Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 15 de abril de 2016 às 12:09 h | Autor:

PT paga caro por ter entrado no esquemão

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

E Dilma vai sofrer o impeachment ou não? O desembarque massivo de aliados de urna, de governo e de trambiques indica que sim.

Melancólico final para quem já pretendeu ser a esperança. Quando era oposição, o PT batia forte (da mesma forma que agora apanha), tão contundente era, que até parecia ser a investidura da moral e dos bons costumes. E o jogo era sujo mesmo. Políticos desfraldando (ainda hoje) a bandeira do interesse público em público, mas na real, agindo nas caladas para defender os interesses de quem lhes pagou.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Desolado, um petista da velha guarda ontem se lamentava. O PT sabia disso e brigava contra. Ao invés de mudar as regras do jogo, pisou fundo (como nunca visto).

Agora está só. E desmoralizado.

Como antes

Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) espalharam outdoors pela cidade com as fotos de deputados baianos que eles julgam ser contra o impeachment.

Num deles, fincado próximo às Sete Portas, estão Ronaldo Carletto (PP), João Carlos Bacelar (PTN), José Nunes (PSD) e Sérgio Brito.

Curioso é que a tática é a mesma usada por petistas antigamente para apontar o que julgavam ser traidores do povo. Ninguém nunca perdeu eleição por isso, ressalte-se.

No furacão

Até agora com atuação discreta, a deputada Tia Eron (PRB) entrou no olho do furacão. Vai substituir, no Conselho de Ética da Câmara, que aprecia o processo contra Eduardo Cunha, o deputado Fausto Pinato (PP-SP).

O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR), ontem bateu em Cunha e vaticinou:

- Ela ainda não disse qual é a posição, mas não deve ser coisa boa.

Tia Eron é Cunha desde menininha.

"É surreal (Cunha conduzir o impeachment). Se a gente quer de fato mudar este país, o Cunha precisa ser extirpado do cenário"

Júlio Camargo, empresário que delatou Eduardo Cunha na Lava Jato, em entrevista à Carta Capital online.

Condenado no TCE

Condenado pelo TCE a devolver R$ 1 milhão aos cofres públicos com recursos próprios, Joélcio Martins, ex-prefeito de Santa Luz (e ex-deputado), entrou com um recurso ontem julgado e perdeu. Por unanimidade.

Vai ter mesmo que coçar o bolso.

Briga pela Barra

O vereador Cláudio Tinôco (DEM) e o deputado Pablo Barroso (DEM) ainda não desistiram de brigar para fazer do Farol do Barra o point da oposição na votação do impeachment, embora os organizadores já estejam anunciando o Jardim de Alah.

Ontem, os dois impetraram um mandado de segurança argumentando que a decisão do governo foi 'autoritária e monocrática'.

O governo diz que cedeu a quem pediu primeiro, mas eles afirmam que o comunicado dos governistas foi por e-mail.

Contra o impeachment — As frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, pró-governo, com apoio da CUT, CTB e MST, vão fazer manifestação hoje (15h) no Campo Grande.

Pedágio urbano

Da série pense num absurdo, a Bahia tem precedente. Você já ouviu falar em pedágio urbano? Se mora na comunidade do Barro Duro (no limite de Salvador e Lauro de Freitas) e precisa se deslocar para bairros como Mussurunga, por exemplo, não só já ouviu como teve que pagar pedágio à concessionária Bahia Norte para circular por aquelas bandas.

Linhas urbanas em operação na região têm de pagar taxas de ida e volta a cada viagem.

Opção desastrada — Para fugir da cobrança, a concessionária sugere um itinerário que é quase uma piada: alonga o trajeto em 24 quilômetros, o equivalente a quase duas vezes a Avenida Paralela.

O caso está sob análise do Ministério Público, aguardando parecer da promotora do Consumidor, Joseane Suzart.

POUCAS & BOAS

E eis que na esculhambação geral da República aparece na Câmara, em Brasília, Alexandre Frota, ator pornô, dizendo que foi formular novo pedido de impeachment. E ia entregá-lo a Eduardo Cunha, 'o meu malvado favorito'. Já que é assim, que tal Frota estrelar um filme sobre a vida de Cunha?

Outra pérola. A PF descobriu no celular de Ricardo Pessoa, da UTC, que o codinome do ex-senador Gim Argello, preso esta semana, era Alcoólico. Agora está atrás de saber quem é Bovino Religioso, Alemão, Nazista e Descobridor da América. Dá bons personagens para o filme de Frota.

De segunda a sexta da próxima semana, quando se comemorar os 516 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, a Oscip Voluntários do Sertão estará em Santa Cruz Cabrália, na Caravana da Saúde e Cidadania. Farão 1.300 atendimentos oftalmológicos/dia, mil consultas e 300 cirurgias de catarata.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco