Seminário renova fé em luta por moradias
Coluna Tempo Presente deste sábado, 24

Terminam hoje, por R$ 25, as inscrições para quem queira participar do Seminário da Campanha da Fraternidade 2026, tendo a moradia como tema central.
O encontro de capacitação será realizado domingo dia primeiro no auditório Cardeal Dom Geraldo Majella Agnello da Cúria Metropolitana Bom Pastor, avenida Leovigildo Figueira, 270, bairro do Garcia.
O arcebispo metropolitano de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, articulista titular de A TARDE, aos domingos, está confirmado na atividade de treinamento e partilha de saberes sobre o direito à residência.
O interesse da Igreja Católica em contribuir para a luta por moradia digna para todas as pessoas converge com o artigo sexto da Constituição Brasileira: o direito da cidadania à habitação, um dos pilares do Estado de bem-estar social.
Como é de praxe, utilizando-se o método das citações de textos tidos como sagrados para a religião, a campanha tem suporte no capítulo 1, versículo 14 de Jó, referindo a presença do salvador Jesus Cristo: “ele veio morar entre nós”.
O Livro de Jó dá um testemunho de fé inabalável, ao perder todas as riquezas o personagem bíblico, mantendo, no entanto, sua confiança no Altíssimo como forma de manter-se justo e íntegro.
A história da Bíblia pode guardar semelhanças e afinidades com as de milhares de sem-teto, uma chaga, muitas famílias tendo perdido suas posses a ponto de separarem-se em pais e filhos nas noites ao relento.
Organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), a atividade formará pessoas sobre aspectos da realidade da moradia no Brasil, viabilizando às católicas e católicos assumirem a missão de levar a Palavra às comunidades.
Lavagem da Conceição
A Associação dos Moradores de Itapuã vai homenagear o pescador Ulisses Santos e a liderança das baianas Teresa Sousa na Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Teresa chega de Itinga com um grupo de baianas e carrega a herança de sua mãe, uma das pioneiras da festa. As escolhas foram feitas em reuniões organizadas por moradoras do bairro. Neste ano, a lavagem foi antecipada por imposição do calendário, pois ocorre três dias após a festa de Iemanjá no Rio Vermelho. A primeira semana de fevereiro, assim, une dois louvores à mesma orixá, embora Itapuã tenha registros mais antigos.
POUCAS & BOAS
O lançamento do Barreiras Folia 2026, que acontece entre 13 e 17 de fevereiro, reuniu foliões, autoridades e artistas no Centro Histórico da cidade na última quinta-feira. Com o tema Chama que Contagia, o festejo é tradicional e reúne anualmente além dos barreirenses, também turistas da região e estados vizinhos como Goiás, Piauí e Tocantins, além do Distrito Federal. Com mais de 40 atrações e três circuitos oficiais, a festa de momo também impacta positivamente na economia local e regional.
Com percurso de aproximadamente 100 km pelas estradas vicinais de Seabra, na Chapada Diamantina, acontece, hoje, a nona edição do Rally da Chapada, reunindo pilotos em busca do turismo de aventura para vivenciar a tradicional gincana automotiva. No trajeto eles terão os cenários de montanhas e vales e passarão por diversos locais históricos do município, além de cumprirem tarefas sociais e ambientais, como doação de alimentos e plantio de mudas nativas da região chapadeira.
Ainda na Chapada Diamantina, o Vale do Capão, em Palmeiras, recebe, hoje, o grupo Pé de Cerrado, que começa pela Bahia a circulação nacional de 2026 para comemorar 25 anos de história. Hoje tem aula-espetáculo no Circo do Capão, em parceria com o grupo baiano Família Vagamundi. Amanhã a trupe brasiliense fará o espetáculo ‘Os Brincantes’, que mistura ritmos como bumba meu boi, maracatu, carimbó, ciranda, entre outros, reunindo música, circo e poesia. A circulação tem patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
