Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 29 de dezembro de 2021 às 6:01 h | Autor:

Quilombolas atingidos terão apoio do Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

O Coletivo de Entidades Negras (CEN) uniu-se ao Esporte Clube Bahia e à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia para oferecer apoio às comunidades de áreas remanescentes de quilombos e indígenas afetadas pelas cheias.

O objetivo é prestar solidariedade às comunidades tradicionais, localizadas no Sul, Extremo-Sul e Sudoeste do Estado, considerando terem mais dificuldade de enfrentamento dos efeitos das enchentes, por conta do cotidiano marcado pela escassez de recursos.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A ajuda pode ser em forma de donativos como gêneros alimentícios, produtos de higiene e utensílios de primeira necessidade, ou transferência bancária para conta administrada pelo CEN, via pix, banco Bradesco, pela chave do e-mail [email protected].

– Todas as comunidades já certificadas pela Fundação Palmares estão na lista de apoio – afirmou Marcos Rezende, historiador e mestre em gestão e desenvolvimento social pela Universidade Federal da Bahia.

Entre os municípios onde se localizam estas comunidades, estão Taperoá, Teolândia, Valença, Itanhém, Itambé, Itacaré e Wenceslau Guimarães, acrescentando-se também tribos e quilombos da Região Sudoeste, principalmente em Vitória da Conquista.

Fundada na Bahia, o Coletivo de Entidades Negras está presente em mais 14 estados e já alcança parcerias em quatro outros países, atuando no combate ao racismo em todas as suas manifestações.

A adesão de um clube de futebol, o Bahia, um dos mais populares do país, integra a estratégia de unir forças na sociedade civil com o objetivo de resistir ao avanço de propostas conservadoras de apologia a discriminação racial por parte de grupos supremacistas brancos.

Eu confesso que não me dei tempo para ver a agenda e nem rede social do presidente, nem de outras pessoas públicas. Estou concentrado aqui no trabalho, em salvar vidas humanas, em cuidar das pessoas
Rui Costa, governador, sobre a ausência do presidente Bolsonaro no estado diante do desastre das enchentes

Festival Lusoteropolitana

Salvador receberá a primeira edição do Festival Lusoteropolitana, encontro multiartístico que reunirá produções do Brasil e de Portugal.

Entre os dias 6 e 30 de janeiro, atividades presenciais e on-line integrarão a programação voltada ao público adulto e infantil. O festival conta com diversas ações artísticas e educativas que promovem a cena local e proporcionam um intercâmbio com a cultura lusitana.

Todas as apresentações ocorrerão no Teatro Sesi Rio Vermelho. O projeto é assinado por Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro; João Guisande, da Vixe Cia de Teatro; Maria Clara Mendes e Daniela Chávez, da Cia de Teatro Improviso Salvador, com coprodução do Sesi e Sesc.

Crítica a reajuste

O vice-presidente estadual do PSDB, Marcell Moraes, criticou o reajuste em quase 11% nas taxas municipais de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para o exercício de 2022. Entre os impostos estão a iluminação pública, multas, IPTU e outros tributos, de acordo com o decreto publicado no último dia 22. Moraes lamentou o que chamou de falta de sensibilidade com os moradores e comerciantes, já que a pandemia da Covid-19 reduziu as oportunidades no mercado de trabalho.

Lençóis de braços abertos

Solidário aos conterrâneos de dezenas de cidades severamente atingidas pelos efeitos dos temporais no Sul e no Sudoeste, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, prepara-se para receber um contingente maior de pessoas para a virada do ano.

A projeção da prefeita Vanessa Senna é de chegarem até o dia 31 de dezembro, cerca de 12 mil visitantes, o mesmo número de moradores da cidade onde também vem chovendo incessantemente, embora sem registros de enchentes de grandes proporções.

A prefeitura de Lençóis pediu à empresa terceirizada responsável pela limpeza pública a duplicação da quantidade de diaristas, considerando a possibilidade de confirmar-se a previsão de procura pelos rios e cachoeiras dos roteiros turísticos mundialmente admirados.

– Cuidamos também das estradas de acesso porque a força das águas abriu crateras e ficamos de plantão para garantir a segurança dos visitantes – disse a prefeita Vanessa Senna.

A expectativa de fluxo aumenta hoje com a suspensão dos temporais, caso se confirme a previsão divulgada pelo Serviço de Meteorologia, animando os visitantes a pegar a rodovia BR-242 e entrar no trevo para os 12 km de estrada até a sede do município.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco