Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 21 de junho de 2025 às 3:15 h | Autor:

Lyra Ceciliana no desfile heróico

Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana
Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana -

A Cidade-Heroica e seu entorno terá em sequência, duas alegrias, a das fogueiras de São João, e no dia 25, as festividades pela Data Magna de Cachoeira, onde o Brasil rompeu definitivamente com o verdugo lisboeta.

Entre as instituições mais longevas, fundada em 1870, a Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana é uma das invictas, jamais tendo se ausentado das festividades, tornando-se sua identidade uma parte inseparável do conceito de civismo.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Também por ter atravessado gerações desde escravizados de outrora, alcançando os pseudo libertos de hoje, a presença da Lyra Ceciliana é tida como favorita pelos cachoeiranos e brasileiros em geral.

O momento é apropriado para divulgar a história da filarmônica criada em um contexto demonstrativo da mistura prevalecente na formação do país: seu fundador era filho de português com ex-escravizada.

A Lyra, inspirada por Orfeu, o encantador poeta, recupera a memória da guerra pela libertação, ao executar os Hinos Nacional; da Cachoeira; da Independência e ao Dois de Julho.

Condecorada pelo presidente Lula com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta honraria para uma filarmônica, a Lyra mobiliza sentimentos de alegria de pais e mães ao verem seus filhos desfilando com garbo.

A Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana cumpre ainda a missão social de oferecer o gratuitamente o ensino da música para jovens capacitados a tocar um instrumento.

Até hoje é possível aos sensitivos perceber à frente da heroica lyra, a presença de um vulto, o do maestro abolicionista Manoel Tranquilino Bastos, autor da música do Hino da Cachoeira, cuja letra é do poeta Sabino de Campos.

Comércio no São João

A vigência da Lei federal 10.101/2000, determinando mudanças em regras de trabalho do comerciário tem gerado controvérsias: vale a convenção ou basta o lojista requisitar o serviço? Presidente do Sindilojas, Paulo Motta admite a insegurança gerada para os próximos dias, durante a festa de São João – e o respectivo movimento do varejo junino chegarão ao auge.

– Para a categoria econômica lojista do comércio basta cumprir a CCT vigente com o sindicato dos empregados no comércio de Salvador para a convocação dos trabalhadores para o trabalho em dias de feriados – explica Paulo Mota.

POUCAS & BOAS

A novena preparatória para as festas do padroeiro de Teixeira de Freitas começou ontem na catedral diocesana. ‘Com São Pedro vivemos nossa vocação e missão’ é o tema central da festa deste ano, com novena até o dia 28 de julho. No dia 29 de junho a programação é festiva, contando com missa solene e procissão. No extremo Sul da Bahia, a cidade vive desde o dia 13 deste mês o projeto ‘Teixeira Junina – tradição nos bairros’, que hoje tem festas na Liberdade, Cachoeira da Mata, Nova América, Rua Gourmet e no Mercado Municipal.

A turnê ‘Baile Forrozeando’ fará hoje espetáculo na praça central da cidade de Wagner, com direção artística da multiartista Rachel Lessa, produção e empresariamento de Tadeu Gouveia. Amanhã estarão no Vale do Capão (oficialmente o distrito de “Caeté-Açú”, em Palmeiras) e no dia 24 em Andaraí/Igatu. A proposta é levar música, dança, poesia com identidade nordestina para a Chapada Diamantina. Seguindo a programação, no dia 05 e 19 de julho se apresentam em Jacobina e no Rio de Janeiro, respectivamente.

Aberto na última quinta-feira, o São João de Ibicuí tem hoje atrações como Fulô de Mandacaru, Cícero Dantas, Neto Leite, Ingredy e Larissa, Cueca Branca, Paulo Neto e Forró Chicomia. A programação dos festejos juninos na cidade do Território de Identidade Médio Sudoeste, prossegue até o dia 24 de junho com animação de nomes como Paula Fernandes, Lordão, Peu do Acordeon, Xote Apimentado e Forrozão Maderada.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco