Níquel de Itagibá mira carros elétricos
O bom negócio da extração de níquel em mina localizada em Itagibá, no sul da Bahia, motivou os acionistas da multinacional Atlantic Nickel a autorizarem o investimento de R$ 1,8 bilhão na ampliação do empreendimento, visando à futura demanda aberta pela fabricação de carros elétricos.
A empresa está no sul da Bahia desde outubro de 2019, desde então contando com todo apoio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em contrato de arrendamento firmado com a Atlantic.
O presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, entende em mais esta conquista um avanço no rumo da construção de uma sociedade com base nos valores da inovação e da sustentabilidade.
– Temos estudos indicando que em 2030 mais de 30% dos veículos vendidos serão elétricos – adiantou-se a principal liderança da mineração baiana no momento.
Para Tramm, o níquel de Itagibá está integrado a esta revolução mundial do automóvel, conjugando o emprego e a renda para os baianos com a projeção de reduzir a poluição a fim de proteger o planeta – efeito do futuro carro elétrico.
A operação terá duas fases: na primeira, a Atlantic Nickel vai manter a exploração da mina a céu aberto até 2028, avançando na capacidade de produção, estimada entre 20 mil e 25 mil toneladas anuais de níquel concentrado. A partir da terceira década deste século, será a vez da exploração com o uso das mais novas tecnologias para extração por mais 26 anos, portanto, até o ano 2054.
– Com menos emissão de carbono, mais segura e responsável, e teremos um produto de excelente qualidade para atender à demanda não só de baterias elétricas, mas ao amplo mercado de eletrificação – afirma Paulo Castellari, gestor do grupo Appian no Brasil, detentor da Atlantic Nickel.
“Eu ouvi palavras dele
a meu respeito, que as
recebo como elogios.
Vindo dele, qualquer
crítica é elogio e
reconhecimento a
minha integridade e
correção. Eu tenho uma
vida pública séria”
ACM Neto, prefeito de Salvador, sobre as críticas que teriam sido dirigidas a ele por Roberto Jefferson, presidente do PTB, ao anular o apoio da legenda à candidatura de Bruno Reis em Salvador
Prêmio global de engenharia
A OEC (Odebrecht Engenharia & Construção) foi premiada na última quinta-feira na oitava edição do Global Best Projects pelo projeto de Reforma Urbana de Colón, realizado na Cidade do Panamá, como “Melhor Projeto Global do Ano”. A premiação é organizada pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Records, com os critérios: qualidade em design e construção, inovação, segurança, benefício às comunidades e superação de desafios.
Pedro Pinheiro, diretor da OEC no Panamá, falou da satisfação em receber a honraria.
– É um orgulho que a reurbanização de Colón tenha recebido esta distinção, sendo um importante estímulo às nossas equipes e à nossa empresa – afirmou o dirigente.
POUCAS & BOAS
Vinte voluntários da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) estão prontos para ajudar no combate aos incêndios florestais que estão dizimando o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense. No entanto, ainda buscam apoio para o deslocamento entre a Chapada Diamantina e a região de Corumbá (MS), em mais de dois mil quilômetros de percurso. Com mais de 20 anos de formação, os brigadistas de Lençóis têm experiência em ações deste porte em várias partes do Brasil. De acordo com o representante da Bral, Augusto Galinares, o grupo tem mantimentos para se manter durante o período que estará em combate e necessita apenas de ajuda para o transporte.
Em Itabuna a 16ª Semana Nacional de Trânsito realizou ontem um drive-in educativo com motoristas e motociclistas na Avenida Fernando Cordier, com prosseguimento na próxima semana em outras importantes vias da cidade. A programação faz parte da mobilização nacional de conscientização com o tema ‘Perceba o risco, proteja a vida’.
O dia mundial da limpeza, comemorado hoje com ações em 180 países, tem mobilização e apoio da Veracel Celulose na sua área de atuação, na Costa do Descobrimento. A empresa está motivando seus colaboradores a agir como voluntários, sozinhos ou em grupos de familiares que já tenham convívio diário, na limpeza de espaços nas proximidades de suas casas. No Brasil, acontece a campanha #eucuidodomeuquadrado, que incentiva as pessoas a agir, fotografar ou fazer vídeos das ações e postar nas redes sociais para incentivar a participação de outras pessoas.