Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 25 de maio de 2024 às 0:00 h | Autor:

Seminário debate Direito Imobiliário

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Seminário debate Direito Imobiliário
-

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) anunciou a realização, em Salvador, do Seminário Jurídico CBIC, tido como um dos mais importantes encontros de gestores e profissionais do setor no país.

O simpósio representa a união das forças de entidades diversas, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o poder de nomear o encontro; o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Senai Nacional e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Os organizadores projetam a presença de 400 pessoas inscritas, distribuídas entre o ambiente jurídico, autoridades municipais e estaduais e representantes do setor da construção e do mercado imobiliário.

O Seminário Juridico CBIC está programado para o auditório da Fieb, nos dias 13 e 14 de junho, recomendando-se a prudência de confirmar presença com a antecedência possível, devido à alta procura por vagas limitadas.

Entre os palestrantes, estão o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, ao abordar os “Desafios para a Redução da Litigiosidade no Setor da Construção e no Mercado Imobiliário”, e o professor doutor Melhim Namem Chalhub, membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, ao tratar dos 60 anos da Lei de Incorporação Imobiliária.

O presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, reforça a importância do evento para o setor imobiliário.

– Para nós, é uma grande honra sermos os anfitriões do Seminário Jurídico CBIC, um lugar de troca de experiências e que reunirá os melhores especialistas para fortalecer ainda mais nosso mercado e o segmento do direito imobiliário – afirma o presidente da Ademi-Ba.

“Mistérios dos Cerrados”

Terceiro livro editado com o selo da Academia Barreirense de Letras, ‘Mistérios dos Cerrados’ será lançado hoje, às 15h30, na sede da entidade. O evento deve reunir a maioria dos 29 autores que fazem parte da coletânea de contos, organizada pelos escritores Franco Porto e Théo Santos. O evento faz parte da programação da 7ª Festa Literária de Barreiras (Flib), que foi aberta dia 23 e será encerrada neste sábado com o tema ‘Vozes Femininas na Literatura’. Nos três dias dedicados à arte e cultura em diferentes espaços do Centro Histórico, foram lançados na Casa da ABL 30 títulos em variados gêneros e estilos.

Trancoso em apuros

A recente aprovação de um loteamento no entorno de Trancoso, que envolve figurões da política baiana, é o ponto nodal de intenso ruído que promete desdobramentos jurídicos, urbanísticos e ambientais. Segundo informações obtidas com exclusividade por A TARDE, a principal crítica seria um falho estudo de impacto de tráfego e vizinhança, além do padrão desse novo empreendimento, que deverá ter lotes de 500 metros quadrados.

Alguns críticos do projeto, que preferem não se identificar por receio de perseguição, afirmam que a ideia é transformar um dos balneários mais exclusivos do sul do Estado numa espécie piorada do que fizeram com Praia do Forte. Ambientalistas cobram do futuro prefeito ou prefeita uma rápida revisão do PDDU como forma de paralisar o crescimento desorganizado da região. Uma das pré-candidatas ao pleito de outubro, a deputada Claudia Oliveira já afirmou que tem um carinho especial por Trancoso e região.

– Vamos analisar as leis urbanísticas aprovadas pela atual gestão e com muita parcimônia não deixaremos de revê-las caso seja comprovada alguma irregularidade – afirmou.

Desafio Sebrae

Ainda repercute em Pojuca a conquista do primeiro lugar na categoria Ensino Médio Regular, na premiação nacional do Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae, pelos estudantes do Colégio Técnico Mário Barbon/Fundação José Carvalho (FJC). Com o desafio de gerir uma produtora de audiovisual e produzir um curta-metragem, sob a orientação do professor mentor, Delmaci Ribeiro, a equipe ‘ Três é Demais’ foi formada pelas estudantes Cailane Queiroz, Giulia Pereira e Ana Flávia Souza.

da redação, com Miriam Hermes

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco