Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 09 de July de 2024 às 0:00 h | Autor:

Pretas combinam táticas de resistir

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Pretas combinam táticas de resistir
-

“Mulheres e meninas negras articulando o empoderamento político” é o principal “eixo temático” do encontro internacional de mulheres negras urbanas e quilombolas, organizado para o Quilombo dos Palmares, Alagoas, de 18 a 21.

A programação ocorre dentro da campanha “Julho das Pretas”, com o objetivo de organizar a luta das mulheres das periferias em mais de 500 atividades, cabendo extensão ao Uruguai e à Argentina.

Nesta 12ª edição do “Julho das Pretas”, o encontro em Palmares terá um debate preliminar, hoje à tarde, com a participação da yialorixá Jucileide de Oyá e da advogada e pesquisadora Maíra Vida.

Yiá Jucileide foi convidada por sua atuação como líder religiosa do Ilê Axé Oyá Balé Jebelecy, enquanto Maíra Vidaé professora, especialista em Educação e pesquisadora em direito e relações raciais pela Ufba.

Entidades –As atividades são viabilizadas pela união de instituições livres da sociedade civil: Fundo Agbara; Fundação Rosa Luxemburgo; Associação Protetora dos Desvalidos (SDP); Rota dos Quilombos e Instituto Renascer Mulher.

O Julho das Pretas estreou na Bahia com o “Café com elas – movendo as estruturas”, promovido pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Santo Antônio de Jesus.

Em âmbito nacional são 250 entidades envolvidas no engajamento e articulação da cidadania, incluindo homens brancos conscientes da importância de prestar solidariedade à luta das mulheres.

O objetivo é o de criar uma consciência de gênero a fim de não estimular uma “guerra dos sexos”, mas investir no conceito de “melhor convívio” entre todas e todos.

Academia debate IA

A Academia de Letras da Bahia recebe amanhã a visita da advogada e professora Paola Cantarini para uma palestra sobre “governança de Inteligência Artificial e Epistemologias do Sul”. As “epistemologias” chamadas do “Sul” seguem a teoria de Boaventura de Sousa Santos, referindo as propostas validadas nas lutas sociais contra a opressão na era moderna. Antes da palestra, a docente lança o volume 5 de sua coleção sobre o tema, relacionando ao direito, em coletânea de artigos disponíveis para aquisição a partir das 17h. O objetivo é o de qualificar o debate sobre os desafios do direito sob impacto da inteligência artificial.

Assuntos relacionados

direitos das mulheres empoderamento político Inteligência Artificial Julho das Pretas mulheres negras Quilombos

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco