Refúgio é com Santo Antônio
Confira a coluna Tempo Presente desta quarta-feira
O município de Santo Antônio de Jesus saiu na frente dos outros 416 baianos e foi o único contemplado com recursos para ajuda a migrantes e refugiados, transferidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Apenas outros 14 municípios brasileiros receberam o apoio, aumentando a façanha santo-antoniense, considerando ainda outro aspecto relevante, o de não estar a cidade entre as preferidas pelos estrangeiros em busca de refúgio. É um caso inusitado, senão inédito, de uma cidade em busca de migrante, para justificar o destino da verba, quando o normal é o caminho inverso.
São quase 9 milhões de reais investidos como repasse emergencial para acolhimento de 3.738 pessoas, segundo a planilha divulgada pelos gestores públicos.
A surpresa causou o “thalma”, ou "vontade de saber", sensação mobilizadora de recursos de pensamento na comunidade acadêmica dedicada ao estudo das migrações, um dos temas mais preocupantes da atualidade.
Para os especialistas da universidade baiana, é importante ter conhecimento dos critérios de seleção dos municípios pois Santo Antônio de Jesus, a única cidade contemplada com recursos federais, não está entre os que mais recebem migrantes na Bahia.
Uma boa ideia seria solicitar ao governo federal a consulta às universidades e órgãos da sociedade civil para acessar dados confiáveis sobre a situação migratória na Bahia.
Exceto se a distribuição tem outros objetivos, sabendo-se do perfil das combinações entre políticos de todas as colorações partidárias, o senso de justiça equitativa sugere proporcionalidade no atendimento às demandas.
“Não há nenhum indicador econômico que dê sustentação a uma posição de manutenção nominal da taxa de juros e toda a sociedade, incluindo o governo e setores empresariais, aguarda por essa queda” rui costa, ministro da Casa Civil, reiterando posição do governo Lula contra as altas taxas de juros do BC
Millenium premia inovação
O Instituto Millenium lançou concurso para premiar pesquisas que tenham soluções viáveis para os problemas sociais e econômicos do Brasil. Os interessados devem apresentar alternativas fundamentadas em pesquisa para um dos desafios indicados. As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de agosto. Para participar, basta enviar o artigo para o e-mail [email protected]. Os vencedores vão ganhar o prêmio de R$ 3.000 cada um e terão seus artigos publicados nos canais do Instituto Millenium. O edital está disponível no endereço: https://institutomillenium.org.br/ challenge-papers/
POUCAS & BOAS
Dados divulgados ontem indicam que 85% das lavouras do milho plantado em 180 mil hectares (ha) na região oeste da Bahia já foram colhidos. O levantamento foi realizado pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com participação de diversas outras instituições e representantes de órgãos públicos. Conforme os resultados encontrados na pesquisa, a produtividade média na safra 2022/23 é de 185 sacas por ha, com expectativa de somar um volume total de 1,78 milhão de toneladas.
Em Guanambi acontece hoje o lançamento do voo comercial entre a cidade e Salvador, cuja primeira viagem deve acontecer na próxima semana. Com início às 9h30, o evento acontece no gabinete do prefeito Nilo Coelho, com a presença de representantes do poder legislativo, da empresa Voe Pass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) e da comunidade. A previsão inicial é de cinco viagens por semana, com saída de Salvador às 19h10 e de Guanambi às 21h05.
Voltado para a criançada, o Ita Pedrinho foi lançado ontem pela prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A instituição vai coordenar o evento, na Arena Zé Cachoeira, no dia 2 de julho. A programação terá apresentações musicais, teatrais, artísticas, além do Concurso da Rainha e do Rei do Milho. O evento infantil faz parte da programação do Ita Pedro 2023, que agita a cidade entre 30 de junho e 3 de julho.