Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 02 de novembro de 2025 às 15:40 h | Autor:

MV Bill vem à UFRB na Semana do Hip-Hop

Confira coluna Tempo Presente deste domingo, 2

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
MV Bill, um dos maiores nomes da história das batalhas de rima do Brasil
MV Bill, um dos maiores nomes da história das batalhas de rima do Brasil -

O projeto Educa Rap promove a II Semana do Hip Hop da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com a presença de um convidado especial: o ativista MV Bill, um dos maiores nomes da história das batalhas de rima do Brasil.

O encontro da comunidade acadêmica e da cidadania do Recôncavo em geral com MV Bill será no dia 11, às 15 horas, no auditório da Biblioteca Central do município de Cruz das Almas.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Rapper, escritor e ativista, MV Bill vai articular temas variados como educação pública, juventude preta, racismo estrutural, políticas culturais,interiorização do hip hop e o papel da universidade na resistência social.

MV Bill vai pensar e rimar também sobre mercado e autenticidade no rap, alianças antirracistas e atalhos capazes de fortalecer as culturas urbanas nas periferias.

O encontro é uma boa oportunidade de reflexão para quem trabalha com educação formal, ao verificar o quanto pode alcançar o hip hop, aproximando-se das pessoas com mais facilidade que a pesada e ineficiente estrutura pedagógica oficial do País.

Antes da palestra, está prevista a mesa institucional “6 anos do Educa Rap: elo entre a universidade e a cidade”, com presença de docentes da UFRB, governo do Estado, Ministério da Cultura, intelectuais e artistas.

Na oportunidade, poderão os debatedores verificar se aprender com MV Bill poderia produzir novas ideias no sentido de libertar a universidade, antes de tentar libertar seus estudantes, sob a sombra de um Estado nem sempre acolhedor.

Também estão previstas intervenções de graffiti, com a artista Nath Cores, de Santo Antônio de Jesus; exposição fotográfica, com Alice Araújo, e exibição do documentação “A Grande Família é a Rua”.

Os EUA podem entrar em fase que vai além da erosão democrática, indo para o colapso democrático. Os freios democráticos seriam de fachada. Instituições continuariam existindo, mas sem poder real
Uriã Fancielli - mmestre em relações internacionais pela Universidade de Estrasburgo, sobre a era Trump

Literatura em Rio de Contas

A cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina,totalmente tombada como Patrimônio Histórico, sediará de 27 a 29 de novembro a primeira edição do FlirContas – Festival Literário de Rio de Contas. Coincidindo com o mês da Consciência Negra e os 302 anos do município,o evento propõe integrar literatura, memória, multicultura e território. A programação inclui mesas com escritores, oficinas, teatro, contação de histórias e mostras audiovisuais. Homenageia Maria Brandão dos Reis, Carmo Joaquim da Silva e Laurindo Regis, e contará com nomes como Ryane Leão e Jean Wyllys, além do Olodum. Haverá ainda o FlirContinhas, FlirRua e FlirCine.

POUCAS & BOAS

As inscrições para o ano letivo de 2026 nas creches para o Infantil 1, destinadas aos bebês de um ano em Teixeira de Freitas, terminam na terça-feira. Para as crianças de dois anos as inscrições serão de 5 a 10 de novembro e, para o Infantil III transcorrem entre 11 e 14 deste mês. O trabalho é organizado pela Secretaria de Educação, e visa garantir o acesso à educação infantil, promovendo o acolhimento das famílias teixeirenses desde os primeiros anos da infância.

Em Casa Nova ainda repercute a conquista da Queijaria da Nia, instalada na zona rural do município, com o primeiro lugar na categoria ‘Queijo Fresco de Leite de Cabra’ no 1º Concurso de Queijos Artesanais da Bahia. Organizado pela CAR/SDR, a disputa contou com mais de 460 inscritos e faz parte do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. O evento terminou ontem, visando valorizar a produção estadual, fortalecer a cadeia do leite e o impulsar o turismo gastronômico baiano.

A exposição ‘Feira Vista do Alto’ está em cartaz, com entrada gratuita,no Museu Regional de Arte do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O material exposto faz parte do concurso oferecido pelo Sest/Senat sobre fotografia com drone e pode ser visitado até o dia 7 de novembro. Um dos principais pontos explorados foi a mobilidade urbana, focando sua importância no cenário do Norte e Nordeste.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco