Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 09 de maio de 2021 às 6:01 h | Autor:

Maraú, Cairu e Mucugê ganham voos regulares

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Execução dos planos de fortalecimento da infra-estrutura de mobilidade do setor segue todo vapor | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE | 7.22.2018
Execução dos planos de fortalecimento da infra-estrutura de mobilidade do setor segue todo vapor | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE | 7.22.2018 -

Enquanto os efeitos da pandemia adiam as possibilidades de atividades turísticas a plena carga, segue a execução dos planos de fortalecimento da infra-estrutura de mobilidade do setor, como é o caso da previsão de voos comerciais para zonas turísticas.

A empresa Abaeté Aviação está em tratativas com o governo do estado, por meio do secretário Fausto Franco para oferecer novos voos nos municípios de Maraú, no Sul; Mucugê, na Chapada Diamantina; e Cairu, na ilha de Boipeba, no Baixo Sul.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A meta é começar a operar já em junho, estreando dois voos semanais para Mucugê, enquanto em Boipeba, a previsão é setembro; e Maraú, ainda estão em estudos os detalhes da pista para adequação às aeronaves.

– Estamos trabalhando para ampliar o acesso aéreo às diversas zonas turísticas da Bahia como forma de promover mais comodidade e rapidez aos visitantes, contribuindo ao mesmo tempo para a geração de emprego e renda nas respectivas regiões”, afirmou o secretário Fausto Franco.

A Abaeté já vinha levando turistas a Morro de São Paulo, na mesma ilha de Tinharé onde fica Boipeba, mas os voos foram suspensos, com previsão de o transporte aéreo voltar a ser oferecido em setembro.

Outro ponto turístico de grande potencial, a ilha de Comandatuba, em Una, no Sul do estado, onde estão previstos voos comerciais a partir de julho, tendo o aeródromo sido transferido do poder público para a iniciativa privada.

O secretário de Turismo, Fausto Franco, vem mobilizando recursos, junto com o deputado Eduardo Salles, a fim de levar o evento esportivo conhecido por Rally dos Sertões para Xique-xique, onde seria dada a largada rumo a Paulo Afonso, no Norte do estado.

“Eternamente

agradecida a

todos pelas

orações e

carinho com

minha família.

Que Jesus

abençoe a

cada um de vocês.

Usem máscara”

Dea Lucia Amaral, mãe do ator e humorista Paulo Gustavo, morto vitima de Covid-19 no último dia 4

Encontro da jovem advocacia

Mais de 150 palestrantes de várias partes do Brasil facilitarão 43 painéis ao longo do II Congresso Online da Jovem Advocacia Baiana nos dias 26 a 28 de maio. Temas como “Jovem advocacia: o desafio da afirmação profissional durante a pandemia”, “A importância do SUS e a valorização da saúde pública”, “O papel do ensino jurídico no combate ao racismo” serão discutidos no evento, que será híbrido. Voltado sobretudo para os advogados inscritos nos últimos cinco anos, e aberto para estudantes, bacharéis em Direito e outros profissionais, o congresso é organizado pelo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da Bahia (OAB Jovem). As inscrições gratuitas podem ser feitas no mesmo site onde o evento será transmitido: congressodajovemadvocacia.com.br.

Marco para o PJBA

Com a implantação do sistema PJe em todas as 175 (cento e setenta e cinco) unidades que utilizavam o sistema SAIPRO, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) encerrou, definitivamente, no âmbito de toda a sua jurisdição de primeiro grau, a opção de distribuição de processos iniciais físicos. A partir de agora, 100% dos processos ingressados no PJBA serão eletrônicos, o que representa o atendimento antecipado e acima do percentual fixado pelo Conselho Nacional de Justiça na Meta 11, para o ano de 2021.

União no agro do oeste

Uma visita presencial de comitiva da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) serviu para conhecer melhor as demandas de produtores na fronteira agrícola do oeste baiano. Foram três dias de contato, todos usando máscara e distanciados a 1,5 m uns dos outros, como determina o protocolo, tudo para ouvir os filiados e verificar de perto a situação relatada em Luís Eduardo Magalhães e municípios vizinhos.

Da chegada, quarta-feira, dia 5, até a sexta-feira, foram realizados encontros com sindicalistas, instituições e representantes de empresas parceiras dos negócios agrícolas na região onde são registrados os maiores índices do setor desde a virada deste século, há 21 anos.

Entre as pautas discutidas no encontro, o foco principal foi a união das entidades para tornar o setor agropecuário mais forte, com o apoio do Sistema Faeb e de todos os parceiros envolvidos.

Depois de cumprir a agenda de visitas técnicas, a comitiva, liderada pelo presidente Humberto Miranda, esteve nas instalações do Centro de Pesquisas da Fundação Bahia e no Centro de Treinamento da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco