Novo selo favorece mercado queijeiro
Confira a coluna Tempo Presente
Dos toscos instrumentos de fazer queijo, a partir do leite de vacas e cabras, aos instrumentos de maior capacidade produtiva, a Bahia vai fortalecendo sua arte e mercado queijeiros.
A projeção de progresso ganhou novo tônus com a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-Ba).
Assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues, o texto celebrado pelo segmento queijeiro da Bahia saiu no Diário Oficial.
Agora, todo queijo carimbado com este selo de inspeção estadual pode viajar sem ansiedade por parte dos seus produtores, pois não há perigo de ser recolhido o produto, além de ter sua qualidade reconhecida.
– É com muita alegria que comemoramos essa assinatura como fator desenvolvedor para os produtores de queijo, possibilitando o acesso a novos públicos, novas prateleiras de mercados e novos horizontes para a agricultura familiar baiana – afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
Para o gestor, “missão dada é missão cumprida”, pois a pauta, segundo ele, “mostra o processo de escuta da nossa gestão, realizado com êxito, seguindo atentos tudo que beneficia o desenvolvimento econômico da Bahia”.
O trabalho de certificar os queijos com o novo selo é desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
A liderança inequívoca da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no entanto, é comprovada no processo de articulação dos pequenos produtores de queijo na Bahia, a pedido do governador Jerônimo Rodrigues.
“Cine pra Rua”
Usuários de serviços públicos de saúde, crianças e adolescentes acolhidas em instituições, cidadãs e cidadãos em situação de rua e desalentados em geral, é chegada a hora de apreciar a sétima arte. A próxima sessão do Cineclube ‘Cine pra Rua’ será na próxima segunda-feira, às 14h30, na Sala Walter da Silveira, nos Barris, para onde seguirão as caravanas de provisórios deserdados e vítimas de uma sociedade tão desigual quanto difícil de enfrentar para estes públicos. Estará em cartaz o filme “O Palhaço”, de Selton Melo; ainda este mês, no dia 19, será a vez de “Beleza da Noite”, com Larissa Luz.