Preço do níquel sobe com boicote à Rússia | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Preço do níquel sobe com boicote à Rússia

Publicado domingo, 20 de março de 2022 às 06:03 h | Autor: Da Redação
Na Bahia, a Atlantic Nickel, encerrou 2021 com desempenho operacional e financeiro bem representado por 11 embarques totalizando 110 mil toneladas exportadas
Na Bahia, a Atlantic Nickel, encerrou 2021 com desempenho operacional e financeiro bem representado por 11 embarques totalizando 110 mil toneladas exportadas -

Os efeitos da ocupação da Ucrânia pela Rússia, principal produtora mundial de níquel, chamam a atenção dos investidores no minério extraído na Bahia, campeã do Brasil com crescimento de 180%.

O preço do níquel começou a disparar, dada a demanda contida pelo boicote à economia russa, decretado pelos países filiados à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), como represália ao ataque militar a cidades ucranianas, forçando a retirada em massa da população civil para escapar da morte pelos severos bombardeios.

Na Bahia, a Atlantic Nickel, única produtora de níquel sulfetado no país, encerrou 2021 com desempenho operacional e financeiro bem representado por 11 embarques totalizando 110 mil toneladas exportadas.

– Depositamos toda confiança na capacidade das nossas equipes, ampliando os estímulos econômicos para Itagibá e região – afirmou Ricardo Campos, gerente geral da Atlantic Nickel.

Descobertas – Novas descobertas da Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral, autarquia responsável pela política de mineração, permitiram a Campo Alegre de Lourdes, norte do estado, receber a Bahia Nickel a fim de ampliar a produção.

–Nosso estado é um dos mais bem estudados geologicamente. Trabalhamos para seguir com a missão de trazer investimentos, gerando emprego e renda para os baianos. Afinal, minérios a Bahia tem – destaca o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm.

A CBPM tem buscado apoiar os empreendimentos sediados na Bahia, mantendo a atenção sobre o setor de logística, uma vez terem sido identificadas oportunidades de melhorar o escoamento dos minérios por ferrovia.

Terrenos de Marinha

O Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco e o Instituto Egídio Ferreira Lima promovem terça-feira (22), às 16h, encontro virtual sobre o tema "Terrenos de Marinha: mitos, verdades e perspectivas". A programação inclui palestra com o advogado da União Daniel Pais da Costa, coordenador-geral de Patrimônio e Meio Ambiente do Departamento de Patrimônio Pùblico e Probidade da Procuradoria Geral da União. O debatedor será Felipe Ferreira Lima, advogado, professor e ex-superintendente do Patrimônio da União em Pernambuco. O evento tem o apoio da Escola da AGU e do Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGEs e PGDF, que fará a transmissão pelo seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/FONACE).

Educação em debate

"Modernização da educação no Brasil: ODS & Sustentabilidade na Gestão da Educação" é o tema do painel do dia 24 de março,  organizado pela Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Acbeu), das 9 ao meio-dia, sendo a parte presencial realizada no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, no Centro Administrativo da Bahia, e a virtual, por transmissão ao vivo no canal Acbeu do Youtube. O objetivo, segundo os organizadores, é incentivar o debate sobre "inovação no campo da educação", contando a Acbeu com a parceria do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), e apoio da Procuradoria Geral do Estado, do Tribunal de Contas dos Municípios e da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.  Os interessados podem inscrever-se  no site: www.tce.ba.gov.br.

POUCAS & BOAS

A 14ª edição do Prado Moto Rock termina hoje  com a coordenação da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE) com apoio da Secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte e o patrocínio do Governo do estado. Considerado o maior encontro motociclístico da Bahia e um dos maiores do País, o evento teve início dia 15 e contou com variada programação na praça de Eventos da cidade.

A 9ª edição da Agro Rosário termina hoje com 121 expositores de máquinas, implementos e demais produtos usados na cadeia produtiva das lavouras, divulgação de novidades para o setor e demonstrações de campo. Realizado pela J&H Sementes, o evento movimenta o distrito de Rosário, em Correntina.

O Fórum estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) será lançado amanhã no auditório da Seagri em evento aberto às 8h. A iniciativa visa auxiliar gestores municipais no desenvolvimento de políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo.

O debate ‘Ações Afirmativas: por que, para quê e para quem?’ marcará amanhã a  passagem do dia  Internacional de Luta contra a Discriminação Racial na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a partir das 16h, com mediação do professor Carlos Alberto santos de Paulo (UFRB). A pesquisadora Tatiana Dias Silva (IPEA), o professor Amauri Mendes Pereira (UFRRJ) e o professor Acácio Almeida (UFABC) participam como convidados do evento, que terá transmissão pelo canal do Youtube da TV UFRB.

Da Redação, com Miriam Hermes

Publicações relacionadas