Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 29 de janeiro de 2025 às 0:20 h | Autor:

Mãe Yemanjá ganha presente em Paripe

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Mãe Yemanjá ganha presente em Paripe
-

Sabendo-se do perfil reservado da orixá Yemanjá, avessa a pândegas excessivas e ingestão de bebida alcóolica, entre outras peraltices mundanas, os terreiros de candomblé e casas de umbanda do subúrbio vão promover uma celebração compatível com o necessário recato da deslumbrante encantada das águas salgadas.

O encontro na belíssima praia de Tubarão vem sendo organizado pela Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio (RREMAS), como alternativa à badalada festa do Rio Vermelho, frequentada por multidões nem sempre respeitosas às exigências da “santa fina”, esposa do Pai Oxalufã.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A nova opção de culto serve também para produzir um novo protagonismo em uma região de Salvador pouco divulgada, servindo a celebração como chamariz para aumentar a frequência, movimentar a economia e gerar efeitos multiculturais abrangentes.

Filhas e filhos de santo, equedis, ogãs, iyás e babalorixás marcaram de chegar 15 horas na orla do bairro de Paripe, com saída prevista do presente para Yemanjá às 16 horas.

A iniciativa tem também viés pedagógico, por incentivar a educação religiosa de admiração a todos os credos, sem ambição de querer ser o melhor, pois há espaço para todas e todos na grande casa da mãe d’água, os sete mares. Embora seja próprio dos ritos do candomblé, a celebração é aberta a adeptos de todas as religiões e até agnósticos também são bem vindos.

O cuidado com a higiene combina com o culto responsável a Yemanjá: os balaios foram produzidos a partir de material reciclado levando a sério o adjetivo “sustentável”, tantas vezes divulgado como poluente ideológico, sem correspondência do precioso conceito com o zelo de evitar sujar o mar.

Cineafro no Sesi Casa Branca

O cinema preto vai ocupar o Teatro Sesi Casa Branca, no Caminho de Areia, hoje à tarde, com a exibição de 14 curtas-metragens produzidos por jovens iniciantes na sétima arte. Trata-se da Mostra CineAfro Narrativas em Movimento, franqueada ao grande público, convidado a participar de rodas de conversa com os jovens cineastas afrodescendentes e indígenas. A boa onda cultural está programada para o período de 13h30 às 19h, servindo também de última etapa do projeto Cinerê – Circuito de Produção Audiovisual para novos cineastas negro, projeto idealizado pela produtora independente e multicultural baiana Pé de Erê Produções.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco