Luta pelo migrante avança com debate
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado
“Nós, os refugiados, direitos humanos e diversidade cultural” é o tema de debate programado para o dia 20, às 9h30min, no mezanino do edifício Bahia Center, na rua Ruy Barbosa, 27.
O apoio da vereadora Marta Rodrigues, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara foi decisivo para viabilizar o encontro visando produzir diálogos e boas ideias a fim de acolher melhor os migrantes em Salvador.
Entre as painelistas, destaca-se Mariângela Nascimento, professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir).
Também confirmou presença Tatiana Badaró, pós-doutoranda e doutora em Educação pela Ufba, estudiosa de abusos em meios religiosos e ativista social contra abusos em geral.
Diante das dificuldades enfrentadas por conta da fome e da guerra, os migrantes têm escolhido Salvador como opção; a primeira capital vem se esforçando para receber estas pessoas em condições de sofrimento.
O Balcão Solidário do Namir-Ufba é uma das estruturas consistentes na orientação de quem chega, muitas vezes sem saber sequer falar português, desprovido de documentação e oportunidade de trabalho e moradia.
Como forma de integrar os migrantes de países os mais diversos, o Namir promoveu uma festa de São João, na sede do órgão, em espaço gentilmente cedido pelo Centro de Estudos Afro-orientais no Dois de Julho.
A coleta de sugestões para a construção de uma política pública para o migrante já começou, por meio de formulário disponível em ambiente digital, como forma de tornar o mais democrático possível o pacto firmado pela sociedade civil baiana em defesa do migrante.
Tecnologia na CBPM
A crença nas novas tecnologias, como atalhos seguros para um melhor desempenho na atividade econômica, chegou firme e forte na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Agora, os trabalhadores fazem anotações relacionadas ao serviço de campo em cadernetas digitais capazes de transmitir dados em tempo real.
- As equipes passam vários dias em campo e só tínhamos essas informações quando eles voltavam da viagem, agora temos os dados quase que em tempo real, o que pode agilizar as nossas descobertas”, ressalta o presidente da CBPM, Antonio Carlos Marcial Tramm, responsável pela inovação.
POUCAS & BOAS
- Terminaram ontem os encontros de capacitações técnicas com professores das redes municipais de ensino de Baianópolis e Riachão das Neves, na região oeste do estado. A ação é da Associação Baiana dos Produtores e Algodão (Abapa), através do Programa Educacional Conhecendo o Agro. Desde 2019 a iniciativa atua na disseminação de materiais e realização de oficinas que visam preparar os professores para trabalhar em sala de aula como multiplicadores do programa.
- Uma solenidade cívica na praça Barão de Cotegipe, na área central da cidade, marcou ontem a abertura dos festejos de 150 anos de emancipação política de Barra. Situado na região oeste e ribeirinho do São Francisco, o município é rico em recursos naturais e atrativos turísticos, valorizados com a construção da ponte Barra x Xique-Xique, na Estrada do Feijão. Como já é tradição local, a cidade terá nove dias de festejos juninos com atrações todas as noites, culminando com o sui generis desfile dos fortes na noite de 23 de junho, que remete à Guerra do Paraguai. Hoje estarão no palco principal as bandas San Francisco, Moleca 100 vergonha e a dupla Marcelo e Rayane.
- Em Itabuna acontece hoje o Ita Pedro nos Bairros na Praça Rio Cachoeira, bairro Conceição, como parte da programação dos festejos juninos no município. Com organização da prefeitura local e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o evento tem início às 21h com diversas atrações. Amanhã será contemplada a praça Alice Monteiro, no bairro Santo Antônio a partir das 16h.