Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 23 de setembro de 2025 às 7:09 h | Autor:

Ponte de Itaparica ganha sugestões

Confira o editorial do jornal A TARDE desta terça

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ponte Salvador-Itaparica custará R$ 10 bilhões
Ponte Salvador-Itaparica custará R$ 10 bilhões -

Depois de estudar em variáveis relacionadas ao projeto da ponte ligando Salvador e a Ilha de Itaparica, 25 especialistas integrantes do cibergrupo “Kirimure” elaboraram uma coleção de sugestões de aprimoramento.

São engenheiros, advogados, empresários, arquitetos, urbanistas e políticos empenhados na missão de contribuir para ampliar o debate sobre o equipamento.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre os destaques do cibergrupo (grupo organizado em lista de whatsApp), estão o arquiteto, urbanista e articulista de Opinião/ATARDE, Paulo Ormindo de Azevedo.

Também está entre os signatários de um “abaixo-assinado” virtual, solicitando atenção para as considerações sobre o projeto, Lourenço Valadares, dono de uma empresa internacional de planejamento urbano.

Outro Lourenço, o Mueller, secretário geral do “Kirimure”, ao liderar 150 “cavaleiros”e“sereias”, anunciou a síntese do trabalho em forma de uma representação protocolada no Ministério Público Federal.

– Queremos discutir se o projeto poderia ser o de uma outra ponte ou um tipo de conexão alternativo à ponte – afirma Lourenço Mueller, comodoro do “Kirimure”, exímio conhecedor da Baía de Todos os Santos, e também articulista de A TARDE.

Lourenço Mueller afirma terem “passado alguns meses” estudando variáveis discordantes, embora não as queira detalhar antes de reunir todo o “Kirimure”, na primeira reunião presencial de Primavera.

Na ocasião, o grupo de 25 especialistas vai apresentar para todos os 150 integrantes do “Kirimure” as “essências”obtidas a partir da análise do projeto, visando ampliar a adesão entre os profissionais náuticos.

Música e inclusão

Música, negócios e inclusão estarão no centro da 1ª edição business do Ê, Lá Em Casa!, que acontecerá amanhã, das 14h às 17h, no Hub Salvador. O encontro propõe unir cultura e empreendedorismo em favor de soluções humanas e inclusivas. A artista e empreendedora Andréa Marcela conduz a programação com canções inéditas e diálogos sobre inovação sensível, inspirando empresas a pensar impacto social. O evento ainda terá espaço de conexão entre empreendedores e gestores,fortalecendo o papel doHub como polo de inovação. O evento é uma realização da SeClick, com apoio do Hub Salvador, GetIN e Prefeitura.

POUCAS & BOAS

. A Expedição Silvicultura - na trilha da produtividade chegou, ontem, em Eunápolis e reuniu silvicultores baianos, técnicos, pesquisadores e, também, representantes de outros elos da cadeia produtiva da madeira. A iniciativa é inédita no setor, vai percorrer 14 estados brasileiros e conta com a organização da Canopy (empresa especializada em monitoramento geoespacial) e daEmbrapa.

Na Bahia, uma das apoiadoras é a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), representada oficialmente no encontro pelo diretor-executivo, Wilson Andrade.

. Voltado especialmente para professores do ensino médio e gestores da rede estadual, o workshop Educação para o Trânsito: Cidadania e Sustentabilidade acontece, hoje, em Itabuna. Com início às 8h, no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Ciebtec), o encontro debate, de forma ampla, temas como mobilidade sustentável, segurança viária, responsabilidade coletiva e a importância da construção de uma cultura cidadã no trânsito.

. O Concerto de Primavera faz uma calorosa e vibrante saudação à chegada da nova estação, reunindo, hoje, 70 vozes nas escadarias históricas do Palácio Paranaguá, em Ilhéus. A apresentação gratuita começa às 19h e conta com a presença dos corais Madrigal CantaVox, Mokiti Okada e da Ceplac, soba regência inspirada e cuidadosa dos maestros Antônio Melo e Deyse Góis. Produzido pelo Celeiro Cultural, o evento artístico conta com recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco