Projeto amplia o horizonte de jovens
Uma nova oportunidade de aprender canto, violão, capoeira, dança, robótica e inglês, entre outros cursos, é oferecida aos jovens do Nordeste de Amaralina e bairros vizinhos pelo Centro Cultural Quabales.
As inscrições para a segunda turma das oficinas do projeto Expandindo Horizonte estão abertas até a próxima quinta-feira, bastando apenas o preenchimento de um formulário online, obtendo-se mais informações no endereço www.quabales.com.
Como forma de preservar a vida, evitando o contágio com a Covid, apesar da queda dos números de óbitos e infectados, os encontros serão digitais, seguindo todos os protocolos de saúde determinados pela prefeitura e pelo governo do estado.
– O Quabales nasceu com o objetivo de incentivar inclusão social e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, por meio de um aprendizado colaborativo, utilizando música, arte e cultura como ferramentas de transformação e combate às desigualdades – disse a cofundadora e diretora do Quabales, Fernanda Mello.
Segundo Fernanda, a necessidade de interromper as atividades presenciais não representou distanciamento afetivo ou social, mas apenas físico dos integrantes do projeto, tendo aumentado o número de participantes, pelo convívio digital.
Contando mais de 100 mil habitantes, o bairro do Nordeste de Amaralina é carente de iniciativas de apoio aos jovens de poucos recursos financeiros, como legado negativo da ancestral desigualdade enfrentada pelo país de um modo geral.
O Centro Quabales foi fundado pelo percussionista Marivaldo dos Santos, multi-instrumentista, compositor, produtor e integrante do Stomp, show internacionalmente conhecido por permanecer em cartaz na Broadway por 20 anos.
“É recomendável, nesse
momento [novos
ataques de Bolsonaro
ao STF], mais do que
nunca, a busca de
consensos e o respeito
às diferenças. Patriotas
são aqueles que unem o
Brasil, e não aqueles
que querem dividi-lo”
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, após as novas investidas de Bolsonaro contra o Supremo
Estudantes cientistas
Estudantes de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, e de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, são os campeões baianos de robótica, ao vencerem 48 equipes na competição promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) na Bahia. O time AthlonSquad, da Escola José Carvalho, de Feira, venceu na categoria N1, voltada a alunos do 6º ao 8º ano, do ensino fundamental, enquanto o D4RKMODE conquistou o bicampeonato estadual 2020/2021 N2 para o estabelecimento conquistente Anísio Teixeira. A disputa válida pela etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica contou com a participação de estudantes de escolas particulares e públicas da Bahia, reunidos em formato digital para a apresentação dos trabalhos.
POUCAS & BOAS
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) abre hoje a celebração dos 91 anos de instituição com o debate ‘O script de um gênio do cinema’, em homenagem ao cineasta baiano Glauber Rocha, morto há 40 anos. Poeta, professor e jornalista, Florisvaldo Mattos vai falar sobre ‘Glauber Rocha, o criador que eu conheci’. Já o cineasta e crítico de cinema José Humberto Dias falará sobre o tema ‘Além de multifacetado, vive em constante mutação’, onde vai discorrer sobre sua admiração desde a adolescência, quando começou sua coleção de artigos e objetos de Glauber Rocha, agora doada para a ABI. Outros três encontros virtuais estão previstos para acontecer até setembro, marcando o aniversário da associação. Acesso pelo canal da ABI no YouTube.
Em Juazeiro começou ontem a programação relativa ao dia nacional de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, com um posto móvel instalado no Projeto Maniçoba. Com diversos postos que funcionarão nas comunidades rurais, a operação segue até o dia 15 de outubro. A organização é da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf).
‘O papel das universidades e da ciência em tempos de autoritarismo e negacionismo’ é o tema da aula magna de abertura do semestre letivo 2021.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com o palestrante professor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O evento virtual acontece hoje (17), às 10h, com transmissão pelo canal da TV Olhos d’Água, no YouTube.