Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Erick Tedesco, Juliana Dias E Miriam Hermes l [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 25 de novembro de 2018 às 12:29 h • Atualizada em 21/01/2021 às 0:00 | Autor:

Patrimônios imateriais tombados

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Feira de Santana acaba de ganhar nove patrimônios imateriais. São manifestações culturais relevantes à história e tradição desta que é a segunda maior cidade do estado: poesia, capoeira, repente, contos populares, literatura de cordel, forró, chula, aboio e toada, cada um com identidade para, por si só, exaltar artisticamente o que representa Feira à Bahia. A legislação já está em vigor – o texto da lei foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 23. A lei é de autoria do vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira, aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Colbert Martins Filho.

TRADIÇÃO – Feira de Santana tomou gosto por tombar patrimônios imateriais. Enquanto os oito recém-instituídos remetem à história (musicais e corporais transmitidas de geração para geração há mais de século), um outro patrimônio imaterial não tão antigo foi declarado em maio deste ano: a micareta, chamada pelo proponente da lei, o vereador João dos Santos (João Bililiu), de a “maior festa” de Feira. Segundo o parlamentar, está há quatro décadas enraizada na cidade e copiada por diversas cidades Brasil afora.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Mais médicos brasileiros

De acordo com balanço do Ministério da Saúde, 92% das vagas do novo edital do programa Mais Médicos foram preenchidas até a tarde de sexta-feira, 23, o que significa 25.901 inscritos com CRM no Brasil. Desse total, 17.519 foram efetivadas e 7.871 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. A inscrição vai até 7 de dezembro pelo site maismedicos.gov.br, que já apresenta estabilidade.

“Precisamos recolocar a nossa Educação Básica, Superior, Profissional e Tecnológica em patamares que nos posicionem em destaque no contexto internacional”

Ricardo Velez Rodriguez, futuro ministro da Educação, ao divulgar carta em que afirma a intenção de pautar sua gestão em valores tradicionais. Afirmou, também, que pretende dar atenção ao sistema educacional dos municípios, num texto com referências a Getúlio Vargas e Tocqueville.

  • Patrimônios imateriais tombados
    |
  • Patrimônios imateriais tombados
    |
  • Patrimônios imateriais tombados
    |
  • Patrimônios imateriais tombados
    |

Deixou a desejar

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou requerimento para que a empresa Agrosul Máquinas, que atua na região oeste da Bahia e no Piauí, preste esclarecimentos em audiência pública sobre a qualidade dos serviços e os valores cobrados dos clientes, segundo coloca requerimento do deputado José Carlos Araújo (PR). A empresa, destaca, “tem deixado a desejar” nestas questões. A Agrosul é concessionária do fabricante John Deere no Brasil, com matriz em Luís Eduardo Magalhães e filiais em Barreiras, Formosa do Rio Preto e São Desidério, além de Bom Jesus e Urucuí, no Piauí. O requerimento também prevê a oitiva do representante da John Deere no Brasil. A data da audiência pública ainda não foi definida.

Sustentabilidade na fazenda

O produtor rural Moisés Schmidt, de Barreiras, foi premiado esta semana pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). As boas práticas sustentáveis e sociais na própria fazenda garantiram o troféu, entregue durante o Seminário Soja Plus 2018 em Campo Grande (MS). Mais do que o prêmio, fica o exemplo para todo o agronegócio baiano: a propriedade de Schmidt foi a escolhida pela qualidade do ambiente de trabalho, capacitação para aplicação de agrotóxicos e gestão da saúde do funcionário, além de alojamento para os colaboradores, área de convivência e depósito de embalagens vazias.

POUCAS & BOAS

A etapa final do Campeonato Baiano de Bicicross BMX 2018 movimenta a cidade de Itaberaba hoje, a partir das 9 horas. A prova vai marcar também a reinauguração da Pista Municipal de Bicicross, no Largo do Donana.

Com palestras e debates sobre a pecuária, termina hoje no Tatersal do Parque de Exposições Geraldo Rocha, em Barreiras, a sexta edição da Feira Oeste Genética e o 16º Fórum de Pecuária, que foram abertos na sexta-feira, 23.

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) celebrou convênios com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), por meio do Campus IX, de Barreiras. Segundo o presidente da Abapa, Júlio Busato, o objetivo é intensificar as ações que já vêm sendo desenvolvidas entre as entidades na área agrícola.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco