Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 19 de julho de 2025 às 2:30 h • Atualizada em 19/07/2025 às 9:30 | Autor:

Livro de Florisvaldo adotado nos cursos de história

Confira a coluna deste sábado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Florisvaldo Mattos
Florisvaldo Mattos -

Os cursos superiores de História das universidades baianas vêm sendo bem servidos pela segunda edição de um livro precioso, dotado de confiabilidade e estatística, completando agora em agosto seus sete anos de lançamento.

De autoria do poeta, escritor, professor e jornalista Florisvaldo Mattos, "A comunicação social da Revolta dos Alfaiates" oferece um minucioso e competente estudo sobre as trocas de mensagens entre os articuladores da revolta ocorrida em 1798, cujas sementes germinaram na participação popular da guerra pela independência em 1823.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A pesquisa, de rebrilhante magnitude, atualiza os 227 anos da intentona derrotada pela coroa portuguesa, recebendo o querido vate a gratidão de seus seguidores, entre os quais, aquele sentido se realizados por zelarem um exemplar com dedicatória, enquanto sonham com uma nova e terceira edição.

O venerando Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, situado entre a praça da Piedade e o relógio de São Pedro, apoia a iniciativa, objeto de estudo das professoras Patrícia Valim e Antonieta D'Aguiar Nunes.

Além da narrativa sobre a malograda, porém inspiradora conspiração, Florisvaldo Mattos abordou a comunicação como condição "sine qua non" - portanto necessária, sem a qual a insurreição não teria saído da dimensão abstrata do desejo de libertação.

"As informações que chegam e saem, unindo líderes e liderados, fornecem os sediciosos a oportunidade de escolher cada ação", explica o professor, com habitual clarividência.

A pesquisa das manifestações poéticas não poderia faltar, tanto pela dedicação ao autor à arte de Orfeu, como por ter sido a poesia um dos vetores da mobilização do revoltosos, habituados a declamar para fortalecer os valores pelos quais se bateram, tendo seus líderes sofridos a dor da execução e posterior esquartejamento de seus corpos pelo verdugo português.

Logo no raiar do trabalho, abordando o histórico dos temas preferenciais dos idealizadores da "República Bahiense" lê-se a síntese de sua nova proposta de convívio: "igualdade e liberdade, no sacrário da razão, ao lado da sã justiça preencham meu coração".

Mutirão online no Aristides

A novidade no Hospital Aristides Maltez é a realização de exames médicos online para mulheres. O mutirão atende pacientes com suspeita de câncer no ovário, colo do útero, vulva, endométrio e regiões próximas. A meta é agilizar as avaliações, mas só a prática com as novas tecnologias mostrará se o método é eficaz.

– Esse mutirão online vai agilizar muito o procedimento de matrícula e as pacientes vão iniciar o tratamento com mais rapidez – assegura, antes da experiência, em modo “pressuposto”, o médico Humberto Luciano, superintendente da Liga Bahiana contra o câncer, mantenedora do Aristides.

POUCAS & BOAS

O 3º Sarau Literário da Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia (Rica), reúne hoje escritores de todo estado, com a confirmação de representantes de 13 instituições. Com o tema ‘Poesia, prosa e música’, o evento acontece de forma virtual com transmissão pelo canal da Academia de Letras da Bahia (ALB) no YouTube. A Rica congrega 38 agremiações literárias do interior baiano, com foco no fortalecimento do vínculo entre as instituições e promoção da cultura, dentre outros.

Apresentações artísticas e culturais encerram hoje à noite a programação do 1º Festival Literário Corpo e Memória (Flicom), no Anfiteatro do Centro de Cultura de Alagoinhas. Com projeto aprovado em edital pela Fundação Pedro Calmon, o evento foi aberto ontem com envolvimento direto das secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura, Turismo e Esporte (Secet) do município. Focado na valorização da cultura e arte, durante dois dias escritores, estudantes e professores movimentam a cultural local.

A Academia Barreirense de Letras (ABL) lançou o edital para a coletânea de contos ‘Bichos dos Cerrados’, que estará recebendo inscrições entre 22 de julho e 31 de agosto, através de formulário eletrônico a ser disponibilizado no portal da instituição. Podem participar autores do território de identidade da bacia do Rio Grande, no livro que é organizado pelos membros da academia: Inácio Cordeiro, João Paulo Pinheiro e Robson Batista. Esta é a quarta obra de uma série organizada com o selo editorial da ABL, com foco no bioma Cerrado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco