Produtores do Oeste protegem Rio Arrojado
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), sediada no Oeste baiano, firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para desenvolvimento de um projeto de recuperação e conservação da nascente principal do Rio Arrojado, localizado na divisa entre os municípios de Correntina e Jaborandi.
Na sociedade, a Abapa ficou de ceder equipamentos para execução de obras de captação e drenagem de águas de chuva e proteção de nascentes, de onde saem as águas para a superfície da terra, originando a formação do rio.
De acordo com o plano, serão construídas 121 bacias de captação de água da chuva, chamada no jargão da engenharia de "barraginhas", além de sete quilômetros de obras de nivelamento, instalação de placas de sinalização e mensagens de incentivo a boas práticas na relação com o meio ambiente.
– Juntamos, nesta iniciativa, a potência de dois dos nossos programas institucionais mais importantes, o Patrulha Mecanizada e o de Conservação de Nascentes, e nos aliamos ao conhecimento da Codevasf e às prefeituras municipais de Correntina e Jaborandi, a fim de promover intervenções de engenharia civil para proteger a nascente e garantir a recarga da bacia hidrográfica”, afirma o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.
Considerando os recursos hídricos a maior riqueza do Oeste da Bahia, pois não há como praticar a agricultura sem boa água os produtores rurais entendem ser necessário proteger as nascentes.
O valor econômico, assim, justifica a escolha pelo projeto, localizado numa área de vegetação razoavelmente preservada, mas é preciso lidar melhor com os efeitos das estradas vicinais, uma delas passando na cabeceira da nascente.
Ao ser diretamente notificado da prática de crimes funcionais nas dependências da administração federal direta, ao Presidente da República não assiste a prerrogativa da inércia nem o direito à letargia
Renagro traz segurança
Visando garantir a propriedade e aumentar a segurança na comercialização de veículos utilizados no meio rural, entra em vigor ainda este ano o Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas, constando dados diversos sobre os equipamentos. A maior facilidade na identificação, por meio de consulta ao cadastro, poderá beneficiar a ação de prevenção e repressão a roubo, inibindo assim a ação das quadrilhas, à medida do avanço da desarticulação dos contatos, mediante a investigação e o indiciamento em inquérito dos envolvidos nos ilícitos. Ao registrar o veículo na base nacional de tratores e de máquinas agrícolas, o proprietário terá acesso ao documento Renagro por meio de sistema informacional IDAgro, acessando dados confiáveis
POUCAS & BOAS
‘Mulheres vítimas de violência sexual: desafios das instituições de acolhimento no cenário de pandemia’ é o tema do evento virtual que acontece hoje com organização do Coletivo Cidadania Feminina. A convidada é a psicóloga Potira Rocha, com mediação de Tayse de Jesus. Com início às 14h terá transmissão pelo Instagram @cidadaniafeminina2021.
Termina hoje a Semana do Teatro e do Circo do colegiado da Licenciatura de Teatro do campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O evento faz alusão o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, celebrados dia 27 de março. Com inscrições gratuitas o evento teve início dia 28, presencialmente para discentes e em versão virtual para o público externo.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), João Carlos Oliveira, visitou ontem a área da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, cujo evento acontece entre 31 de maio e 04 de abril. A visita aconteceu durante agenda técnica da equipe Seagri na região Oeste do estado.
O município de Vitória da Conquista, apesar das chuvas que caíram na região no final de 2021, decretou ontem estado de emergência em 11 distritos da zona rural. A medida visa minimizar os efeitos da seca com perdas na produção agrícola e estimativa de prejuízos a longo prazo. Válido por 180 dias, o decreto possibilita o recebimento de recursos federais e a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob organização da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).