Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 15 de abril de 2016 às 12:09 h | Autor:

PT paga caro por ter entrado no esquemão

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

E Dilma vai sofrer o impeachment ou não? O desembarque massivo de aliados de urna, de governo e de trambiques indica que sim.

Melancólico final para quem já pretendeu ser a esperança. Quando era oposição, o PT batia forte (da mesma forma que agora apanha), tão contundente era, que até parecia ser a investidura da moral e dos bons costumes. E o jogo era sujo mesmo. Políticos desfraldando (ainda hoje) a bandeira do interesse público em público, mas na real, agindo nas caladas para defender os interesses de quem lhes pagou.

Desolado, um petista da velha guarda ontem se lamentava. O PT sabia disso e brigava contra. Ao invés de mudar as regras do jogo, pisou fundo (como nunca visto).

Agora está só. E desmoralizado.

Como antes

Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) espalharam outdoors pela cidade com as fotos de deputados baianos que eles julgam ser contra o impeachment.

Num deles, fincado próximo às Sete Portas, estão Ronaldo Carletto (PP), João Carlos Bacelar (PTN), José Nunes (PSD) e Sérgio Brito.

Curioso é que a tática é a mesma usada por petistas antigamente para apontar o que julgavam ser traidores do povo. Ninguém nunca perdeu eleição por isso, ressalte-se.

No furacão

Até agora com atuação discreta, a deputada Tia Eron (PRB) entrou no olho do furacão. Vai substituir, no Conselho de Ética da Câmara, que aprecia o processo contra Eduardo Cunha, o deputado Fausto Pinato (PP-SP).

O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR), ontem bateu em Cunha e vaticinou:

- Ela ainda não disse qual é a posição, mas não deve ser coisa boa.

Tia Eron é Cunha desde menininha.

"É surreal (Cunha conduzir o impeachment). Se a gente quer de fato mudar este país, o Cunha precisa ser extirpado do cenário"

Júlio Camargo, empresário que delatou Eduardo Cunha na Lava Jato, em entrevista à Carta Capital online.

Condenado no TCE

Condenado pelo TCE a devolver R$ 1 milhão aos cofres públicos com recursos próprios, Joélcio Martins, ex-prefeito de Santa Luz (e ex-deputado), entrou com um recurso ontem julgado e perdeu. Por unanimidade.

Vai ter mesmo que coçar o bolso.

Briga pela Barra

O vereador Cláudio Tinôco (DEM) e o deputado Pablo Barroso (DEM) ainda não desistiram de brigar para fazer do Farol do Barra o point da oposição na votação do impeachment, embora os organizadores já estejam anunciando o Jardim de Alah.

Ontem, os dois impetraram um mandado de segurança argumentando que a decisão do governo foi 'autoritária e monocrática'.

O governo diz que cedeu a quem pediu primeiro, mas eles afirmam que o comunicado dos governistas foi por e-mail.

Contra o impeachment — As frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, pró-governo, com apoio da CUT, CTB e MST, vão fazer manifestação hoje (15h) no Campo Grande.

Pedágio urbano

Da série pense num absurdo, a Bahia tem precedente. Você já ouviu falar em pedágio urbano? Se mora na comunidade do Barro Duro (no limite de Salvador e Lauro de Freitas) e precisa se deslocar para bairros como Mussurunga, por exemplo, não só já ouviu como teve que pagar pedágio à concessionária Bahia Norte para circular por aquelas bandas.

Linhas urbanas em operação na região têm de pagar taxas de ida e volta a cada viagem.

Opção desastrada — Para fugir da cobrança, a concessionária sugere um itinerário que é quase uma piada: alonga o trajeto em 24 quilômetros, o equivalente a quase duas vezes a Avenida Paralela.

O caso está sob análise do Ministério Público, aguardando parecer da promotora do Consumidor, Joseane Suzart.

POUCAS & BOAS

E eis que na esculhambação geral da República aparece na Câmara, em Brasília, Alexandre Frota, ator pornô, dizendo que foi formular novo pedido de impeachment. E ia entregá-lo a Eduardo Cunha, 'o meu malvado favorito'. Já que é assim, que tal Frota estrelar um filme sobre a vida de Cunha?

Outra pérola. A PF descobriu no celular de Ricardo Pessoa, da UTC, que o codinome do ex-senador Gim Argello, preso esta semana, era Alcoólico. Agora está atrás de saber quem é Bovino Religioso, Alemão, Nazista e Descobridor da América. Dá bons personagens para o filme de Frota.

De segunda a sexta da próxima semana, quando se comemorar os 516 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, a Oscip Voluntários do Sertão estará em Santa Cruz Cabrália, na Caravana da Saúde e Cidadania. Farão 1.300 atendimentos oftalmológicos/dia, mil consultas e 300 cirurgias de catarata.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco