Seminário debate sofrimento social
O Seminário Permanente de Filosofia, Crítica e Sociedade retoma as atividades presenciais hoje às 10h30min, no Pavilhão Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, na Estrada de São Lázaro, bairro da Federação.
O encontro programado para a Sala de Videoconferência terá Hélio Alexandre Silva, como professor convidado, ao abordar o tema do "sofrimento social como dimensão da pobreza".
As atividades de conhecimento são organizadas pelos professores Leonardo da Hora, Paulo Bodziak e Vinicius dos Santos, do Departamento de Filosofia da Ufba, além de Hélio Silva, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), no campus de Marília.
O seminário tem a proposta de pesquisa de temas sociais com abordagem filosófica, em quatro encontros mensais por semestre, totalizando oito por ano.
A cada semestre um tema específico é abordado, tomando por pressuposto o caráter "permanente" dos debates, ou seja, não há um prazo para conclusão.
O objetivo, segundo os professores organizadores, é criar um espaço privilegiado de diálogo acerca das pesquisas realizadas em torno de determinados temas de filosofia e crítica social.
Com essa proposta, já foram abertas discussões sobre os "afetos no capitalismo", "a questão da alienação" e "os efeitos do neoliberalismo", entre outras pautas relevantes, considerando os princípios dea atualidade, importância e interesse.
Durante a pandemia, por conta da necessidade de maiores cuidados para evitar risco de infecção, as atividades haviam migrado para o ambiente digital, diferentemente da atividade de hoje, correspondendo à sensação de superação de parte das dificuldades geradas pela pandemia.
Tem 24 anos agora, acho que ninguém [aqui] conhece ele [Renan], vive com a mãe, há muito tempo está longe de mim, mas recebo de vez em quando aqui. Tem a vida dele, não sei se está certo ou errado
Apoio a refugiados
Representantes da entidade civil sem fins lucrativos Organização Internacional para as Migrações (OIM) estarão presentes em Salvador, para a cerimônia de entrega dos cartões-alimentação para migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade no Brasil.
O encontro será dia 19 no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, onde instalou-se uma comunidade de migrantes. de. Um primeiro grupo já recebeu o passe ontem pela manhã.
A iniciativa de apoiar a segurança alimentar é o resultado do acordo de cooperação do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), tendo como parceiro o Centro Monsenhor José Hamilton da Paróquia do CAB.
POUCAS & BOAS
A 7ª Pesca Solidária movimentou ontem o entorno do lago no Parque Erivaldo Cerqueira, em Feira de Santana, em atividade organizada pela Secretaria de Meio Ambiente local. A ação teve por objetivo a pesca de diversas espécies de peixes adultos para reduzir a quantidade existente e reintroduzir os alevinos para renovação do plantel.
Ação semelhante acontece em Itapetinga, onde a pesca foi liberada através de decreto municipal para a população capturar os peixes para consumo próprio no Parque Poliesportivo da Lagoa. A autorização prevê a utilização de anzol e começou a valer ontem até domingo, seguindo uma tradição local.
Em Itacaré ainda repercute o Prêmio de Turismo Responsável Latin América 2022 concedido ao Movimento Mecenas da Vida Fraternidade e Paz, com atuação na APA Costa de Itacaré/Serra Grande, pelo Programa Turismo CO2 Legal Guardiães do Clima. A premiação foi entregue durante o evento World Responsible Tourism Award, realizado na semana passada em São Paulo. O programa premiado está transformando a APA em destino turístico desde 2009, com ações socioambientais em defesa do clima, com envolvimento de moradores da região, visitantes, proprietários rurais, empresários, comunidades tradicionais e poder público.
Com uma Marujada será aberta hoje a festa de São Benedito na cidade de Prado, onde o santo é reverenciado pelas ruas da cidade há 119 anos. O evento, que prossegue até o dia 18 de abril, conta com missas, procissão, quermesse e visita da imagem de Nossa Senhora D’Ajuda, do distrito de mesmo nome em Porto Seguro.