Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 24 de agosto de 2024 às 1:00 h | Autor:

Princesa de Camarões visita metrópole preta

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Estudo desenvolvido em Camarões aborda a herança africana no Brasil
Estudo desenvolvido em Camarões aborda a herança africana no Brasil -

A princesa jornalista Prisô Ngom Prisô Nya Léa Mbassi está em Salvador para cobrir o Encontro da Diáspora Africana, programada para os dias 29 a 31, de quinta a sábado.

A representante da nobreza do Reino de Bonalea, localizado em Douala, Camarões, vem mantendo contatos com representantes de instituições da sociedade civil, destacando-se Ailton Ferreira, do Instituto Reparação.

O trabalho real será o de articular reportagens para o canal de televisão Pan-africano AFO Mídia, unindo o conhecimento de comunicação ao dever de representar bem a africanidade na cidade onde se diz ter o maior contingente de descendentes do continente preto fora da África.

O interesse maior da princesa jornalista é o de analisar os movimentos do povo preto na Bahia e no Brasil, seus avanços e conquistas, bem como os desafios.

Ao visitar a sede do Instituto Reparação, na Praça da Sé, a princesa participou como convidada especial de reunião preparatória para o histórico Encontro da Diáspora Africana com apoio integral do governo brasileiro.

- Na visita ao Instituto Reparação, a princesa Aset Prisô conheceu a história de 14 ícones da luta pela igualdade racial no Brasil, que ilustram a galeria do salão nobre da nossa instituição”, afirmou o coordenador do Reparação, Ailton Ferreira.

Coleta de dados - Além do trabalho jornalístico, visando disseminar conteúdos voltados para aspectos da presença africana no Brasil, durante a realização do encontro, a visita da princesa vai servir para a coleta de dados confiáveis, visando o estudo por ela desenvolvido em Camarões sobre a herança africana no Brasil.

Livros gêmeos vêm à luz

A Academia de Letras da Bahia lança no próximo dia 4 de setembro, às 17 horas, na sede do bairro de Nazaré, os livros gêmeos "Nossa Casa Alheia", de Heloísa Prazeres, e "Canto à lavra do tempo", por Renato de Oliveira Prata. Trata-se de um par "bivitelino", cada qual com sua identidade, embora irmãos, sendo este o sexto "livro-filho" de poemas da autora, organizado em duas partes, em seleção predominante de inéditos, dialogando a primeira com a segunda parte. Segundo a autora, a atmosfera carregada de lirismo homenageia fontes fundamentais, como odes sob o vigor de Eros, filho de Afrodite e incentivador dos desejos humanos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco