Projetos incentivam estudo e capacitação
Dez projetos de educação e sustentabilidade beneficiaram 3,5 mil moradores de Salvador e Região Metropolitana
Dez projetos de educação formal, qualificação e conhecimento sobre consumo consciente e sustentabilidade beneficiaram cerca de 3,5 mil moradores de Salvador e Região Metropolitana. Desenvolvidos com o objetivo de beneficiar comunidades ancestralmente desassistidas pelos poderes públicos, os programas de apoio e redução das desigualdades contribuíram para amparar famílias em situação vulnerável.
Entre os exemplos, destaca-se o projeto Emprega Mais, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com a qualificação de trabalhadores de Camaçari, Dias d'Ávila e Simões Filho, visando criar condições para disputar vagas de emprego.
- Por meio desses projetos, ampliamos as oportunidades de jovens e adultos a partir de capacitação e qualificação profissional, além de apoiar a educação de crianças, disponibilizando recursos pedagógicos diferenciados para escolas da Região Metropolitana - afirma Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem, empresa mantenedora das ações de reparação.
Segundo Magnólia, os minicursos alcançaram o objetivo de despertar para a importância do consumo sustentável e do descarte correto dos resíduos para o meio ambiente.
Criada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, a iniciativa ofereceu cursos nas áreas de mecânico de máquina industrial, auxiliar de manutenção elétrica industrial e assistente de produção.
Jovens e adultos - Já o projeto Seja! Saberes promoveu a educação de jovens e adultos, com foco na conclusão do ensino médio e na qualificação, beneficiando um total de 89 pessoas, com formação em conferente, controle da produção e assistente de planejamento.
Parabéns à Dra. Nísia Trindade por ser indicada para ser ministra da saúde, a 1ª mulher a assumir esta posição. Tudo de bom e conto que trabalharemos juntos nos próximos anos
Mercado altera horários
Um dos pontos de comércio de alimentos mais frequentados de Salvador, o Mercado do Rio Vermelho, na av. Juracy Magalhães, vai fechar mais cedo, às 16h de hoje até dia 31 de dezembro e no dia de Natal não funciona. O novo projeto do estabelecimento, com mais de 50 anos de tradição, convida hoje para a produção de ceia de Natal diversa e inusitada, ao superar o modelo padronizado com base no estereótipo de países frios, mas inadequado para o Brasil. O portfólio mistura itens mais populares a especiarias, bebidas, artigos de ornamentação e chocolates orgânicos produzidos com amêndoas de cacau do Sul baiano.
- No mercado é possível encontrar variedade de produtos nobres para ceia, e ainda a opção de encomendar pratos prontos - afirma o gerente geral, Paulo Martins.
POUCAS & BOAS
A terceira edição do Almoço Solidário movimenta hoje (24) o Restaurante Popular de Juazeiro, com refeições gratuitas oferecidas para a população no equipamento público por ocasião da véspera do Natal. O local foi reaberto ao público em dezembro do ano passado, com o abrandamento da pandemia. Durante o ano o local oferece 800 refeições por dia ao preço simbólico de R$ 3 com alimentação balanceada nutricionalmente.
Aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Itaparica, a lei que institui o Sistema Municipal de Cultura é considerada um avanço por oferecer instrumentos para resgate e preservação do patrimônio material e imaterial. Entre as primeiras medidas previstas está a criação do plano de trabalho, a formação do conselho municipal e a previsão do fundo para dar sustentabilidade às iniciativas.
Quem estiver fora da capital baiana ou não puder acompanhar os shows do Festival Virada Salvador presencialmente terá a oportunidade de assistir todas as atrações ao vivo. O canal da Prefeitura no YouTube (@PrefSalvador) realizará a transmissão do evento durante os cinco dias da programação, com início na próxima quarta-feira (28), prolongando-se até 1º de janeiro de 2023. Serão transmitidos shows do palco principal, com início a partir das 17h. A programação no local contará com a presença de mais de 30 artistas e bandas, entre eles Bell Marques, É o Tchan, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Alok, Simone Mendes, Xand Avião, Jorge & Mateus, Durval Lélys, Xanddy Harmonia, Psirico, Léo Santana, Claudia Leitte, João Gomes, Zé Vaqueiro, Saulo, Olodum, Timbalada e Daniela Mercury.
Da Redação, com Miriam Hermes