Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 24 de janeiro de 2026 às 2:34 h | Autor:

Seminário renova fé em luta por moradias

Coluna Tempo Presente deste sábado, 24

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Dom Sérgio da Rocha
Dom Sérgio da Rocha -

Terminam hoje, por R$ 25, as inscrições para quem queira participar do Seminário da Campanha da Fraternidade 2026, tendo a moradia como tema central.

O encontro de capacitação será realizado domingo dia primeiro no auditório Cardeal Dom Geraldo Majella Agnello da Cúria Metropolitana Bom Pastor, avenida Leovigildo Figueira, 270, bairro do Garcia.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O arcebispo metropolitano de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, articulista titular de A TARDE, aos domingos, está confirmado na atividade de treinamento e partilha de saberes sobre o direito à residência.

O interesse da Igreja Católica em contribuir para a luta por moradia digna para todas as pessoas converge com o artigo sexto da Constituição Brasileira: o direito da cidadania à habitação, um dos pilares do Estado de bem-estar social.

Como é de praxe, utilizando-se o método das citações de textos tidos como sagrados para a religião, a campanha tem suporte no capítulo 1, versículo 14 de Jó, referindo a presença do salvador Jesus Cristo: “ele veio morar entre nós”.

O Livro de Jó dá um testemunho de fé inabalável, ao perder todas as riquezas o personagem bíblico, mantendo, no entanto, sua confiança no Altíssimo como forma de manter-se justo e íntegro.

A história da Bíblia pode guardar semelhanças e afinidades com as de milhares de sem-teto, uma chaga, muitas famílias tendo perdido suas posses a ponto de separarem-se em pais e filhos nas noites ao relento.

Organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), a atividade formará pessoas sobre aspectos da realidade da moradia no Brasil, viabilizando às católicas e católicos assumirem a missão de levar a Palavra às comunidades.

Lavagem da Conceição

A Associação dos Moradores de Itapuã vai homenagear o pescador Ulisses Santos e a liderança das baianas Teresa Sousa na Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Teresa chega de Itinga com um grupo de baianas e carrega a herança de sua mãe, uma das pioneiras da festa. As escolhas foram feitas em reuniões organizadas por moradoras do bairro. Neste ano, a lavagem foi antecipada por imposição do calendário, pois ocorre três dias após a festa de Iemanjá no Rio Vermelho. A primeira semana de fevereiro, assim, une dois louvores à mesma orixá, embora Itapuã tenha registros mais antigos.

POUCAS & BOAS

O lançamento do Barreiras Folia 2026, que acontece entre 13 e 17 de fevereiro, reuniu foliões, autoridades e artistas no Centro Histórico da cidade na última quinta-feira. Com o tema Chama que Contagia, o festejo é tradicional e reúne anualmente além dos barreirenses, também turistas da região e estados vizinhos como Goiás, Piauí e Tocantins, além do Distrito Federal. Com mais de 40 atrações e três circuitos oficiais, a festa de momo também impacta positivamente na economia local e regional.

Com percurso de aproximadamente 100 km pelas estradas vicinais de Seabra, na Chapada Diamantina, acontece, hoje, a nona edição do Rally da Chapada, reunindo pilotos em busca do turismo de aventura para vivenciar a tradicional gincana automotiva. No trajeto eles terão os cenários de montanhas e vales e passarão por diversos locais históricos do município, além de cumprirem tarefas sociais e ambientais, como doação de alimentos e plantio de mudas nativas da região chapadeira.

Ainda na Chapada Diamantina, o Vale do Capão, em Palmeiras, recebe, hoje, o grupo Pé de Cerrado, que começa pela Bahia a circulação nacional de 2026 para comemorar 25 anos de história. Hoje tem aula-espetáculo no Circo do Capão, em parceria com o grupo baiano Família Vagamundi. Amanhã a trupe brasiliense fará o espetáculo ‘Os Brincantes’, que mistura ritmos como bumba meu boi, maracatu, carimbó, ciranda, entre outros, reunindo música, circo e poesia. A circulação tem patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco