Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 12 de outubro de 2025 às 7:54 h | Autor:

Marcos Uzel amplia livro sobre teatro

Confira a Coluna Tempo Presente do dia 12/10/2025

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Marcos Uzel amplia livro sobre teatro
-

O professor, escritor, jornalista e pesquisador Marcos Uzel lança no próximo dia 20, o livro “A noite do teatro baiano: 2ª edição revista e ampliada”.

O lançamento, no limiar entre uma festa e um acontecimento de alta cultura, está marcado para as 18 horas, no Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Trata-se de uma ampliação do registro histórico da cena teatral baiana, reunindo 32anos de histórias, artistas e espetáculos, dialogando com as narrativas dos “historiadores do cotidiano”, os jornalistas repórteres das editorias de cultura.

A nova edição permite uma análise mais apurada do teatro produzido na Bahia entre 1993 e 2025: uma ótima oportunidade de cotejar o apoio recebido das autoridades em períodos distintos, como propôs recentemente o ator soteropolitano Wagner Moura.

– Este livro é escrito por um autor privilegiado da cena baiana – deu valor o diretor teatral de nomeada e também jornalista Luiz Marfuz.

Como protagonista e testemunha de todo o período pesquisado pelo autor, Luiz Marfuz afirma tratar-se mais além de um registro, “um comentário cênico crítico, e isso é de um valor inestimável”, explica.

Um dos eixos temáticos condutores da nova publicação, talvez o mais relevante de todos, é o impacto do “Bahia Aplaude”, como um dos mais importantes prêmios de estímulo visando a preservação da memória do teatro.

De um ponto de vista arquivístico, a obra ganha, sem favor, uma dimensão “monumental”, a exemplo da produção em cinema, do filme “50 anos em cena”, dirigido por Pola Ribeiro, abordando as criações de destaque no teatro baiano.

“Há algumas maneiras ‘enganosas’ de fazer com que um Grande Modelo de Linguagem (base dos chatbots de IA) aja como se tivesse memória e aprendesse, mas elas são bastante inferiores às dos seres humanos” BABAK HODJAT, diretor da empresa de tecnologia Cognizant.

Trancista desaparecida

A comunidade de Acutinga Montecho, em Cachoeira, no Recôncavo baiano, marcou com pesar e indignação o primeiro ano do desaparecimento da jovem mãe Tainara dos Santos, ocorrido no dia 9. Segundo testemunhas, ela foi vista pela última vez em uma lanhouse, onde teria dividido o espaço com homens desconhecidos. Em seguida, a trancista teria se encontrado com George Anderson Santos, seu companheiro por seis anos, em um relacionamento instável e marcado por agressões. Meses antes de desaparecer, Tainara havia registrado boletim de ocorrência por relacionamento abusivo, mas não recebeu medida protetiva.

POUCAS & BOAS

A praça da Simpatia, em Camaçari, será transformado neste domingo no ‘Parque dos Sonhos – Um mundo mágico feito para sonhar e brincar’ para comemorar a passagem do dia das crianças. A partir das 9h o local vai contar com shows musicais infantis, oficinas criativas, brincadeiras, lanches, miniparque de diversões, contação de histórias, palhaços e brinquedos infláveis. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), o evento vai até 17h, e tem parceria de outras pastas e órgãos municipais.

O Barreiras Folia 2026 será lançado amanhã em evento que vai agitar a praça Landufo Alves a partir das 19h, quando serão divulgadas as principais atrações da festa que acontece entre 13 e 17 de fevereiro. Considerado o maior carnaval do interior da Bahia, a festa atrai foliões da Bahia e também dos estados vizinhos como Goiás, Tocantins e Piauí, além do Distrito Federal. Com os circuitos Agnaldo Pereira e Zé de Hermes, a organização é Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com participação das demais pastas.

O primeiro evento para divulgação da ‘Antologia Contemporânea de Cordelistas Baianos’ acontece amanhã de modo virtual, a partir das 20h. Com mediação dos autores Zeca Pereira e Jack Leidson, o encontro terá participação de Creusa Meira, Varneci Nascimento, Fonzim de Anagé, Marcelo Figueiredo e Antônio Poeta. O projeto envolve 20poetas baianos foi aprovado no edital ‘A Bahia que escreve’, da Fundação Pedro Calmon.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco