Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 16 de dezembro de 2021 às 6:30 h | Autor:

Milton Santos celebrado com nome de avenida

O PL 97/2021 foi aprovado em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Salvador

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Seguiu para sanção do prefeito Bruno Reis o projeto de lei determinando a substituição do nome da avenida Adhemar de Barros por Milton Santos, geógrafo e intelectual renomado internacionalmente na condição de referência em dedicação ao conhecimento como forma de buscar meios de um convívio social com harmonia e justiça.

O PL 97/2021 foi aprovado em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Salvador, após longa tramitação para sugerir a mudança na importante via pública ligando a avenida Garibaldi à orla de Ondina, passando por um dos principais campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde Milton Santos lecionou.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Considerando a relevância de homenagear pessoas de reconhecidos serviços prestados à sociedade, especialmente na área de pesquisa, ensino e extensão, o vereador Augusto Vasconcelos, autor do PL, comemorou o novo nome da Avenida Milton Santos.

– O projeto agora segue para o prefeito e esperamos que ele sancione e atenda a solicitação da população, afirmou Augusto Vasconcelos.

Apesar de ser professor da Ufba e ter uma história de vida vinculada à defesa dos valores de cidadania e práticas virtuosas, Milton Santos jamais recebeu com devido reconhecimento o seu nome em logradouros públicos, servindo agora a avenida como instrumento didático para os soteropolitanos orgulharem-se de um de seus grandes mestres.

Baiano de Brotas de Macaúbas, Milton Santos teve uma vida dedicada à produção de conhecimento, como geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor, tendo falecido em São Paulo em 2001, deixando uma coletânea de trabalhos de excelência em diversas áreas da geografia, com destaque para o cuidado com os povos do chamado “Terceiro Mundo” e a globalização.

O presidente Bolsonaro, que é um moleque maior, está aparelhando a Polícia Federal. Ele recrutou um medíocre, aliado de seus familiares, para dirigir a Polícia Federal [Paulo Maiurino]
Cid Gomes, senador, em entrevista coletiva concedida ontem na Assembleia Legislativa do Ceará, sobre a ação da Políci Federal que cumpriu mandados de busca em sua casa e na do irmão, o ex-ministro Ciro Gomes

Apoio ao trabalhador

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Federal aprovou ontem um projeto de lei que concede estabilidade provisória ao trabalhador com câncer. O texto, que agora segue para a Comissão do Trabalho, é de autoria do deputado baiano Félix Mendonça Júnior (PDT). O projeto altera a CLT. Pela proposta, a concessão da estabilidade vai durar enquanto o paciente estiver em tratamento, sem depender do benefício do auxílio doença, e perdurará até 12 meses após alta médica. Segundo o deputado, o trabalhador que tenha tido câncer deverá fazer o acompanhamento por cinco anos para ser considerado efetivamente curado. Assim, “nada mais justo, portanto, do que lhe assegurar a necessária tranquilidade”, defende ele.

Ribeirinhos protestam

O Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab) está organizando para o próximo domingo o Ato em Defesa do Rio Formoso e contra a instalação da Usina Hidrelétrica (UHE) Veredas, na localidade de Cachoeira Grande, atingindo Jaborandi, onde o evento acontece, e nos municípios de Coribe e Santa Maria. Com início às 9h, a concentração será na praça da Tia Jarda.

Cotonicultura reconhecida

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) foi homenageada como reconhecimento pelo apoio prestado à fazenda-escola Centro Estadual de Educação Profissional Águas, localizada na zona rural do município de Barra, no Oeste baiano.

O vice-governador da Bahia, João Leão, entregou as chaves da fazenda-escola, em ato simbólico para expressar os agradecimentos ao presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, pela participação da entidade no processo de formação profissional de jovens da região.

O trabalho desenvolvido no centro de educação integra o projeto estadual de desenvolvimento sustentável da região do médio São Francisco, com o objetivo de utilizar as novas tecnologias no fomento a atividades econômicas, como a produção de energia limpa.

– Para a Abapa, é gratificante contribuir para uma iniciativa de educação como esta”, afirmou o presidente Luiz Carlos Bergamaschi.

Segundo o líder dos produtores de algodão oestinos, a chave é um símbolo para abrir portas, considerando a importância da educação para transformar vidas e realidades, daí a importância de merecer a prioridade na busca por apoiar o crescimento da economia baiana.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco