valores entre R$ 300 e R$ 700, os editais foram publicados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
  3. Com nove vagas este ano e viagem programada para junho, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está recebendo inscrições para o Edital Europa – Mobilidade Acadêmica Internacional de Estudantes de Graduação da Uesb – Edição Espanha, por intermédio de Convênio de Cooperação Internacional com a Universidad Miguel Hernández de Elche (UMH). Os candidatos que ficarem na condição de suplentes poderão ser chamados em 2026 e 2027, de acordo com disponibilidade orçamentária e vagas disponibilizadas pelas instituições europeias.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco