Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 04 de junho de 2025 às 3:30 h | Autor:

Lourenço Mueller lança “Livro de Tudo”

Confira a coluna Tempo Presente desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Lourenço Mueller
Lourenço Mueller -

Enquanto o navegador Aleixo Belov alcança as nove Ilhas dos Açores, território português, em sua nova aventura em solitário, o Museu que leva o seu nome recebe a nau literária e filosófica do cibergrupo Kirimure, em entusiasmo de torcedores, a comemorar o quarto livro do almirante Lourenço Mueller.

Urbanista, arquiteto e, não menos importante, articulista da editoria de Opinião de A TARDE, Lourenço escreve sobre Lourenço em sua autobiografia, recebendo os abraços de geral, às 16 horas de amanhã, no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Tudo tem a ver com tudo: umas histórias e uma tese” trata de uma “colagem existencial” por meio da qual se chega a nenhum lugar: é a constatação de a vida, quando bem vivida, do berço à cova, produzir, no máximo, histórias para se lembrar e contar em seu epílogo.

– Por ocasião do lançamento, farei uma breve discussão sobre o livro, que chamei de ‘oficina literária’, convido a alta-proa dos cavaleiros e sereias do cibergrupo Kirimure, composto por 150 personalidades voltadas para o bem do mar da Bahia.

O livro, na verdade, são dois: o primeiro reflete a falta de finalidade e de projeto para a existência humana comparada com a grandeza do universo, apresentando uma visão honesta da aventura de viver.

O segundo livro, inseparável do primeiro, resume a tese de doutoramento de Lourenço Mueller, ao revisitar hipóteses e autores com os quais trabalhou.

O mago do mar, ardoroso defensor de kirimure (Baía de Todos-os-Santos) pode até não admitir, mas o livro duplo é filosofia pura, ao questionar, sem oferecer resposta, a que (não) serve a existência humana e o impacto das modificações no tempo e espaço no novo mundo da internet.

Bahia pioneira em ESG

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem muito a comemorar, na programação da “Semana do Meio Ambiente” promovida pelo órgão do governo estadual: é a primeira do País a implementar a agenda “ESG”, referente a “ambiental, social e governança”, os três pilares do desenvolvimento sustentável. Neste viés de proteção ao meio ambiente, a SDE lançou o Programa SDE Carbono Neutro, incentivado pelo Comitê ESG.

– Fizemos a instalação do nosso Comitê ESG, para nos conectarmos com o que o mundo está pedindo – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

POUCAS & BOAS

Com a proposta de reforçar o diálogo e trabalho conjunto o 1º Fórum de Turismo e Cultura do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), acontece hoje (4), na Câmara Municipal de Santo Amaro, a partir das 8h. Concebido e coordenado pelos turismólogos e professores Lilian Nassiff e Tiago Carneiro, o evento visa refletir acerca das interseções entre as duas áreas, incentivando possibilidades para o desenvolvimento municipal, integrado e sustentável.

Em Itabuna, o térreo da Câmara de Vereadores será movimentado hoje com exposições de trabalhos acadêmicos e escolares sobre o Meio Ambiente como parte da programação que foi aberta no domingo, com o 5º Pedal Ambiental. A Semana do Meio Ambiente segue com uma programação diversificada até a sexta-feira, dia 6, e conta com palestras, oficinas, ações educativas e outras atividades voltadas à conscientização ambiental em escolas e espaços públicos. A organização geral é da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima).

Com previsão de se estender até o dia 2 de julho (aniversário municipal), Alagoinhas já começou a comemoração dos santos juninos com festa nas comunidades de Boa União e Riacho da Guia. A novena preparatória para comemorar o padroeiro da cidade, Santo Antônio, começou dia 1º e prossegue na catedral até o dia 13. De 21 a 24 a festa é para São João, com Arraiá montado na região central da cidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco