Publicação analisa evolução do comércio
A laboriosa categoria dos empresários lojistas terá como um dos presentes, neste final de ano turbulento, marcado pela pandemia, a publicação do livro Caminhos do Comércio em Salvador.
O título é resultado do empenho da diretoria da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio), com apoio do Sebrae, tendo como meta narrar aspectos da metamorfose histórica de um dos setores fundadores de Salvador.
O lançamento, programado para a próxima terça-feira, dia 15, a partir das 10h, com transmissão pelo canal youtube.com/FecomercioBahia, já vem atiçando a curiosidade, não só dos lojistas, mas de todos quantos amam conhecer a trajetória da quadricentenária capital baiana.
O lançamento, em programação via internet – talk-show online –, terá a abertura pelo presidente da Fecomércio, Carlos de Souza Andrade, acompanhado do autor da publicação, o jornalista, professor e escritor Carlos Ribeiro.
Entrevistas – Serão entrevistados membros da Academia de Letras da Bahia, dois dos quais colaboradores do Grupo A TARDE, o economista e colunista Armando Avena e o arquiteto e articulista Paulo Ormindo.
Também estará na tela do monitor, para quem acompanhar o evento virtual, o arquiteto e acadêmico Francisco Senna, completando, assim, o grupo de convidados para o batismo virtual da tão esperada publicação.
O trabalho consiste, em breve síntese, em uma interpretação dos caminhos trilhados para expansão da atividade comercial, partindo dos entrepostos do Brasil Colônia até alcançar os bairros e os centros comerciais de inegável importância para Salvador.
“Os brasileiros esperam
pelas doses da vacina,
mas a União
demonstra dose de
insanidade ao propor
uma MP que prevê o
confisco de vacinas. (...)
Vamos cuidar de salvar
vidas e não interesses
políticos”
João Doria, governador de São Paulo, em publicação feita ontem em seu perfil no Twitter
Editais mantidos em jornais
A obrigatoriedade da publicação de editais de licitação em jornais de grande circulação foi mantida pelo Senado Federal ao aprovar o projeto de lei nº 4.253/20, que atualiza a Lei das Licitações, na sessão de quinta-feira (10). Na proposta que veio da Câmara dos Deputados, esse item havia sido retirado, permitindo que os editais fossem publicados apenas na internet, em sites oficiais.
A manutenção da publicação em jornais impressos favorece a transparência nas empresas estatais e de interesse público e atende melhor ao princípio constitucional da publicidade dos atos oficiais vinculados aos procedimentos de compra com dinheiro público. A lei agora segue para a sanção do presidente da República.
Fiscalização de preços
Na nova versão do Preço da Hora Bahia, os 367 mil usuários do aplicativo de pesquisa de preços contam com a possibilidade de, com apenas alguns cliques no celular, comunicar à Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) casos de estabelecimentos comerciais que se recusem a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, a exemplo de preços abusivos e discrepâncias entre o valor constante na nota e o efetivamente pago.
Além do botão “Informar problema”, a versão 1.2 do app traz outras novidades, como a consulta ao histórico de preços dos combustíveis comercializados na Bahia e a possibilidade de compartilhar, com poucos cliques, os melhores preços dos produtos nas redes sociais. Além disso, de acordo com a Sefaz-BA, gestora do Preço da Hora Bahia, o aplicativo passou por algumas reformulações no leiaute para tornar ainda mais fácil a sua utilização e melhorar também a identificação de informações relacionadas a descontos nos preços das mercadorias.
A nova versão está disponível na Apple Store e no Google Play. Quem já possui o aplicativo precisa atualizá-lo para obter as novas funcionalidades. A ferramenta também pode ser acessada pelo site precodahora.ba.gov.br.
Perfil epidemiológico
Em Barreiras teve início ontem uma programação especial para intensificar o combate à Covid-19 e traçar o novo perfil epidemiológico dos moradores. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação conta com testagem rápida para o novo coronavírus no modelo drive-thru, distribuição de máscaras e higienização de praças. Os primeiros bairros a receber a iniciativa são Morada da Lua de Baixo e Barreirinhas, que mantêm a programação durante todo o final de semana.