Revista da Imprensa chega ao número 7
Confira a coluna Tempo Presente desta quinta-feira

A Associação Bahiana de Imprensa anunciou para o próximo sábado, dia 5, o lançamento da 7ª. Edição da revista Memória da Imprensa, com mais uma coleção de entrevistas com gabaritados profissionais de comunicação.
O encontro para festejar o novo número está programado para a sede da veneranda instituição, no auditório do imponente edifício Ranulfo de Oliveira, localizado no Viaduto da Sé.
“Comunicação e violência” será o tema de uma roda de conversa entre articulistas do “Memória da Imprensa”, nesta edição dedicada às fotojornalistas, no ensaio “Elas por Elas”, com imagens de autoria de Shirley Stolze, Sora Maia, Marina Silva, Carol Garcia, Lúcia Correia Lima e Paula Fróes.
Entre as celebridades da imprensa laureadas com a outorga da pauta especial, destaca-se agora Carmela Talento, jornalista de alta proa, ao fazer história como secretária de Comunicação da gestão Lídice da Mata, como prefeita.
Também estão nas páginas da publicação os aspectos positivos das carreiras de Raimundo Lima, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, na greve de 1988; e Anna Valéria, telejornalista recentemente iniciada na seara política.
Show - Para rebrilhar o lançamento, Raimundo Lima ficou de dar um show, na figura de “Rallie”, como passou a ser conhecido no meio musical, ao desenvolver seus dotes de cantor, após uma muito bem-sucedida trajetória servindo ao governo de Angola.
O leitor terá acesso a detalhes da produção de reportagem nas palavras do cinegrafista Dalvo Santana enquanto a arte da revisão, setor em fase terminal, terá sua vez com as lembranças de Cora Lima.
Cajaty lança primeiro livro
A fisioterapeuta Emília Cajaty, carioca de nascimento, filha e neta de piauienses e premiada com uma cambada de primos de Salvador, vai lançar seu livro de estreia de poesia influenciada por múltiplos brasis, como revela, com eloquência, sua história de vida, única e autêntica.
O primeiro filho de papel tem “parto” previsto para maio, e vai chamar-se “De corpo inteiro”. São frações de memórias registradas na vivência de Emília Cajaty desde a zona norte do Rio a Paris, no ritmo de aventuras - e algumas desventuras -, sempre permeadas pela inclinação para o amor como forma de doar sentido à vida.
POUCAS & BOAS
A praça Nova do Congresso, em Senhor do Bonfim, abriga até amanhã a Feira de Serviços do Mês Azul com ações voltadas ao acolhimento, inclusão, valorização e reconhecimento das pessoas com autismo e suas famílias. O evento faz parte da Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), aberta segunda-feira com um simpósio sobre o tema na Igreja Batista do bairro Santos Dumont.
Começa hoje a décima turma do Curso de Formação em Pedagogia Griô, criado pela baiana Lillian Pacheco, com base na experiência como fundadora da Grãos de Luz e Griô, em Lençóis. O método visa capacitar educadores para práticas de ensino convencional por meio da imersão nas tradições orais e na sabedoria popular. O curso em modo presencial e virtual, acontece em parceria com o Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo (Diversitas/USP).
A 1ª Feira Literária Intercultural da Bacia do Rio Grande (Flibarg) vai movimentar o Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, nos dias 24 e 25 de abril, com homenagens ao barreirense que fez parte do Tropicalismo, Alcyvando Luz. Entre os eventos já confirmados, a mesa de abertura ‘Encruzilhadas e Escrevivências de Mulheres Negras Afrodiaspóricas’, vai reunir Marilde Guedes, Teresinha Oliveira, Mayara Soares e Napoliana Santana. A organização geral é da escritora e poeta Márcia Rasia, através de projeto selecionado em edital da Fundação Pedro Calmon.