Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 25 de março de 2025 às 4:17 h | Autor:

Reparação e Ufba unidas pela África

Em formato “seminário”, o encontro no salão nobre da reitoria, no Canela, vai reunir artes plásticas, música, entre outros

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia -

A efeméride atende à vontade popular, ao ser instituída pela Lei número 14.519/2022, justificada no texto, “pela persistência e resiliência de todas as expressões de raízes africanas”.

A data escolhida foi 21 de março, unindo “asè” como o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, estabelecida ONU, mas hoje cedo, logo pela manhã, há um encontro na reitoria da Ufba para debater temas relacionados às estratégias antirracistas.

Um dos organizadores do encontro, realizado pelo terceiro ano consecutivo, Ailton Ferreira, ativista de bairros e idealizador do Reparação, apressou-se em divulgar a programação prevista para começar às 8 horas de hoje, terminando meio-dia, portanto, é esta nota #partiureitoria sem demora.

Além da reitoria da Universidade Federal da Bahia, o evento conta com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), afirmou Ailton Ferreira.

Em formato “seminário”, o encontro no salão nobre da reitoria, no Canela, vai reunir artes plásticas, música, capoeira, gastronomia e sociologia, todas em viés atribuído a uma suposta identidade “africana”.

Nesta perspectiva, as atividades vão incluir discussões de temas relacionados ao primeiro continente, onde a vida humana começou há sete milênios em Terra, nas sagradas Etiópia de Haile Selassie e os adoradores de Ras Tafari I.

Guia antirracista de Midiã

O presidente do Fórum das Entidades Negras, Raimundo Bujão, saudou a iniciativa do lançamento do primeiro guia antirracista: o livro “Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares”, de autoria da jornalista Midiã Noelle.

A principal liderança das entidades pretas e todo o grande público afro-brasileiro estão intimados a superlotar as dependências da Livraria LDM, no Vitória Boulevard, dia 5 de abril, às 15 horas.

"Toda iniciativa deste tipo é válida, pois o combate ao racismo não tem trégua", afirmou Raimundo Bujão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco