Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 14 de abril de 2016 às 10:00 h • Atualizada em 21/01/2021 às 0:00 | Autor:

Segundo Otto, Cunha é quem dita o que quer

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Diz o senador Otto Alencar (PSD) que no momento o homem da República é Eduardo Cunha, o presidente da Câmara.

É réu em 22 processos, seis deles oriundos da Lava Jato, e, ao invés de ser incomodado, controla a Câmara como nunca se viu:

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

- O processo contra ele, no Conselho de Ética, tem cinco meses e está parado. O do impeachment de Dilma tem três semanas e já vai ser votado. É impressionante.

De fato, Cunha, um corrupto carimbado, comanda o impeachment de uma presidente sobre a qual nada se diz no pessoal. Tal situação suscita uma pergunta instigante: Dilma está tão mal assim que consegue até ofuscar o olhar da nação sobre Cunha, ou é a representação política que apodreceu de vez?

Decida você.

Lama — Um conhecido parlamentar baiano em Brasília diz que para cada situação há uma música. Para a situação atual, o imbróglio entre Dilma, Michel Temer e Eduardo Cunha, a mais indicada é Lama, cantada por Maria Bethânia. Começa assim:

Se eu quiser fumar, eu fumo

Se eu quiser beber, eu bebo

Não me interessa mais ninguém

Se o meu passado foi lama

Hoje quem me difama

Viveu na lama também...

Pressão em rede

Os 37 deputados do PP decidiram desembarcar do governo, com as restrições dos quatro baianos, Cacá Leão, Roberto Brito, Mário Negromonte Jr. e Ronaldo Carletto.

Resultado: eles têm recebido um turbilhão de mensagens pelas redes sociais pedindo que votem a favor do impeachment.

O placar está dando Cacá 500 mil, Roberto Brito 520 mil e Carletto, o campeão, 600 mil.

"Digo qual é o meu primeiro ato pós-votação na Câmara. A proposta de um pacto, de uma nova repactuação entre todas as forças políticas, sem vencidos e sem vencedores. (...) Se eu perder, sou carta fora do baralho"

Dilma, ontem, em entrevista coletiva a jornalistas em Brasília, dizendo o que fará após a votação do processo de impeachment, no próximo domingo.

Impeachment no Farol

Grupos governistas e opositores pediram à SSP proteção policial para manifestações pró e contra o governo domingo no Farol da Barra.

O impasse dos dois pedidos gerou rebu. Os contra acusaram o governo de boicote dizendo que sempre fizeram manifestações lá e chegaram a montar um telão.

Também que já estão anunciando a manifestação há algum tempo, mas a SSP ponderou: fica quem pediu primeiro.

Os governistas chegaram 24 horas antes.

Conforto no choro — Os opositores estão procurando outro lugar. Entre esperneios, nas redes sociais houve quem levasse a derrota no Farol com bom humor. Dizem que o lugar é aprazível para a alegria, 'mas para quem vai chorar, talvez seja melhor'.

Caso Vanádio

Sobre a nota Mais crise, ontem publicada, relatando problemas que a Vanádio Maracás, subsidiária da Largou Resources, estaria enfrentando, Alexandre Brust, presidente da Companhia Bahiana de Pesquisas Minerais (CBPM), diz que conversou com Paulo Misk, novo presidente da empresa, e esclarece o seguinte:

1 - Desde que começou a operar, em maio de 2014, a Vanádio jamais atrasou salários.

2 - Os R$ 555 milhões citados na nota referem-se ao total dos investimentos da mineradora. A recente negociação com os bancos diz respeito apenas ao refinanciamento do serviço da dívida.

3 - O mercado ontem fechou a US$ 6,6 por tonelada, superior aos custos de produção.

POUCAS & BOAS

* A poetisa Myriam Fraga, ex-diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, falecida em fevereiro, vai ser homenageada hoje (18h) in memoriam pela Associação Comercial da Bahia (ACB). O diretor da ACB, Arthur Guimarães Sampaio, comanda a solenidade.

* A Fundação Lar Harmonia realiza de segunda próxima a domingo a XII Semana Espírita. Na abertura, segunda (18h), haverá a comemoração dos 18 anos do Centro Espírita Harmonia.

* A Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc), na categoria Serviços de Educação, e o restaurante Tedesco, de Santo Antônio de Jesus, na categoria Serviços de Turismo, ganharam a etapa nacional do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas). Com concorrentes de todo o país, mostraram ter as melhores práticas de gestão.

Colaborou: Regina Bochicchio

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco