Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Com Luiz Fernando Lima

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 12 de novembro de 2014 às 10:31 h | Autor:

Rui e Neto, as apostas para o início do duelo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ilustração, pombas, paz
Ilustração, pombas, paz -

O mundo político baiano dá como favas contadas, se o acaso não interferir, que Rui Costa, o governador eleito, e ACM Neto, o prefeito de Salvador, vão duelar em 2018.

A questão é que até lá Neto tem uma eleição no caminho, a de 2016, quando tentará a reeleição. Por aí, o que se discute é quando o duelo vai começar, se já ou mais adiante.
Há duas teses em jogo. Uma, preconizada pelos petistas mais xiitas: as cartas devem ser postas na mesa já, forjando nomes governistas, para chegar a 2016 com um nome competitivo com Neto fragilizado.

Outra, a mais sensata (para os dois, para a Bahia e para Salvador), que os dois cuidem de administrar em 2015 e briguem em 2016.

Para Neto, obviamente a opção preferencial é a segunda. Rui ainda não se posicionou.

Mais duas teses - No entorno de ACM Neto também há outro debate.
Neto advoga a fusão do DEM com outro partido, preferencialmente o PMDB, o que abriria uma janela no poder.
José Carlos Aleluia, presidente estadual do DEM e deputado federal eleito, é contra. Acha que fusão abre uma janela sim, mas para alguns debandarem para outra legenda.

Sem acordo - É nesse bolo que entram as intrigas e futricas políticas em torno da disputa pela presidência da Câmara de Salvador; como a suposta união do PT com o PTN.
Se houver tal acordo, com pelo menos um deputado do PTN o PT não vai contar. Carlos Geilson, de Feira de Santana, ligado ao prefeito Zé Ronaldo (DEM), já disse:
- Eu tenho um campo claramente definido. E é nele que vou ficar.

Mudança no Sebrae

Edival Passos não é mais diretor-superintendente do Sebrae. Ontem, o conselho deliberativo da instituição, presidido pelo novo presidente da Fieb, Ricardo Alban, derrubou a diretoria. Ou melhor, da atual, só deixou Lauro Passos (diretor técnico), colocando ao lado dele Adva Furtado e Franklin Santos.

Mais duas teses - O Sindipec, o sindicato que representa os empregados do Sebrae, não gostou da permanência de Lauro Passos.
Mandou carta a Jaques Wagner e aos conselheiros dizendo que repudia o fato. Acusa ele de praticar 'assédio moral'.

Trégua em plenário

Sem acordo na Assembleia para o que mais interessa, os projetos que reorganizam a PM e os R$ 800 milhões que o governo quer para estender o metrô até Cajazeiras. Ontem, só se votaram projetos lights, entre eles o que concede o título de Cidadão Baiano ao ministro Marco Aurélio Mello, do STF.

Marco Aurélio está com moral, pelo visto. Em 2012, projeto que concedia título idêntico a Joaquim Barbosa foi engavetado.

Expurgo geral

O PSB decidiu banir dos seus quadros todos os infiéis, destituindo todas as comissões provisórias e formando uma comissão de 11 membros para reorganizar o partido.
O PSB avalia que a candidatura de Marina Silva à presidência da república não impulsionou nenhuma das candidaturas do partido na Bahia nem no Brasil, e a força do voto útil, usado pelo DEM e pelo PT, inviabilizou a candidatura de Lídice da Mata ao governo.

Entre os infiéis do partido está Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, candidata à reeleição.

Solidão

Rute Fiúza, a mãe de Davi Fiúza, que dia 24 de outubro foi sequestrado por um grupo de homens na Rua Vila Verde, Estrada Velha do Aeroporto, e ninguém mais ouviu falar dele, arrancou lágrimas ao falar ontem na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia:

- Os homens chegaram sem máscara, sem nada, e ninguém sabe dizer alguma coisa? Dizem que Deus, Oxalá, está do meu lado. Mas eu me sinto só.

Saída honrosa

No tiroteio da disputa pela presidência da Assembleia entre Alan Sanches (PSD), Rosemberg Pinto (PT) e Marcelo Nilo (PDT), o deputado Sargento Isidório (PSC) soltou essa:
- Eu sou a saída honrosa do impasse.

Bico calado

A CPI da Telefonia tem hoje nova rodada de negociações na Assembleia em reunião a portas fechadas com representantes das operadoras e dos ministérios públicos federal e estadual. O relator, deputado Joseildo Ramos, diz que as negociações ocorrem de forma reservada para evitar que a publicização perturbe o acordo para se firmar um TAC:
- As negociações são delicadas, porque no setor há intensa concorrência. O que for possível faremos no TAC, o que não for, o MPF e o MP-BA se encarregarão.

Emenda das antenas - O senador Walter Pinheiro (PT), que em Brasília acompanha de perto a questão das operadoras de telefonia celular, festejou ontem a aprovação na Comissão de Ciência e Tecnologia de um substitutivo na lei geral das antenas que unifica as regras para instalação das torres.
O item é um dos grandes problemas na balbúrdia da telefonia celular.

POUCAS & BOAS

Secretários de Trabalho de todo o país estarão reunidos em Salvador amanhã festejando os 25 anos do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset). A programação começa às 9h com reunião no Salão de Mídia da Arena Fonte Nova e vai até as 19h com um ato no Hotel Sheraton.

Luiz Octávio, secretário de Turismo de Porto Seguro, recebeu ontem em São Paulo o Prêmio Ala Jovem PJB. A PJB é a empresa que faz anualmente a escolha dos agraciados. Em votação pela internet, Porto Seguro recebeu nada menos que 10 milhões de votos.

Moradores da Rua Machado Neto, ladeira transversal da Rua Ceará, na Pituba, queixam-se de que manobristas de escolas, academias e restaurantes estão usando os dois lados como estacionamento, dificultando a circulação, principalmente à noite. Não raro, o engarrafamento bate na Rua Ceará.

Nos meios governistas, o prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa, o Furão, virou motivo de piada. Está eleito o pula-pula do ano. Era Rui Costa, pulou para Paulo Souto, voltou, depois foi de novo. Nas idas e vindas chegou à eleição com Rui. Ainda deu sorte.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco