Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 08 de abril de 2022 às 6:04 h | Autor:

Orquestra da Ufba retorna terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
O concerto ganha estatuto de "histórico", por representar a superação de um período de mais de dois anos de afastamento
O concerto ganha estatuto de "histórico", por representar a superação de um período de mais de dois anos de afastamento -

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia anunciou para a próxima terça-feira o reencontro pleno com o público, resguardadas medidas restritivas de distanciamento entre os assentos, embora considerando confiáveis as informações oficiais de maior controle da pandemia.

O concerto ganha estatuto de "histórico", por representar a superação de um período de mais de dois anos de afastamento, a fim de evitar a disseminação do sars-cov-2 e suas variantes.

O espetáculo, gratuito, com peças de Rossini, Corigliano e Beethoven, está programado para o Museu de Arte Sacra da Ufba, às 19 horas, na Rua do Sodré, no Dois de Julho.

- Música é uma atividade coletiva por natureza, e a presença do público é a peça fundamental de que tanto sentimos falta nesses dois anos de atividades remotas, afirma o maestro regente da orquestra e diretor da Escola de Música, professor doutor José Maurício Brandão.

Segundo o docente e pesquisador, “a orquestra está muito animada com esse movimento de retorno”, ao revelar “a emoção de retomar o fazer musical da forma mais natural, com o público na sala de concerto”.

De acordo com o Núcleo de Comunicação da Orquestra, o apoio da direção do Teatro Castro Alves viabilizou a retomada presencial, por ter cedido o espaço para os ensaios de forma a garantir as melhores medidas sanitárias para maior tranquilidade dos músicos.

Em atenção aos protocolos sanitários vigentes, e em respeito à saúde coletiva, é necessário o uso constante de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação, além do limite de acesso do público às dependências do museu condicionada também à lotação do espaço.

O presidente Bolsonaro, ao se aliar ao centrão, transformou um sonho que a gente tinha, de mudança no País, em um pesadelo. Porque hoje, ou é com Lula, ou a gente continua piorando
Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, em áudio em uma rede social criticando seu aliado

Agricultura em Lençóis

A Secretaria de Agricultura de Lençóis, na Chapada Diamantina, avançou no planejamento de criar alternativa à atividade econômica do turismo, a mais forte da região: o objetivo é organizar os produtores rurais visando ampliar a oferta de orgânicos, combinando com o perfil associado à natureza exuberante. Representantes dos produtores rurais participaram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tanquinho de um encontro com o gestor de projetos do Sebrae Heitor Marback. Na oportunidade, Marback destacou a importância do associativismo e do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do campo. Um dos casos mais relevantes, relacionado à região da Chapada Diamantina, é o projeto de horticultura na produção de frutas vermelhas e orgânicos.

POUCAS & BOAS

Termina hoje no Campus de Jequié, o 10º Colóquio da Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), aberto dia 06 de abril. Com o tema ‘A pesquisa na área de ensino de Ciências e Matemática: o que temos feito?’ o evento presencial também é transmitido pelo canal Uesb Eventos Virtuais no Youtube.

O projeto Bichos do Morro foi agraciado com mais quatro equipamentos fotográficos tipo Trap, com recursos advindos de transações penais e termos de ajustamento de conduta através da Promotoria de Justiça especializada em Meio Ambiente, do Ministério Público estadual, com sede em Jacobina. A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa ‘Levantamento da Mastofauna de médio e grande porte no Parque Estadual Morro do Chapéu’, com o objetivo de conhecer as espécies de animais silvestres existentes no local, assim como na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que está em processo de criação em seu entorno. Com diversas parcerias e apoios, o projeto tem à frente professores e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cruz das Almas.

Em Itacaré começa hoje na praça da Mangueira a primeira edição do ‘Oxe, é Jazz’, com apresentação do clarinetista Juvino Filho Quarteto, seguido da banda de Salvador, Saravá Jazz Bahia. Amanhã o evento conta com a cantora Sandy Hill e o quarteto Putorkestra. Aberta ao público, a iniciativa é coordenada pela Mais Ações Integradas, com patrocínio do governo estadual e apoio da prefeitura local.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco