Produção de palma ajuda a nutrir gado
![A planta é tida como a principal alternativa de alimentação de rebanhos bovinos do semiárido nordestino | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE](https://cdn.atarde.com.br/img/2020/02/724x500/palma_202026231657627-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2F2020%2F02%2Fpalma_202026231657627.jpg%3Fxid%3D4501421%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1731578765&xid=4501421)
A perspectiva de crescimento do gado bovino, nos rebanhos baianos, vem despertando a atenção dos produtores para o desenvolvimento de inovações tecnológicas de mecanização da colheita da palma-forrageira.
O tema foi motivo de encontro promovido pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), chamado TechPalma 2020, com a participação de representantes da Bahia e de outros estados nordestinos.
A planta é tida como a principal alternativa de alimentação de rebanhos bovinos do semiárido nordestino. Além de servir como forragem, ela é resistente à seca e às altas temperaturas e contribui para o fornecimento de água aos animais.
– Com a baixa incidência de chuvas, as áreas não utilizadas para a agricultura podem ser destinadas para a criação de animais, e a palma-forrageira tem se mostrado um alimento essencial para atender a essa demanda crescente do rebanho no sertão – explica o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faeba-PB).
Cultivo – A palma é cultivada em larga escala no semiárido baiano e utilizada ao longo do ano, como alimento fundamental na nutrição dos rebanhos e sustentabilidade de algumas das principais bacias leiteiras do Nordeste.
A importância de cultivar a palma em regiões onde a vegetação não é habitual também pode ajudar no caso de necessidade de reforço alimentar, pois o gado gosta de nutrir-se da palma-forrageira, pois acostumou-se a seu paladar.
A palma-forrageira vem ajudando na crescente produção de leite na Bahia, hoje em mais de 115 milhões de litros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Nesse caso [de Selma], já houve uma decisão do TRE [de Mato Grosso] e do TSE. O velho Machado [de Assis] já dizia: ‘A melhor forma de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo nas mãos’”
Gilmar Mendes, ministro do STF, sobre a ideia aventada por Davi Alcolumbre, presidente do Senado, de a Casa não cumprir decisão do TSE de cassar o mandato de Selma Arruda, conhecida como ‘Moro de saias’
PEC da Previdência
A notícia de que sindicatos e centrais sindicais estudam o processo de tramitação da PEC 159/2020, que altera regras do sistema previdenciário dos servidores públicos do Estado da Bahia, não assusta o presidente da Assembleia Legislativa (Alba), Nelson Leal (PP), que garante que, apesar da sessão tumultuada, todo o processo de tramitação foi observado com rigor.
– Todos os trâmites foram cumpridos a rigor. A PEC 159/2020 não tem uma vírgula fora. Ela foi protocolada, nós lemos na sessão seguinte. Abrimos o prazo de emendas, votamos a prioridade. Votamos na comissão na terça-feira seguinte, poderíamos ter votado na segunda-feira. Fomos para o plenário dentro do prazo legal – defendeu o parlamentar.
Geraldo Jr. na campanha
Após apresentar as atrações para o Carnaval 2020, ontem, o prefeito ACM Neto (DEM) afirmou que Geraldo Júnior (SD), presidente da Câmara Municipal de Salvador, reúne condições para ser coordenador de campanha de Bruno Reis, pré-candidato à prefeitura de Salvador pelo DEM.
– Eu vou ajudar, vou dar um suporte. Mas penso que na área política, Geraldo pode ajudar, sendo coordenador – afirmou Neto.
Perguntado se existem outros nomes para disputar com Geraldo, o prefeito afirmou que “os partidos vão participar de uma coordenação coletiva. Mas como tem que ter alguém, acho que a pessoa hoje que está legitimamente, naturalmente se cacifando para isso, é ele”.
POUCAS & BOAS
O Ministério Público Federal (MPF) realiza hoje, às 13h, uma audiência pública no auditório da Câmara municipal de Guanambi para esclarecer detalhes de um novo modelo de contratação do transporte escolar. Devem participar representantes de 31 municípios da jurisdição do MPF em Guanambi e 24 municípios ligados ao MPF de Bom Jesus da Lapa. Os 55 municípios foram notificados com antecedência pelo MPF, que desde 2018 acompanha a situação e apura denúncias de irregularidades em contratos referentes ao transporte escolar nas duas regiões.
Em Correntina termina hoje a primeira Feira Cidadã 2020 no estado com atendimentos em especialidades médicas como mamografia e eletrocardiograma. A meta é atender 15 mil pessoas durante a feira, que foi aberta ontem e conta com 280 profissionais envolvidos.