Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 20 de março de 2022 às 6:03 h | Autor:

Preço do níquel sobe com boicote à Rússia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Na Bahia, a Atlantic Nickel, encerrou 2021 com desempenho operacional e financeiro bem representado por 11 embarques totalizando 110 mil toneladas exportadas
Na Bahia, a Atlantic Nickel, encerrou 2021 com desempenho operacional e financeiro bem representado por 11 embarques totalizando 110 mil toneladas exportadas -

Os efeitos da ocupação da Ucrânia pela Rússia, principal produtora mundial de níquel, chamam a atenção dos investidores no minério extraído na Bahia, campeã do Brasil com crescimento de 180%.

O preço do níquel começou a disparar, dada a demanda contida pelo boicote à economia russa, decretado pelos países filiados à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), como represália ao ataque militar a cidades ucranianas, forçando a retirada em massa da população civil para escapar da morte pelos severos bombardeios.

Na Bahia, a Atlantic Nickel, única produtora de níquel sulfetado no país, encerrou 2021 com desempenho operacional e financeiro bem representado por 11 embarques totalizando 110 mil toneladas exportadas.

– Depositamos toda confiança na capacidade das nossas equipes, ampliando os estímulos econômicos para Itagibá e região – afirmou Ricardo Campos, gerente geral da Atlantic Nickel.

Descobertas – Novas descobertas da Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral, autarquia responsável pela política de mineração, permitiram a Campo Alegre de Lourdes, norte do estado, receber a Bahia Nickel a fim de ampliar a produção.

–Nosso estado é um dos mais bem estudados geologicamente. Trabalhamos para seguir com a missão de trazer investimentos, gerando emprego e renda para os baianos. Afinal, minérios a Bahia tem – destaca o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm.

A CBPM tem buscado apoiar os empreendimentos sediados na Bahia, mantendo a atenção sobre o setor de logística, uma vez terem sido identificadas oportunidades de melhorar o escoamento dos minérios por ferrovia.

Terrenos de Marinha

O Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco e o Instituto Egídio Ferreira Lima promovem terça-feira (22), às 16h, encontro virtual sobre o tema "Terrenos de Marinha: mitos, verdades e perspectivas". A programação inclui palestra com o advogado da União Daniel Pais da Costa, coordenador-geral de Patrimônio e Meio Ambiente do Departamento de Patrimônio Pùblico e Probidade da Procuradoria Geral da União. O debatedor será Felipe Ferreira Lima, advogado, professor e ex-superintendente do Patrimônio da União em Pernambuco. O evento tem o apoio da Escola da AGU e do Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGEs e PGDF, que fará a transmissão pelo seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/FONACE).

Educação em debate

"Modernização da educação no Brasil: ODS & Sustentabilidade na Gestão da Educação" é o tema do painel do dia 24 de março, organizado pela Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Acbeu), das 9 ao meio-dia, sendo a parte presencial realizada no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, no Centro Administrativo da Bahia, e a virtual, por transmissão ao vivo no canal Acbeu do Youtube. O objetivo, segundo os organizadores, é incentivar o debate sobre "inovação no campo da educação", contando a Acbeu com a parceria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), e apoio da Procuradoria Geral do Estado, do Tribunal de Contas dos Municípios e da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. Os interessados podem inscrever-se no site: www.tce.ba.gov.br.

POUCAS & BOAS

A 14ª edição do Prado Moto Rock termina hoje com a coordenação da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE) com apoio da Secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte e o patrocínio do Governo do estado. Considerado o maior encontro motociclístico da Bahia e um dos maiores do País, o evento teve início dia 15 e contou com variada programação na praça de Eventos da cidade.

A 9ª edição da Agro Rosário termina hoje com 121 expositores de máquinas, implementos e demais produtos usados na cadeia produtiva das lavouras, divulgação de novidades para o setor e demonstrações de campo. Realizado pela J&H Sementes, o evento movimenta o distrito de Rosário, em Correntina.

O Fórum estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) será lançado amanhã no auditório da Seagri em evento aberto às 8h. A iniciativa visa auxiliar gestores municipais no desenvolvimento de políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo.

O debate ‘Ações Afirmativas: por que, para quê e para quem?’ marcará amanhã a passagem do dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a partir das 16h, com mediação do professor Carlos Alberto santos de Paulo (UFRB). A pesquisadora Tatiana Dias Silva (IPEA), o professor Amauri Mendes Pereira (UFRRJ) e o professor Acácio Almeida (UFABC) participam como convidados do evento, que terá transmissão pelo canal do Youtube da TV UFRB.

Da Redação, com Miriam Hermes

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco