Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 14 de abril de 2022 às 6:02 h | Autor:

Seminário debate sofrimento social

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Evento será realizado no Pavilhão Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia
Evento será realizado no Pavilhão Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia -

O Seminário Permanente de Filosofia, Crítica e Sociedade retoma as atividades presenciais hoje às 10h30min, no Pavilhão Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, na Estrada de São Lázaro, bairro da Federação.

O encontro programado para a Sala de Videoconferência terá Hélio Alexandre Silva, como professor convidado, ao abordar o tema do "sofrimento social como dimensão da pobreza".

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As atividades de conhecimento são organizadas pelos professores Leonardo da Hora, Paulo Bodziak e Vinicius dos Santos, do Departamento de Filosofia da Ufba, além de Hélio Silva, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), no campus de Marília.

O seminário tem a proposta de pesquisa de temas sociais com abordagem filosófica, em quatro encontros mensais por semestre, totalizando oito por ano.

A cada semestre um tema específico é abordado, tomando por pressuposto o caráter "permanente" dos debates, ou seja, não há um prazo para conclusão.

O objetivo, segundo os professores organizadores, é criar um espaço privilegiado de diálogo acerca das pesquisas realizadas em torno de determinados temas de filosofia e crítica social.

Com essa proposta, já foram abertas discussões sobre os "afetos no capitalismo", "a questão da alienação" e "os efeitos do neoliberalismo", entre outras pautas relevantes, considerando os princípios dea atualidade, importância e interesse.

Durante a pandemia, por conta da necessidade de maiores cuidados para evitar risco de infecção, as atividades haviam migrado para o ambiente digital, diferentemente da atividade de hoje, correspondendo à sensação de superação de parte das dificuldades geradas pela pandemia.

Tem 24 anos agora, acho que ninguém [aqui] conhece ele [Renan], vive com a mãe, há muito tempo está longe de mim, mas recebo de vez em quando aqui. Tem a vida dele, não sei se está certo ou errado
Jair Bolsonaro, presidente, sobre a investigação contra seu filho Renan por lavagem de dinheiro

Apoio a refugiados

Representantes da entidade civil sem fins lucrativos Organização Internacional para as Migrações (OIM) estarão presentes em Salvador, para a cerimônia de entrega dos cartões-alimentação para migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade no Brasil.

O encontro será dia 19 no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, onde instalou-se uma comunidade de migrantes. de. Um primeiro grupo já recebeu o passe ontem pela manhã.

A iniciativa de apoiar a segurança alimentar é o resultado do acordo de cooperação do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), tendo como parceiro o Centro Monsenhor José Hamilton da Paróquia do CAB.

POUCAS & BOAS

A 7ª Pesca Solidária movimentou ontem o entorno do lago no Parque Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana, em atividade organizada pela Secretaria de Meio Ambiente local. A ação teve por objetivo a pesca de diversas espécies de peixes adultos para reduzir a quantidade existente e reintroduzir os alevinos para renovação do plantel.

Ação semelhante acontece em Itapetinga, onde a pesca foi liberada através de decreto municipal para a população capturar os peixes para consumo próprio no Parque Poliesportivo da Lagoa. A autorização prevê a utilização de anzol e começou a valer ontem até domingo, seguindo uma tradição local.

Em Itacaré ainda repercute o Prêmio de Turismo Responsável Latin América 2022 concedido ao Movimento Mecenas da Vida Fraternidade e Paz, com atuação na APA Costa de Itacaré/Serra Grande, pelo Programa Turismo CO2 Legal Guardiães do Clima. A premiação foi entregue durante o evento World Responsible Tourism Award, realizado na semana passada em São Paulo. O programa premiado está transformando a APA em destino turístico desde 2009, com ações socioambientais em defesa do clima, com envolvimento de moradores da região, visitantes, proprietários rurais, empresários, comunidades tradicionais e poder público.

Com uma Marujada será aberta hoje a festa de São Benedito na cidade de Prado, onde o santo é reverenciado pelas ruas da cidade há 119 anos. O evento, que prossegue até o dia 18 de abril, conta com missas, procissão, quermesse e visita da imagem de Nossa Senhora D’Ajuda, do distrito de mesmo nome em Porto Seguro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco