Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 26 de novembro de 2025 às 2:12 h | Autor:

Livro busca restaurar cidadanias mutiladas

Coluna Tempo Presente desta quarta-feira, 26

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Silvio Albuquerque lança livro em Salvador
Silvio Albuquerque lança livro em Salvador -

A ginasta Simone Biles; o jogador de futebol Vinicius Jr.; a cantora Elza Soares; a ativista do Quênia Wangari Matai; e mais 21 perfis de pessoas negras estão no livro Cidadanias Mutiladas, Dignidades Restauradas.

A obra do escritor e diplomata Silvio Albuquerque tem lançamento previsto para hoje, às 15h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), na Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As interpretações de aspectos das histórias de vida das personalidades pretas, algumas delas pouco conhecidas, de vários cantos do planeta, resultam numa tentativa de análise do racismo histórico e contemporâneo.

Embora desprovida de alguma pretensão acadêmica convencional, a narrativa tem uma “cola” poderosa a unir tantas biografias: o conceito de “cidadania mutilada”, tomado de empréstimo ao saudoso – e eterno – Milton Santos.

“Cidadania mutilada”, segundo o autor, é aplicável a um conjunto de pessoas que vivem em Estados incapazes, por ação ou omissão, de proporcionar-lhes acesso aos benefícios decorrentes de processos políticos e econômicos justos.

“As histórias que conto neste livro são sobre fracasso e triunfo. São histórias que mostram que o racismo como construção humana pode ser superado” , afirma Silvio Albuquerque.

Um dos efeitos do livro é viabilizar a restauração da dignidade, ao constatar-se a mutilação da cidadania, devolvendo voz, cor e textura em contextos de inequívoco impacto racializante.

As 112 páginas refletem perspectivas únicas e autênticas do olhar do autor de 64 anos, assumido como diplomata negro em um Ministério das Relações Exteriores majoritariamente branco.

CMS exalta 40 anos da TVE

A passagem dos 40 anos da TVE – televisão pública da Bahia – vai merecer uma sessão especial da Câmara Municipal de Salvador, hoje, às 18h30.

O diretor-geral do Irdeb, instituto ao qual a TVE está vinculada, Flávio Gonçalves, destaca o fato de 60 milhões de brasileiros habilitarem-se a captar o sinal da emissora pelo canal 222 das parabólicas digitais.

– A TVE fortalece o audiovisual do Estado, valoriza artistas locais, exibe shows, documentários, festividades populares e dá protagonismo à estética afro-baiana com o respeito que ela sempre mereceu – diz Flávio Gonçalves.

POUCAS & BOAS

Em Amargosa, o IV Festival de Cultura Corporal CFP/UFRB: 15 anos do Curso de Licenciatura em Educação Física terá hoje, a partir das 17h30, a exibição de documentário, lançamento de livros, oficinas pedagógicas e o ‘Momento Baba’. O evento foi aberto na segunda e termina na sexta com a meta de socializar experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do semestre 2025.2. A organização geral é do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB) com apoio e parcerias.

O Lokas Moto Clube, através da divisão de Barreiras, promove, hoje, uma ação beneficente para arrecadar bolsas de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), situado ao lado do Hospital Eurico Dutra. Com início às 18h30, a ideia é aumentar o estoque regional de sangue que historicamente fica baixo neste período do ano. Fundado em 2020, o Lokas MC é uma vertente do Insanos Moto Clube e é formado por mulheres motivadas pelo motociclismo e vontade de fazer trabalhos sociais em grupo.

A comunidade de Catuzinho, em Alagoinhas, foi a primeira a receber o Odontomóvel para prestar atendimento à população local a partir da inauguração do equipamento que aconteceu na segunda-feira. O veículo foi entregue pelo Ministério da Saúde para o município e fica no povoado até a próxima sexta-feira. Com um cronograma de atendimentos já traçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a meta é atingir inicialmente as comunidades da zona rural.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco