Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 02 de June de 2024 às 0:00 h | Autor:

Mulheres querem espaço no cacau

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Mulheres querem espaço no cacau
-

O avanço das mulheres, em todas as condições nas quais escolham existir, sem exceção, como pesquisadoras, empresárias ou trabalhadoras, é um dos desafios a serem enfrentados pela produção de cacau.

De acordo com a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, a ideia é ampliar o debate sobre a participação feminina na rede produtiva.

O objetivo principal é o de lembrar do protagonismo de “gênero”, embora a renda nem sempre alcance as contas bancárias das mulheres com a mesma velocidade e peso do chamado “sexo oposto” – e no caso, “oposto” amplia seu significado.

Para Elisângela Araújo, um dos fundamentos deste processo de busca por justiça equitativa e reparadora, é o da participação das mulheres em todo o “arranjo produtivo do cacau”.

-Sabemos do envolvimento das mulheres nessa nova construção da cacauicultura, projetando o cacau da Bahia para o mundo”, afirmou a secretária estadual de Políticas para as Mulheres.

Para a servidora do alto escalão do governo baiana, as mulheres precisam ser valorizadas como produtoras de cacau e chocolate, por meio de parcerias ou não, acompanhando a expansão da atividade econômica.

Os diálogos visando a garantia de contrapartida proporcional ao empenho das mulheres ganharam força com a realização em Salvador de um seminário recente com a participação de 200 pessoas, entre empresários, gestores e mão de obra.

No encontro, ficou estabelecido como método de expansão, o destaque para territórios geograficamente estabelecidos, com a finalidade de atrair visitantes, investimentos e oportunidades de negócios relacionados ao novo cacau da Bahia.

Simpósio da indústria

Geralmente identificado à aridez das paisagens da caatinga e às dificuldades impostas pelos períodos de estiagem, o Sertão terá seu primeiro encontro dedicado à indústria, um bom método para indicar novas perspectivas. Trata-se do I Simpósio da Indústria do Sertão, promovido em associação pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e entidades parceiras, o Instituto Euvaldo Lodi, o Sesi e o Senai. O momento, histórico para a economia baiana, está programado para a próxima quinta-feira, dia 6, às 8 horas, no Espaço Cultural do Serviço Social da Indústria, local mais apropriado, devido ao tema.

Assuntos relacionados

cacauicultura economia da Bahia indústria do Sertão justiça de gênero participação feminina políticas para mulheres

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco